O que comer no café da manhã?

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Todas as refeições são importantes, porém o café da manhã é fundamental e indispensável para a boa saúde

Assim que levantamos, é preciso reabastecer o organismo e repor energia para retomar as atividades e iniciar mais um dia ativo e produtivo.

Durante o sono, o organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas como circulação, respiração, funcionamento do coração, como também construir células, queimar calorias e ainda trabalhar fazendo desintoxicação durante a noite para eliminar toxinas produzidas durante o dia. Desta forma produzimos muitos radicais livres, os quais em grande quantidade aceleram o processo de envelhecimento precoce, sendo assim é necessário o consumo de alimentos ricos em antioxidantes.

Especialistas reforçam que a alimentação adequada ao amanhecer influencia a saúde como um todo, a disposição e até a relação com os quilinhos a mais que tanto incomodam. De acordo com a Dra. Márcia Simões da Eden Clinic – clínica que atua, através de tratamentos da fisiologia e harmonização hormonal, através do desenvolvimento de um plano de ação individual – a refeição adequada da manhã pode ajudar na prevenção contra a obesidade.

Um café da manhã reforçado e nutritivo pode conter os seguintes alimentos:

  • Frutas cítricas como o abacaxi, morango ou kiwi. Essas frutas além de possuir poucas calorias, tem muita água e fibras, que são responsáveis por diminuir a fome durante a manhã e regular o intestino, diminuindo o inchaço da barriga;
  • Leites vegetais como de coco, castanhas ou amêndoas são uma ótima fonte de gorduras saudáveis e geralmente possuem menos conservantes que o leite animal;
  • Abacate também é uma excelente opção e pode ser consumido puro, mas também pode ser comido doce, adicionando açúcar, de preferência açúcar de coco ou demerara. Outra maneira é consumi-lo em uma torrada com ovos, mencionados no próximo tópico;
  • Ovos são fonte de proteína e muito outros nutrientes e pode ser preparado de diversas maneira. Se você optar pelo tradicional omelete pode incrementar com tomate picado, cenoura ralada, queijo amarelo e bacon, contendo também as proteínas do leite (presentes no queijo) e do bacon;
  • Whey protein pode ser utilizada, principalmente nos dias em que você acorda atrasado e não tem tempo de preparar uma refeição mais elaborada. Por conta de ser um suplemento vitamínico feito à base de proteínas e soro de leite ele é capaz de repor as energias de manhã, e pode ser batido junto com uma vitamina de frutas, tornando-a ainda mais nutritiva.

Para aqueles que tomam o café da manhã e praticam esportes logo em seguida um café da manhã balanceado é a melhor opção, com os grupos das proteínas e dos carboidratos bem representados. Como por exemplo whey protein com banana ou com o leite de coco, nutritivo, e na medida certa. O tamanho da porção e os tipos de nutrientes presentes devem levar em consideração o objetivo de cada pessoa, como ganho de massa ou perda de peso, por isso é importante buscar a orientação de um profissional nesta área para ajudar a fazer um planejamento de refeições, buscando um desempenho melhor do organismo, mas sempre cuidando da saúde.

Serviço: Eden Clinic

Dra. Marcia Simões – CRM 33207

Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic

Tel: (41) 3501-9358

E-mail: contato@edenclinic.com.br

Site: http://www.edenclinic.com.br/

Endereço: Rua Padre Anchieta 2050 – sala 607 e 608 – Bigorrilho.

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