Versão híbrida do Range Rover Sport é o primeiro SUV a subir 999 degraus até o Heaven’s Gate, na China

Michael Bolton retorna ao Brasil em março
19 de fevereiro de 2018
Estudo setorial reúne principais dados do setor de árvores plantadas no Paraná
19 de fevereiro de 2018

O SUV que funciona a combustão e também é movido por meio de baterias elétricas recarregáveis mostrou sua capacidade dinâmica em uma das estradas mais difíceis do mundo, antes de começar a escalada épica para o arco das rochas, no Heaven’s Gate na China

O novo Range Rover Sport PHEV – Plugged in Hybrid Electric Vehicle, na sigla em inglês, acaba de completar uma das provas mais desafiadoras já realizadas pela Land Rover. O SUV plug-in híbrido, que funciona por meio de um motor à combustão e também à eletricidade, tornou-se o primeiro veículo a subir as escadas para o arco de pedra natural do Heaven’s Gate,na China, uma escalada de 999 degraus. Isso após percorrer uma estrada extremamente sinuosa formada por 99 curvas, em pouco menos de 20 minutos.

O desafio começou na lendária Tianmen Mountain Road, conhecida como a Estrada do Dragão, que tem extensão de 11,3 quilômetros. O piloto da Panasonic Jaguar Racing Ho-Pin Tung assumiu o volante do Range Rover Sport P400e e percorreu a estrada com o sistema Terrain Response 2 no modo dinâmico.

Após percorrer as 99 curvas e chegar ao topo da estrada, Ho-Pin Tung otimizou o Terrain Response para a segunda parte do desafio. Usando a combinação do motor Ingenium gasolina, com os motores movidos à eletricidade, o modelo percorreu os 999 degraus que levam ao Heaven’s Gate. Além dos quase mil degraus, a escada possui uma inclinação de 45 graus, tornando a experiência ainda mais desafiadora.

Ho-Pin Tung disse: “Eu já pilotei na a Fórmula E, na Fórmula 1 e ganhei as 24 Horas de Le Mans, mas esse foi sem dúvida um dos desafios de condução mais exigentes que já enfrentei. O Range Rover Sport PHEV teve uma performance brilhante, já que inspirou uma real confiança nas curvas da estrada e subiu as escadas até o Heaven’s Gate sem esforço.”

As baterias elétricas que acompanham o novo Range Rover Sport PHEV permitem que o veículo rode até 50 quilômetros somente na eletricidade, sem nenhuma emissão de poluentes. Ho-Pin Tung utilizou toda a potência do avançado motor Ingenium de 300 cv, combinado com o motor elétrico de 116 cv, para ter pouco trabalho ao percorrer as 99 curvas da estrada. Depois, o Range Rover Sport mostrou toda sua capacidade off road, subindo a escada íngreme até o arco de pedra natural.

Phil Jones, expert da Land Rover Experience, disse: “Este foi o desafio mais difícil do Range Rover Sport com o qual eu já estive envolvido, porque, até chegar ao topo, não podíamos dizer categoricamente que tivemos sucesso. Ao chegar ao topo, provamos a capacidade fenomenal do Range Rover Sport híbrido plug-in como nunca fizemos antes – garantindo que ele é um genuíno Land Rover”.

O Dragon Challenge é a última de uma série de aventuras concluídas pelo Range Rover Sport, depois que o modelo PHEV fez sua estreia. Seu primeiro desafio foi uma corrida contra a duas vezes campeã mundial de natação de águas abertas, Keri-anne Payne e o atleta de resistência Ross Edgley em Devon, no Reino Unido .

Os desafios anteriores incluem uma escalada recorde no Pikes Peak, nos Estados Unidos, uma passagem recorde pelo deserto “Empty Quarter”, na Península Arábica e uma descida de 2.170 metros no lendário caminho do Inferno em Mürren, na Suíça.

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido e possui duas marcas icônicas da indústria automotiva britânica: a Jaguar, com mais de 80 anos de história, é a marca premium que mais cresce no Brasil e agora conta com uma nova geração completa de produtos composta por veículos esportivos, sedãs e SUVs e a Land Rover, que, desde 1948, é referência mundial em veículos todo terreno. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a companhia conta com cerca de 43 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em 130 países. A produção de veículos é centralizada no Reino Unido, com plantas adicionais na China, na Índia, na Eslováquia e no Brasil, localizada em Itatiaia, RJ. A partir de 2020, todo novo veículo da Jaguar Land Rover será eletrificado, oferecendo aos consumidores ainda mais opções. Serão introduzidos veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in, complementando a gama de modelos atuais equipados com os motores Ingenium diesel e gasolina. Presente há mais de 25 anos no país, a Jaguar Land Rover conta com 39 concessionários no Brasil.

Sites: www.media.jaguar.com e www.media.landrover.com
Facebook: www.facebook.com/jaguarbrasiloficial e www.facebook.com/landroverbr
Instagram: @landroverbr e @jaguarbrasil
YouTube: www.youtube.com/user/JaguarBrasilOficial e www.youtube.com/user/landroverbr
Twitter: @landrover_br
Snapchat: @landroverbr