Um bom teste de impermeabilização evita muitos problemas durante e após as obras

CHOCOLAT SÃO PAULO – Festival Internacional do Chocolate e Cacau
20 de dezembro de 2019
Check-up anual ajuda a prevenir doenças silenciosas
20 de dezembro de 2019

Locais que servem como reservatórios ou que são atingidos com frequência por águas, como piscinas, floreiras, lajes e banheiros são pontos que necessitam de mais atenção

As infiltrações estão entre os principais problemas que podem afetar as construções. Elas podem começar com pequenas manchas nas paredes, por exemplo, mas que com o passar do tempo podem ficar maiores e provocar um aspecto visual desagradável, gerar problemas de saúde devido a formação de mofos e bolores e até mesmo comprometer a integridade estrutural da edificação. Porém, todos esses problemas podem ser evitados com um bom teste de impermeabilização, procedimento indispensável para assegurar a qualidade construtiva de uma edificação.

De acordo com o engenheiro civil da Dinâmica Engenharia, Marco Antônio de Carvalho, as avaliações de impermeabilização devem ser feitas antes da entrega do empreendimento. “Quanto antes fizermos os testes, mais chances teremos para identificar os problemas que possam comprometer a obra e a manutenção da edificação no futuro”, destaca.

De acordo com o profissional, principal objetivo da avaliação de impermeabilização é proteger a alvenaria e o concreto do contato com a água e algumas áreas, naturalmente, devem despertar mais atenção. “Locais que servem como reservatórios ou que são atingidos com frequência por águas, como piscinas, floreiras, lajes e banheiros, são pontos que necessitam de mais atenção durante a obra. Ao utilizar o material correto, há uma prevenção e economia com futuras manutenções”, afirma.

O engenheiro ainda destaca que existem dois tipos de impermeabilizações. A primeira é a rígida, usada para locais que não estão expostos às mudanças de temperatura, como subsolos e poços de elevadores. Já a flexível é utilizada em estruturas expostas às ações da natureza, como chuva e mudanças de temperatura, como piscinas suspensas e lajes maciças.

Horta

Os testes de impermeabilização acontecem em todos os estágios das obras. Nos casos de piscinas e floreiras, que costumam receber uma maior quantidade de água, esses testes são feitos periodicamente. Geralmente, são feitas apenas o preenchimento dessas áreas com água ou, no caso das floreiras, acrescenta-se a terra.

Para dar uma função social a essas estruturas usadas para o teste em uma de suas obras, a Dinâmica Engenharia optou por fazer no local uma horta, com isso, além de avaliar a qualidade do sistema de impermeabilização, a empresa garantiu alimentos saudáveis para seus colaboradores e dos vizinhos das obras. “Foi uma iniciativa em que os próprios funcionários plantam e colhem, podendo levar para casa. Alguns moradores da vizinhança também nos procuram e sempre algumas verduras e hortaliças também”, destaca Marco Antônio.