Vicunha apresenta primeiro desfile virtual com tecidos funcionais para proteção contra o SARS-CoV-2, vírus responsável pela COVID-19

Afinal, cremes e remédios para varizes funcionam?
5 de outubro de 2020
Converse City Forests: murais ecológicos ao redor do mundo
5 de outubro de 2020

Inédita no segmento jeanswear, a fabricante convidou 13 estilistas para assinarem peças com os tecidos da linha V. Tech Protective. A coleção conceitual foi apresentada em desfile 100% online e inspirará marcas em como utilizar os artigos protetivos em suas criações

Referência global em soluções jeanswear, a Vicunha anuncia a criação da coleção V. Tech Protective, linha lançada recentemente pela fabricante, composta por tecidos funcionais com propriedades antibacterianas, antivirais e repelentes. E, para marcar esse momento, apresenta o primeiro desfile em formato digital com os tecidos funcionais da nova coleção. O desfile, apresentado ontem (1/10), contou com 17 looks assinados por estilistas, criadores parceiros e pela própria Vicunha. As peças conceituais visam auxiliar e inspirar o mercado de moda na criação de roupas que possam facilitar o dia a dia das pessoas neste momento.

De olho em um consumidor cada vez mais sensível às transformações do mundo e mais atento às suas escolhas, preocupado com aspectos como segurança, praticidade e conforto, a Vicunha buscou trazer uma tecnologia protetiva inovadora para implementar um tecido pioneiro na indústria nacional e do jeanswear. Para assinar os modelos do desfile, a fabricante convidou 13 marcas e estilistas parceiros: A La Garçonne, Another Place, Amapô, Caiu Toró, Diego Favaro, Daura, Igor Dadona, Isaac Silva, VIHE, Cartel 011 CZO, Jal Vieira, Uma e Das Hauss, para interpretar a linha em criações exclusivas, com peças atemporais, criativas e genderless alinhadas à proposta da coleção.

Uma das criações é assinada pelo estilista Isaac Silva desenvolvida com um tecido leve antiviral, na cor Blue jeans. “Desenvolvemos um macacão com bolsos que é fácil de vestir, e uma capa-casaco unissex para compor o conjunto. Criações que dialogam muito com o momento de pandemia que vivemos. Um look confortável, prático e ao mesmo tempo bonito ao vestir”, comenta.

Já Diego Fávaro construiu sua ideia a partir da técnica de moulage, onde o processo de criação é feito em um manequim. “Isso proporcionou a nós a visão da peça na sua forma de terceira dimensão, como ela deve ser usada e como se comportaria na prática. Pensamos em um shape amplo, que lembrasse capas de chuva e, desse ponto de partida, construímos a nossa roupa do presente, capaz de proporcionar conforto e proteção, podendo ser usada como regata, ou poncho,” descreve.

“Entendemos que, neste momento, a função primordial da moda é diminuir o medo das pessoas em comprar e usar roupas. Estamos falando do surgimento de uma nova categoria de roupas, que funciona como um “escudo” e que visa aumentar a sensação de segurança das pessoas ao sair de casa, oferecendo proteção e praticidade no dia a dia. Por isso, acreditamos que esses tecidos são ideais para a criação de peças que, além de protetivas, sejam confortáveis, funcionais e versáteis para o novo lifestyle do consumidor,” explica German Alejandro, diretor comercial e de Marketing da Vicunha.

 

“Sabemos que vai haver uma necessidade e uma procura maior por roupas mais confortáveis. A tendência do trabalho em casa está cada vez mais forte e as pessoas vão precisar de peças práticas e, ao mesmo tempo, com informação de moda. Por isso, as bases escolhidas foram pensadas para o desenvolvimento de peças utilitárias, em criações agênero e atemporais.” diz German.

Para German, o investimento em tecnologias especiais e tecidos funcionais sempre fez parte do desenvolvimento de novos produtos da empresa. “Iniciamos a pesquisa para a criação de uma linha dedicada à proteção das pessoas logo no início da pandemia, evoluímos e nos adaptamos rapidamente como indústria às necessidades do mercado. Estamos sensíveis e atentos aos novos movimentos do mercado e do consumidor final e temos a missão de trazer soluções para a cadeia de moda que estejam alinhadas ao espírito do tempo e, por isso, apresentamos ao mercado esse lançamento”, conta.

Tecnologia de ponta

A coleção V. Tech Protective é composta por tecidos funcionais com propriedades antibacterianas, antivirais e repelentes, e chega ao mercado com três diferentes acabamentos: antifluido, antifluido e antibacteriano, e antiviral e antibacteriano.

Antifluido: com tecnologia ZELAN R3 (Teflon EcoElite™), que forma uma barreira de proteção química invisível ao redor das fibras do tecido, o acabamento permite evitar a absorção de líquidos e fluídos e também previne a transmissão de partículas líquidas, não deixando que as mesmas entrem e saiam do tecido.

Antifluido e antibacteriano: os tecidos com este acabamento utilizam duas tecnologias – a de controle de odores, à base de íons de prata, responsável por interromper o ciclo de reprodução da bactéria – e a outra de fluorcarbono, responsável pela repelência. A tecnologia forma uma barreira de proteção química de efeito antifluido, que evita a absorção de líquidos e fluidos e também previne a transmissão de partículas líquidas, não deixando que as mesmas entrem e saiam do tecido.

Antiviral e antibacteriano: capaz de destruir mecanicamente a parede dos vírus envelopados, incluindo o SARS-CoV-2, vírus responsável pela COVID-19 e pioneiro no segmento jeanswear no Brasil, o tecido utiliza a tecnologia suíça HeiQ Viroblock by CHT e traz uma combinação inovadora de duas tecnologias – a atividade antimicrobiana dos sais de prata e a tecnologia de vesículas de gordura. Além da rápida ação antiviral comprovada em laboratório, com redução de 99,9% dos vírus em apenas 1 minuto de contato, a tecnologia tem efeito também contra bactérias e fungos.

Desde o avanço da epidemia pelo Brasil, a Vicunha esteve à frente de importantes ações com foco na garantia da saúde, bem-estar e segurança das pessoas, como a criação de um banco de tecidos para apoio a projetos voltados à produção de máscaras e itens médico hospitalares, a doação de 27 mil EPIs às secretarias do Ceará e Rio Grande do Norte e a reabertura de sua Sala de Costura para produção de 36 mil máscaras para funcionários, suas famílias e comunidade. A empresa também criou o site ” Juntos no combate ao coronavírus “, canal oficial para orientações, serviços, notícias do setor e informações úteis sobre a pandemia para todos o seus públicos.

DESFILE V.TECH PROTECTIVE

Ficha técnica equipe:

DESFILE V. TECH PROTECTIVE (Ficha técnica equipe)

DIREÇÃO

VICUNHA

CASTING

MAYUMI ISHIHARA

LUCAS CONCEIÇÃO

(Allure Models São Paulo)

COORDENAÇÃO GERAL

MARIA CAROLINA GUARDIA (VICUNHA)

PRODUÇÃO DE MODA

(VICUNHA)

BARBARA SANTANA

CRISTINA HITOMI

FRANCISCO GONZALEZ

HELEN GOMES

LORENA BOTTI

MARIA CAROLINA GUARDIA

RENATA MENEZES

STYLING

MARCIO BANFI

ASSISTENTE DE STYLING

MIRANDA LUZ

CAMAREIRA

DANIELA GOMES

BELEZA

LEILA TURGANTE

TRILHA

MAX BLUM

FOTOS

BRUNA NISHIHATA

VÍDEO

BEMLOC

Acompanhe a Vicunha pelo @ vicunhabrasil e saiba mais sobre suas soluções em jeanswear através do site: vicunha.com.br