Brasil enfrenta desafio da dengue: vacinação em massa é implementada para conter surto

Como perder gordura e aumentar a massa muscular ao mesmo tempo?
16 de fevereiro de 2024
Danças tradicionais tibetanas estreiam no Lozar
16 de fevereiro de 2024

Infectologista da Kora Saúde, Dr. Rafael Nogueira, comenta sobre risco da doença e cuidados a serem tomados

O Brasil enfrenta uma crise alarmante de dengue, com o maior número de casos no mundo e representando metade do total global, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, o país pode atingir a marca preocupante de 5 milhões de pessoas infectadas pela doença, conforme dados do Ministério da Saúde. O impacto devastador da dengue é ainda mais evidente ao considerarmos o recorde de mais de 1 mil mortes registradas no ano passado.

Para enfrentar essa ameaça à saúde pública, o país lançou uma campanha de vacinação em larga escala com o imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023. O Ministério da Saúde priorizará a vacinação para a faixa etária entre 6 e 16 anos, numa tentativa de conter a propagação da doença entre os grupos mais vulneráveis.

Rafael Nogueira, infectologista da rede Kora Saúde e médico do controle de infecção hospitalar, destaca que o crescimento populacional e a urbanização contribuem significativamente para a alta incidência da doença. “O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem hábitos crepusculares e pode infectar uma pessoa após picá-la. É fundamental identificar os casos e monitorar a progressão da doença em determinadas áreas”, alerta o médico.

Além da vacinação em massa, o infectologista enfatiza a importância da prevenção para combater a dengue. “Medidas simples, como manter o ambiente limpo, sem acúmulo de lixo e água parada são essenciais para reduzir o risco de infecção, especialmente, para crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. O uso de repelentes e roupas adequadas ao visitar áreas propensas à proliferação do mosquito também é recomendado.”, aconselha o médico.

Em caso de suspeita de dengue é crucial procurar assistência médica imediatamente para um diagnóstico e tratamento adequados. Com a colaboração de todos e a implementação de medidas eficazes de controle, é possível enfrentar esse desafio de saúde pública e proteger a população contra a dengue.

Foto: divulgação