Você tem dado a importância necessária para sua voz?

Estudo mostra que 78% das pessoas desistem do carrinho de compra no e-commerce
7 de julho de 2022
Portal especializado em Insuficiência Cardíaca é lançado em Curitiba
7 de julho de 2022

Fonoaudióloga do SESI-SP dá cinco dicas práticas para manter a voz saudável no dia a dia

Você já reparou o quanto usa sua voz? E tem dado a real importância que ela merece? Dentro do ambiente de trabalho, principalmente em atividades que utilizam a voz como ferramenta, é fundamental ter atitudes preventivas para diminuir as alterações que podem acontecer. Mesmo que não usa a voz profissionalmente, pode aderir aos cuidados preventivos no dia a dia para proteger as pregas vocais. A fonoaudióloga do SESI-SP, Janaina Moreira, separou cinco dicas para você cuidar do seu vozeirão.

Evite bebida muito quentes ou muito geladas

O consumo de bebidas com temperaturas extremas, ou seja, muito quentes ou muito geladas, pode causar um choque nas pregas vocais, responsáveis pelas emissões dos sons. “O consumo de bebidas muito frias costuma acontecer mais no verão, quando a temperatura corporal está mais alta, aumentando a amplitude do choque térmico com a bebida gelada. O mesmo se aplica a bebidas muito quentes no inverno”.

Hidratação diária é vital

Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles. A hidratação diminui a possibilidade de “machucar” as pregas vocais durante o seu uso. “As pregas vocais, quando estão hidratadas são mais flexíveis, o que propicia uma maior vibração e, consequentemente, uma voz melhor e com menos riscos de lesões”.

Coma maçã

Essa fruta ajuda a evitar a tosse e o pigarro, pois é adstringente, diminuindo as secreções na garganta, responsáveis tanto pelo pigarro como pela tosse. “Além disso, o movimento de mastigar a fruta melhora a mobilidade da musculatura que está envolvida na produção da voz”.

Regule a temperatura do ar-condicionado

Ar-condicionado forte pode causar o ressecamento do trato vocal, portanto mantenha a temperatura ambiente entre 18°C e 23°C. “Quando o trato vocal está ressecado, a voz é produzida com maior esforço e tensão, o que faz com que sua qualidade seja alterada e também aumente as chances de lesão nas pregas vocais. É só lembrar da diferença entre a pele do corpo estar ou não hidratada, qualquer lesão é bem maior na pele ressecada, o mesmo ocorre nas pregas vocais”.

Evite o consumo de balas ardidas ou pastilhas com anestésicos sem prescrição médica

Esse hábito diminui a sensibilidade e pode forçar a voz sem que se note, o que pode agravar possíveis complicações e até mesmo machucar ou irritar ainda mais as pregas vocais. Caso use a voz profissionalmente, outra dica é fazer repouso vocal após uso intensivo da voz, estabelecendo pausas durante a sua jornada de trabalho. Os especialistas reforçam também que é importante estar alerta aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro ou rouquidão. E caso a rouquidão dure mais do que 15 dias, ela deve ser investigada por um médico otorrinolaringologista.

shutterstock