Volvo Cars: a partir de 2025, novos veículos terão 25% de plásticos reciclados

Hidroágua debuta na Casa Cor em ambiente de 760 m²
20 de junho de 2018
Guerlain apresenta o Terracotta 2018
20 de junho de 2018

Volvo Cars aims for 25 per cent recycled plastics in every new car from 2025

Esta é mais uma iniciativa da fabricante sueca em seu compromisso de combater o uso de plástico em toda a sua cadeia produtiva

A Volvo Cars anunciou que, a partir de 2025, pelo menos 25% dos plásticos utilizados em todos os novos modelos serão de material reciclado.

A marca sueca também pediu aos fornecedores da indústria automotiva que trabalhem mais de perto com os fabricantes de automóveis para desenvolver componentes da próxima geração que sejam tão sustentáveis quanto possível, especialmente no que diz respeito ao uso de mais plásticos reciclados.

Para demonstrar a viabilidade desse compromisso, a empresa revelou uma versão especialmente construída do XC60 T8, seu utilitário esportivo híbrido plug-in, idêntico ao modelo existente, mas com vários de seus componentes plásticos substituídos por equivalentes de material reciclado.

“A Volvo Cars está comprometida em minimizar sua operação ambiental global”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “O cuidado com o meio ambiente é um dos valores centrais da Volvo e continuaremos a encontrar novas maneiras de incorporar isso ao nosso negócio. Esse carro e nossa ambição em relação ao uso de plásticos reciclados são exemplos desse compromisso”.

O interior especial do XC60 tem um console de fibras renováveis e plásticos de redes de pesca e cordas marítimas descartadas. No piso, o carpete contém fibras feitas de garrafas PET e uma mistura de algodão reciclado de sobras de fabricantes de roupas. Os assentos também usam fibras PET de garrafas plásticas. Bancos de carros usados da Volvo foram usados para criar o material absorvente de som sob o capô do modelo.

“Já trabalhamos com alguns grandes fornecedores quando se trata de sustentabilidade”, disse Martina Buchhauser, vice-presidente sênior de Compras da Volvo Cars. “No entanto, precisamos aumentar a disponibilidade de plásticos reciclados se quisermos tornar nossa ambição uma realidade. É por isso que pedimos que mais fornecedores e novos parceiros se juntem a nós para investir em plásticos reciclados e nos ajudar a concretizar nossa ambição”.

O XC60 com plásticos reciclados foi revelado no Ocean Summit durante a parada da Volvo Ocean Race em Gotemburgo. O foco da regata na sustentabilidade está centrado em uma parceria com a campanha das Nações Unidas de despoluição dos oceanos.

“A extensa reciclagem e reutilização de plástico é vital aos nossos esforços para inverter a poluição do plástico”, disse Erik Solheim, chefe das Nações Unidas Ambiental. “A iniciativa da Volvo de integrar resíduos de plástico no design de sua próxima frota de carros estabelece um novo padrão, que esperamos que outros na indústria automotiva sigam. Isso prova que esse problema pode ser resolvido por meio do design e da inovação”.

A ambição de utilização de plásticos reciclados é a declaração mais progressista em torno do uso de plástico reciclado por qualquer fabricante automotivo premium. Representa outra demonstração do compromisso da Volvo Cars em reduzir seu impacto no meio ambiente em todas as operações e produtos. No mês passado, a Volvo Cars comprometeu-se a erradicar os plásticos descartáveis em todas as suas instalações e eventos até o final de 2019.

Em 2017, a empresa anunciou um compromisso pioneiro na indústria em eletrificar todos os novos carros lançados após 2019. No mês passado, a Volvo Cars reforçou essa estratégia, afirmando que as vendas de veículos elétricos devem representar 50% das unidades comercializadas globalmente da marca em 2025.

Em termos de instalações, a Volvo Cars pretende ter operações de fabricação neutras em relação ao clima até 2025. Em janeiro deste ano, a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, tornou-se sua primeira instalação neutra em relação ao clima.