Probiótico pode atuar como imunomodulador com efeito benéfico no tratamento da Covid-19, diz estudo

Great Place To Work Brasil premia Renaissance São Paulo Hotel como melhor hotel para trabalhar
19 de abril de 2021
Museu Casa da Memória Italiana realiza primeiro tour virtual noturno com interpretação em Libras
19 de abril de 2021

Revisão será publicada em março na Nutrition Research e explora o papel dos probióticos comuns no manejo da doença Covid-19, o que pode ser de grande valor, dado o surgimento de novas variantes

A pandemia do Novo Coronavírus, em curso desde 2019, causou bem mais de 109 milhões de infecções e mais de 2,4 milhões de mortes no mundo. No entanto, apesar da vacina, ainda não existem medicamentos aprovados que tenham demonstrado potente atividade específica contra o vírus, dificultando o controle do surto. Mas uma nova revisão Probiotics: A potential immunomodulator in COVID-19 infection management a ser publicada na edição de março do Nutrition Research destaca o poder das ‘bactérias do bem’ para atuar como importantes imunomoduladores contra o vírus. “Probióticos são microrganismos vivos não patogênicos que fornecem vários benefícios à saúde para o hospedeiro humano. Isso inclui os gêneros de bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium, normalmente presentes em alimentos fermentados. A culinária preparada tradicionalmente geralmente inclui esses alimentos fermentados, uma vez que essas bactérias restauram o equilíbrio dos micróbios no intestino. Vale lembrar que uma revisão recente destacou que uma microbiota intestinal deficiente afeta negativamente o prognóstico de Covid-19”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Nas últimas duas décadas, muitos estudos e ensaios clínicos sugeriram que os probióticos podem ajudar a modular a resposta imunológica e a tratar várias doenças, especialmente infecções virais. “Muitas descobertas indicam que tais probióticos mantêm um sistema imunológico saudável do hospedeiro que ajuda o corpo a se recuperar após uma infecção viral respiratória em modelos animais. Essas intervenções não apenas melhoraram a saúde dos animais, mas também reduziram a carga viral em seus pulmões e aumentaram as taxas de sobrevivência”, diz a médica. O artigo atual, que apareceu online no jornal Nutrition Research, revisou as evidências do uso de probióticos na prevenção de infecções virais. Eles chegaram a uma lista de cepas probióticas que podem ajudar a prevenir a infecção e aumentar a função imunológica para reduzir o impacto das infecções virais, especialmente Covid-19.

Efeitos dos probióticos no hospedeiro e na biologia viral

O vírus SARS-CoV-2 pode ser transmitido mesmo em indivíduos assintomáticos ou durante as fases pré-sintomáticas da infecção. Este último pode durar até duas semanas, expondo outras pessoas a cargas virais pesadas e um alto risco de infecção. Segundo o estudo, os probióticos podem aprisionar o vírus na infecção respiratória, bem como inibir a ligação do vírus ao receptor da célula hospedeira.

Por exemplo, um modelo de camundongo mostrou que os probióticos promovem a eliminação do vírus da gripe e neutralizam a produção de anticorpos, por meio de células T helper tipo 1 (Th1). Como resultado, o vírus foi eliminado dos pulmões e de outros locais de infecção. Outro estudo mostrou que as taxas de letalidade por influenza caíram de 100% para 60% quando probióticos vivos e mortos, respectivamente, foram administrados, e de 60% para 30% quando a via intranasal foi usada. Este estudo mostrou menor produção de citocinas pró-inflamatórias após a infecção.

Os mesmos pesquisadores também demonstraram a eficácia potencial das espécies de Lactobacillus para proteger contra a infecção viral. Essa proteção foi atribuída à sua atividade imunomoduladora. A mesma tendência foi observada em outros estudos que utilizaram Lactobacillus como probióticos em camundongos infectados com vírus influenza.

Benefícios semelhantes foram encontrados com o gênero Bacillus, com inibição da replicação viral e maior taxa de sobrevivência. O peptídeo antiviral P18 protegeu camundongos em 80% das infecções e reduziu as cargas virais pulmonares, indicando seu potencial para desenvolvimento posterior.

Efeitos imunomoduladores

As moléculas imunomoduladoras estão ativas durante a infecção inicial por SARS-CoV-2, incluindo citocinas pró e anti-inflamatórias. Também são recrutadas células assassinas naturais (NK) e células T citotóxicas. Uma combinação de três cepas de Lactobacillus induziu uma resposta antiviral, aumentando a produção de citocinas inflamatórias e regulando positivamente genes imunomoduladores.

Efeitos protetores em infecções virais humanas

Em estudos humanos, descobriu-se que os probióticos protegem contra o resfriado comum e a gripe em mais de 50%. Isso sugere que os probióticos são seguros e eficazes contra infecções respiratórias. “O consumo de probióticos parece melhorar a integridade da barreira epitelial intestinal e regula as respostas inflamatórias por meio de diversas vias de sinalização”, diz a Dra. Marcella.

Mecanismos de benefício

Os efeitos benéficos dos probióticos são mediados por múltiplos mecanismos, incluindo a inibição da adesão bacteriana, melhor funcionamento da barreira mucosa e modulação da resposta imune. A transmissão da SARS-CoV-2 ocorre através de gotículas respiratórias, com a proteína do pico viral mediando a ligação ao receptor da célula hospedeira, o que facilita a entrada do vírus, com inflamação local, seguida de fenômenos inflamatórios sistêmicos e danos a múltiplos órgãos. Esse dano é frequentemente associado ao estresse oxidativo com radicais livres que causam danos às membranas celulares. Os pacientes com Covid-19 apresentam níveis elevados de citocinas inflamatórias no sangue, frequentemente denominada tempestade de citocinas. Acredita-se que essa seja a razão subjacente para os danos graves a múltiplos órgãos que ocorrem no Covid-19 grave.

Mas a Covid-19 também está ligada à disbiose (desequilíbrio entre bactérias boas e agressoras) do intestino, com um aumento resultante de bactérias patogênicas no intestino. “Um estudo recente mostrou que a disfunção intestinal – e seu intestino permeável associado – pode exacerbar a gravidade da infecção, permitindo que o vírus acesse a superfície do trato digestivo e órgãos internos. Isso, junto com a carga viral excessiva na mucosa, interrompe a função de barreira do epitélio intestinal, com doença crônica. Os probióticos podem corrigir a disbiose enquanto reduzem a carga viral e a inflamação”, diz a médica.

Segundo o estudo, o fortalecimento da imunidade do hospedeiro está entre as formas mais eficazes de reduzir a gravidade da Covid-19. “Os probióticos parecem oferecer uma maneira útil e plausível de fazer isso”, diz a médica nutróloga. No estudo, os investigadores concluíram que algumas cepas probióticas (L. gasseri SBT2055, L. casei DK128, B. subtilis 3, L. rhamnosus CRL1505 e cepas de B. bifidum) mostraram alto potencial para desenvolvimento de terapias anti-Covid-19, com resultados relacionados à sobrevida aumentada e uma poderosa resposta anti-inflamatória. Outras cepas (L. rhamnosus GG, L. casei, L. plantarum, L. casei cepa Shirota, B. lactis Bb-12 e B. longum) reduziram as infecções respiratórias superiores, sintomas semelhantes aos da gripe e diarreia associada a antibióticos em 40% a 70%.

Ainda há cepas (L. reuteri ATCC 55730, L. paracasei, L. casei 431, L. fermentum PCC e B. infantis 35624) que revelaram ter um papel importante de modulação da imunidade em várias infecções. “A utilidade de tais probióticos para o tratamento da Covid-19 pode estar em sua capacidade de reduzir o risco de infecção do trato respiratório, ligando-se ao vírus ou à própria superfície epitelial. Isso impede a ligação do vírus aos receptores das células epiteliais, geralmente por impedimento estérico. Em segundo lugar, eles melhoram a função da barreira epitelial intestinal e corrigem a disbiose, juntamente com a liberação de vários peptídeos e outras moléculas que podem suprimir a replicação viral. Em terceiro lugar, eles podem modular a tempestade de citocinas associada a doenças graves e críticas e equilibrar essas respostas”, diz a médica.

Por fim, a poderosa atividade antioxidante dos probióticos leva à neutralização dos radicais livres, o que atenua os danos aos órgãos. “Estudos futuros devem identificar a combinação ideal de tais cepas, com o efeito de cada uma na biologia do SARS-CoV-2, refinado por outros fatores do hospedeiro, como idade, estilo de vida e hábitos alimentares. Uma vez que esses achados sejam validados, os probióticos podem ser introduzidos no uso clínico no tratamento de Covid-19”, diz a médica. “Nesse momento, o importante é cuidar da saúde intestinal, comendo mais fibras prebióticas e alimentos enriquecidos com probióticos, pois isso pode diminuir o risco de uma pessoa desenvolver doenças graves. Um mix saudável de frutas e vegetais irá contribuir para termos bactérias intestinais saudáveis, podendo ser complementado com kefir, kombucha, iogurtes probióticos e suplementos, que podem ser prescritos por médicos”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.

FONTE:

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologiado Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Link do estudo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0271531720305984