Volta às aulas: Confira 5 dicas para criar o espaço de estudos perfeito para seu filho

Como proteger sua pele do ar frio e do tempo seco, que causam desidratação e doenças
29 de julho de 2019
Fohat é TOP 10 pela segunda vez consecutiva em disputado ranking brasileiro de energia
29 de julho de 2019

Conforto e boa iluminação são fundamentais no momento de projetar um cantinho especial no quarto da criançada

O período das férias chegou ao fim e, junto com a volta às aulas, um antigo desafio dos pais vem à tona: como manter os filhos motivados durante a rotina escolar? Com tarefas e aprendizados que devem ter continuidade dentro da própria casa, a aposta em criar um espaço confortável e lúdico para as crianças e adolescentes pode ser uma grande aliada neste momento.

Para transformar as horas de estudo em uma atividade mais prazerosa e, claro, produtiva, uma das dicas da arquiteta Ana Johns, do escritório Ana Johns Arquitetura, é trabalhar com materiais que incentivem a criança, como um quadro de giz, ou para canetas.

Quer criar um espaço especial para seu filho? Confira cinco dicas para não errar nas escolhas:

1 – Aposte no conforto

Além de ser funcional, o cantinho de estudos deve ser confortável, já que a criança ou adolescente vai passar um período do dia no local. “É necessário ter uma mesa para estudos e uma cadeira, ambos confortáveis. Também é importante ter um local para deixar os materiais escolares, seja uma mesa maior ou um espaço com gavetas próximo”, pontua Ana.

2 – Boa iluminação é essencial

Assim como o conforto, a iluminação é fundamental na hora do estudo. Para o cantinho, de acordo com Ana, é possível trabalhar de duas formas: iluminação geral ou focada. “Podemos usar uma iluminação que seja colocada no gesso com foco direto na área da mesa. Ou uma luz de apoio que fique direcionada para o espaço, como um abajur”.

3 – Organização é tudo!

Organizadores, planners e quadros são ótimos aliados no auxílio à criança. Para o espaço, é bacana apostar em materiais que permitam que seu filho possa escrever ou pendurar recados, ajudando a manter sua organização. “Uma opção é um quadro, de giz ou para canetas. Fazer um painel com vidro pode entrar bem com a decoração e também tem este uso. É bacana, ainda, projetar prateleiras para livros com acesso fácil para as crianças”, afirma a arquiteta.

4 – Cuidado com as cores

Um ponto importante na hora de montar o espaço de estudos do seu filho é a preocupação com as cores escolhidas. Desenhos ou tons muito fortes podem tirar a concentração ou, ainda, trazer sentimentos negativos. “O ideal é ter cores mais neutras, para não tirar o foco da criança no estudo”. Mas vale lembrar: a dica tem relação somente com a área destinada ao estudo, o resto do quarto está liberado!

5 – O lúdico é bem-vindo

De acordo com a arquiteta, o espaço destinado ao estudo deve ser convidativo e fazer com que a criança ou adolescente se sinta à vontade. “É bacana trabalhar com o lúdico, que realmente deixa a criança intrigada e com vontade de usar o ambiente!”, aponta Ana.

Além disso, é importante que a mesa e o espaço para estudos estejam muito bem definidos dentro do quarto, mesmo que o ambiente não seja amplo.

Sobre Ana Johns Arquitetura:

Ana Johns é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo e mestre em Sustentabilidade e Arquitetura Nórdica pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Com experiência no ramo desde 2008, a profissional já desenvolveu trabalhos internacionais – no escritório Carvalho Araújo, em Portugal – além de atuar em diversos escritórios renomados em Curitiba, como o Maganhoto e Casagrande onde exerceu a função de gerente de projetos na área de arquitetura de interiores. Com essa visão diferenciada e ampliada da arquitetura, no início de 2016 fundou o escritório Ana Johns Arquitetura, com o objetivo de desenvolver de forma consciente projetos em todas as escalas.

Serviço:

Ana Johns Arquitetura

Rua João Kososki, 357, Ecoville, Curitiba – PR

www.anajohnsarquitetura.com.br