Tipoia cocriada por designers e profissionais da saúde garante proteção, segurança e acolhimento

Diferenças entre fraqueza e fadiga
31 de outubro de 2019
Economia circular em ação: Esponjas recicladas viram displays
31 de outubro de 2019

Novo modelo de tipoia da Mercur é feito no Brasil com materiais renováveis e de fontes responsáveis

Ao desenvolver produtos e projetos nas áreas de saúde e educação, o compromisso da Mercur é ajudar as pessoas a explorarem suas habilidades e potencialidades da melhor forma possível. Seja durante exercícios, em trabalhos artísticos e escolares, na recuperação de lesões ou no apoio a deficiências motoras.

Com a Tipoia Estabilizadora Estofada Velpeau, havia o desafio de ressignificar um produto e com isso criar um modelo que fosse alinhado às necessidades de quem precisa, que fosse prático e intuitivo e que não oferecesse restrições de gênero por cor, ou idade.

A Mercur abre espaços constantes para trocas de conhecimento, em variados contextos sociais, para ouvir as pessoas e entender o que realmente ajuda elas a viverem melhor. Na busca por desenvolver um novo modelo de tipoia, reuniu uma equipe formada por designers e profissionais da saúde.

A tríade do desafio feito ao grupo responsável pelo projeto, foi estabelecida entre PROTEÇÃO X SEGURANÇA X ACOLHIMENTO. Além disso, era preciso atender as necessidades de ser bilateral e de fácil uso, considerar parceiros locais, materiais renováveis e de fontes responsáveis. Segundo o designer Francisco Ailton dos Santos, que compôs a equipe de profissionais de Saúde e de Design que cocriaram o produto, o objetivo foi melhorar a usabilidade, o conforto e acolhimento.

“Para a imersão preliminar foram utilizados insights da equipe de projeto e feedbacks de usuários do modelo antigo da tipoia. Para a imersão em profundidade foram coletados relatos e imagens em ortopedias e parceiros Mercur. Já para fertilizar criativamente o projeto foram feitas pesquisas Blue Sky, visando o alinhamento estético e a descoberta de possíveis cores e acessórios e outras pesquisas de macrotendências”, conta.

Francisco, que possui experiência em Design com ênfase nas áreas de mobiliário, gráfico e têxtil, ressalta que o produto ficou mais simples, intuitivo e mais fácil de ser usado, pois pode ser vestido pelo usuário mesmo com limitação de movimentos. Segundo ele, o papel do design na Saúde é justamente esse, o de facilitar o uso e deixar os produtos mais empáticos, seguros e amigáveis. A nova Tipoia Velpeau agora proporciona um maior acolhimento de ombro, braço e punho, que eram os pontos chave do desenvolvimento.

Ele conta ainda que cocriar com uma equipe multidisciplinar é fluido e seguro. “Houve muita troca. A Mercur tem princípios bem definidos que nos guiaram durante todo o processo. O posicionamento da marca, sua preocupação com o bem-estar do usuário e com o meio ambiente nos inspiraram”, encerra.

As tipoias da Mercur são feitas por um time de costureiras que atua em uma das sedes da empresa, localizada em Santa Cruz do Sul (RS). A costureira Roselei Meurer da Silva (foto) conta que foi um longo processo, de mais de um ano, trabalhando para fazer a tipoia ideal. “No primeiro momento olhamos o protótipo com a equipe que estava criando e aos poucos fomos trabalhando nas adaptações. Participei com as minhas dicas de costureira e algumas foram bem vindas, isso é o melhor de trabalhar criando junto, cada um contribui com os seus conhecimentos. Até fazer dar certo foram muitas tentativas, com erros seguidos de aprendizados, mas pude me concentrar e fazer com liberdade de criação para depois também ensinar para as colegas que agora trabalham comigo na produção da Tipoia”, conta.

Ela comenta também que na costura há um cuidado muito grande na elaboração dos produtos: “Temos uma preocupação de fazer perfeito porque estamos fazendo um recurso que vai auxiliar outra pessoa em um processo de recuperação. Temos mais cuidado ainda na tipoia infantil, por exemplo, de fazer bem feita para não causar nenhum desconforto. É gratificante fazer algo que vai levar bem-estar para outra pessoa”.

O que mudou no novo modelo? 

Tipoia Estabilizadora Estofada Velpeau tem agora uma abertura na região do cotovelo. O orifício anatômico é responsável por melhor acomodar o antebraço, proporcionando um encaixe que posiciona adequadamente o membro. O estofamento, que antes era maior, no novo modelo fica apenas nas regiões que apoiam e acolhem ombro e mão. A redução de partes acolchoadas proporciona menor sensação de calor. No novo design, as partes estofadas oferecem acomodação e conforto térmico suficientes durante o uso.

Para melhor ajustar a tipoia ao corpo, as adaptações são feitas aumentando ou encolhendo o tamanho das alças. Agora as alças ajustáveis são pretas, lisas e com toque macio, o que causa menos desconforto quando em contato com a pele. O novo protetor de ombro passa a ser acolchoado, anatômico e possui ondulações estofadas que proporcionam comodidade e menos atrito na região do ombro e pescoço.

Ela continua sendo bilateral, mas agora sem a necessidade de virá-la do avesso e inverter as tiras, pois uma mudança na modelagem tornou o produto espelhado, fazendo com que possa ser igualmente utilizado nos braços direito e esquerdo. Segundo o fisioterapeuta Régis Severo, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur, a necessidade de facilitar o processo de vestimenta da tipoia foi apresentada por diversos usuários. “Agora a tipoia pode ser colocada tanto no braço direito quanto esquerdo, de forma simples” comenta.

Outra mudança significativa foi na embalagem do produto. Será utilizado o mesmo tamanho de embalagem da tipoia, desde a infantil até a GG. Com isso, em um ano, a Mercur vai reduzir o uso de 1,28 toneladas de papel na produção das embalagens e 5,33 toneladas de CO²e provenientes do transporte da matéria-prima das caixas e também das tipoias que deixarão de ser emitidas. Uma redução que materializa o cuidado e a responsabilidade em reduzir impactos, considerando aspectos econômicos, humanos e socioambientais.

Confira o vídeo de uso da nova tipoia Mercur: http://bit.ly/TipoiaAdequada