Check-up anual ajuda a prevenir doenças silenciosas

Um bom teste de impermeabilização evita muitos problemas durante e após as obras
20 de dezembro de 2019
Novas regras para viajar com as crianças!
20 de dezembro de 2019

Especialista explica quais são os principais exames que devem ser feitos e lista 7 perguntas e respostas sobre diagnósticos

Um dos desejos de Ano Novo é ter saúde para desfrutar de muitos e muitos anos de vida pela frente. Para isso, é fundamental fazer uma visita ao médico e agendar um check-up completo. Entre as especialidades que não podem ficar de fora, a urologia é responsável por diversos aspectos, em especial na saúde masculina.

“Muitas doenças podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente ao fazer o um check-up anual. O câncer de próstata, por exemplo, pode começar de forma silenciosa, mas é potencialmente letal”, explica o Dr. Marcos Tobias Machado. Ele é professor do setor de uro-oncologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e responsável pelo setor de cirurgia robótica urológica no Hospital Brasil e rede D’Or.

Outra doença silenciosa, que pode acometer homens e mulheres, é o câncer de rim. A grande maioria dos casos é detectada por exames de imagens, como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, indicados por outros motivos. “Quando existem sintomas os mais frequentes são o sangramento urinário, dor lombar e massa palpável no abdômen (quando o tumor é muito grande)”, explica o especialista.

Como a prevenção ainda é a melhor maneira de se cuidar, Dr. Marcos Tobias machado esclarece os principais pontos sobre a realização de exames de rotina.

Veja a seguir:

1) Quais são os principais objetivos para a realização dos exames anuais?

A prevenção de desenvolvimento de doenças através das medidas de orientação, detecção de doenças precoces graves com possibilidade de cura e melhorar a qualidade de vida por meio de bons hábitos.

2) Qual idade é recomendada para o início dos exames?

Sempre recomendamos que checkups sejam feitos todos os anos, principalmente para verificar condições de exames básicos, como colesterol, triglicerídeos e dosagens hormonais. A partir dos 40 anos a atenção deve ser ainda maior, pois começa a aumentar o aparecimento de doenças cardiovasculares e degenerativas.

3)Como a frequência do checkup é estabelecida?

Deve ser estabelecida pelo médico que está acompanhando o paciente, a frequência varia de acordo com o estado de saúde da pessoa. No entanto, pessoas com bom histórico de saúde podem realizar exames anuais.

4) Quais são os exames mais comuns e sua função?

-Hemograma: exame de sangue para avaliar para identificar possíveis alterações, como infecções, anemia e leucemia;

-Pressão arterial: faz o acompanhamento da hipertensão arterial;

-Exame de urina: avaliar o funcionamento dos rins e detectar possíveis infecções no trato urinário;

-Exame de fezes: analisa as funções digestivas;

-Colesterol total e frações: calcula o risco de entupimentos nas artérias e doenças cardiovasculares;

-Glicemia em jejum: exame de sangue que mede a taxa de glicose na circulação sanguínea;

5Além do check-up, o que é necessário fazer?

É preciso manter uma alimentação regrada e fazer atividades físicas para garantir uma vida saudável. A mudança de hábitos pode ser considerada uma forma de prevenção para evitar o desenvolvimento de uma doença.

6) Quando tratamos de doenças nos aparelhos genitais, quais são as principais diferenças e exames?

A variação vai de acordo com o sexo, as mulheres são atendidas pelo ginecologista e os homens pelo urologista.

Após a obtenção da história clínica e do exame físico detalhado, incluindo o toque vaginal para as mulheres e o toque retal para ambos os sexos, são solicitados os seguintes exames:

-Urina e creatinina: avaliam doenças renais;

-PSA (Antígeno Prostático Específico): este em especial é realizado para em homens na avaliação das doenças da próstata;

-Ultrassonografias: abdômen; de próstata (homens) e pélvico (para avaliação de útero e ovários em mulheres).

7) Quais são os fatores que levam os homens a cuidar menos da saúde do que as mulheres?

O trabalho excessivo e falta de tempo, a falta de costume de fazer prevenção, além do receio de detecção de doença como sinal de fraqueza. É preciso quebrar estes paradigmas para ter uma vida mais saudável.

Sobre Dr. Marcos Tobias Machado

Formado em Medicina pela Santa Casa, Dr. Marcos Tobias Machado acumula experiência e conhecimento em diversas instituições, com destaque para residência médica no Hospital das Clínicas da USP, fellowship em uro-oncologia na Universidade de Miami, especialização em laparoscopia e robótica no H.Henri Mondor em Paris, desenvolvendo cirurgias minimamente invasivas mais complexas, além de atualmente ser chefe do setor de uro-oncologia e cirurgia robótica em urologia do Hospital Brasil e urologista dos Hospitais da rede D’Or – Bartira, Assunção e São Caetano do Sul. Recentemente, foi palestrante do 8º Congresso do Centro de Oncologia da Universidade de Mansoura, no Egito.