Volta às compras: especialista em negócios dá dicas para os consumidores para compras assertivas tanto nas lojas físicas como e-commerce

Montblanc 1858: uma coleção de relógios com ar vintage para aproveitar a vida na natureza
27 de agosto de 2021
Angola caminha para crescimento cultural expressivo
27 de agosto de 2021

O avanço da vacinação no Brasil traz junto consigo uma maior confiança do consumidor em sair para as compras: as vendas do varejo físico brasileiro cresceram 10,1% no primeiro semestre de 2021 em relação ao igual período de 2020, segundo o Indicador de Atividade do Comércio (IAC) do Serasa Experian.

Foi a maior expansão semestral do indicador desde 2010. Ainda, uma pesquisa do Neotrust mostra que foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, o que resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021.

Física ou online: a verdade é que o brasileiro está mais confiante para comprar. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o Dia dos Pais de 2021 é que as compras cheguem ao maior volume desde 2018, com previsão de injeção de R$6,03 bilhões para a economia do país.

O especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, acredita que tanto nas compras físicas como nas online, o consumidor precisa ficar atento aos diferenciais, oportunidades e serviços oferecidos por cada canal, para decidir a melhor forma de comprar. “O produto pode ser o mesmo, mas muitas vezes a experiência do consumidor é totalmente diferente nesses dois ambientes. É preciso avaliar quais as suas necessidades para definir em qual canal terá maior assertividade na compra”, afirma.

Em crescimento constante e expressivo, as compras online vieram para ficar. Só no ano passado, 13 milhos de brasileiros realizaram sua primeira compra online, segundo pesquisa Webshoppers 43, feita pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco. Mas, para realizar a compra certa, Burlamaqui indica alguns fatores essenciais para a compra do produto. “A internet nos dá a possibilidade de pesquisa e não apenas do preço do produto ou serviço. Leia avaliações, busque o nome da empresa em sites de reclamação e colha o maior número de informações antes de fechar o pedido”, aconselha, lembrando da importância de entender a política de trocas e devoluções. “E se você não gostar do produto? A empresa devolve o dinheiro? Ou deixa créditos no próprio site? Você precisa desses créditos para futura compra?”, questiona. Porém, se a marca do produto é oferecida em diferentes lojas, em poucos minutos é possível fazer uma pesquisa de preços e agarrar a melhor oportunidade. Segundo o especialista, muitas vezes a internet apresenta melhores preços, em decorrência de custo operacional 20 a 25% mais baixo do que a loja física.

As compras físicas permitem uma maior interação entre o cliente e o vendedor, permitindo sanar dúvidas ao vivo e, muitas vezes, realizando uma compra mais assertiva. “No ambiente físico, é possível ver exatamente as características do produto que está comprando, tirar dúvidas, verificar medidas, além de sair com o produto em mãos”, explica. “São benefícios que garantem uma compra honesta, tendo a certeza de que o que foi escolhido vai realmente sanar a sua dor”, completa. O especialista lembra também da política de troca. “Se você não gostou do produto, é mais fácil achar uma opção de troca no ambiente físico, além de poder sair com outro produto em mãos, evitando esperar os prazos de devolução”, explica.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia:

Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia atua nas áreas de Marketing, Estratégia de Negócios, Gestão de Marcas e Gestão Comercial, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. Consultoria de Marketing mais recomendada no Sul do Brasil (de acordo com o Google Places), já gerou mais de R$ 500.000.000,00 em faturamento para clientes de todos os portes. A empresa conta com sedes em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br

Photo by Anthony Da Cruz on Unsplash