Venture Hub explica como incentivar o intraempreendedorismo na empresa

“O envelhecimento está em todos nós”: dicas de como envelhecer bem consigo mesmo
23 de novembro de 2023
5 motivos para não esquecer de beber água todos os dias
23 de novembro de 2023

O termo “intraempreendedorismo” tem se tornado cada vez mais comum no mundo corporativo e se refere à prática de empreender dentro de uma empresa, ou seja, criar e desenvolver novos projetos, produtos ou processos, utilizando recursos da própria organização.

Esse conceito tem se mostrado extremamente relevante nos dias de hoje, em que as empresas precisam estar sempre se reinventando para se manterem competitivas em um mercado em constante mudança.

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo se diferencia do empreendedorismo tradicional, pois o empreendedorismo geralmente está relacionado à criação de uma nova empresa ou negócio, enquanto o intraempreendedorismo está relacionado à criação de novos projetos e ideias dentro de uma empresa já existente.

Uma das principais vantagens do intraempreendedorismo é que ele auxilia as empresas a se manterem competitivas em um mercado cada vez mais acelerado e dinâmico.Isso porque os colaboradores, ao terem a oportunidade de desenvolver novos projetos, podem identificar oportunidades de negócios e criar soluções criativas que podem trazer resultados positivos para a empresa.

O intraempreendedorismo também pode criar uma cultura organizacional mais inovadora e empreendedora. Isso ajuda a empresa a se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado, criando um ambiente mais ágil e eficiente para o desenvolvimento de novos projetos e ideias.

A jornada que a Plastipak Packaging Brasil realizou com a Venture Hub consistiu em levar o protagonismo para além dos times estratégicos e táticos, dando autonomia e poder na tomada de decisão para os colaboradores com mais afinidade nas atividades operacionais, facilitando no desenvolvimento de novos projetos.

Características do intraempreendedor

Pessoas intraempreendedoras possuem algumas características muito distintas que fazem com que se destaquem. Algumas dessas características são:

  • Criatividade:

Um intraempreendedor precisa ser criativo e ter a habilidade de pensar fora da caixa, encontrando soluções inovadoras para os problemas que surgem no dia a dia da empresa.

  • Proatividade:

É preciso ter iniciativa e agir proativamente para identificar oportunidades de negócio e propor ideias inovadoras.

  • Visão de futuro:

Um intraempreendedor precisa ter uma visão clara do futuro e estar sempre atento às tendências do mercado, para identificar oportunidades de negócio e antecipar mudanças.

  • Resiliência:

É preciso ser perseverante e não desistir diante dos desafios e obstáculos que surgem pelo caminho. Um intraempreendedor deve ter a habilidade de lidar com o fracasso e aprender com ele.

  • Capacidade de liderança:

É importante ter a habilidade de liderar e motivar equipes de trabalho, para implementar projetos inovadores dentro da empresa.

Com a ferramenta Autoconhecimento Empreendedor, da Venture Hub, as pessoas conseguem identificar os seus perfis de personalidade, ajudando entender como o perfil impacta na liderança e na organização como um todo.

Como incentivar o Intraempreendedorismo na empresa

É importante que haja uma cultura organizacional que incentive a inovação e o pensamento criativo para que o intraempreendedorismo seja estimulado dentro de uma empresa.

Os líderes devem estar dispostos a ouvir e apoiar as ideias dos colaboradores, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento de novos projetos.

Algumas maneiras de incentivar o intraempreendedorismo são:

  • Criar um ambiente propício à inovação: A empresa pode criar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade, com espaços para brainstorming, eventos de networking e troca de ideias
  • Oferecer treinamentos e capacitações: A empresa pode oferecer treinamentos e capacitações para desenvolver habilidades empreendedoras nos colaboradores, como liderança, negociação, gestão financeira e marketing.
  • Dar espaço para testes e experimentação: A empresa pode criar um espaço para que os colaboradores possam testar e experimentar suas ideias, sem o medo de fracassar. A não aceitação de erros pode impedir os reais resultados da inovação nas empresas.
  • Reconhecer projetos inovadores e apoiar a sua implementação: A empresa pode criar programas de reconhecimento e recompensas para incentivar os colaboradores a apresentarem ideias inovadoras e desenvolverem projetos empreendedores.

Empresas que participam das jornadas corporates da Venture Hub, para implementar um processo de transformação cultural, conseguem desenvolver esses fatores em seus ambientes de trabalho, tendo espaços seguros para colaboradores trabalharem em projetos e fortalecendo uma forte cultura de feedback com objetivo de melhorar profissionalmente e pessoalmente seus times.

O papel da liderança

Algumas ações que líderes podem tomar para criar um ambiente de trabalho mais inovador, buscando estimular a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias, incluem:

  • Estimular a troca de ideias:

Líderes podem criar espaços para que os colaboradores possam compartilhar ideias e opiniões sobre a empresa e projetos em desenvolvimento. Isso pode incluir reuniões de brainstorming, grupos de discussão e fóruns online.

  • Fomentar a diversidade e a inclusão:

A inovação muitas vezes vem de perspectivas diferentes e de pessoas com experiências diversas. Líderes podem criar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, que valorize a contribuição de todos os colaboradores.

  • Criar uma cultura de feedback:

Uma cultura de feedback constante é essencial para a melhoria contínua e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Líderes podem incentivar a troca de feedback entre os colaboradores, e dar feedback construtivo para estimular o desenvolvimento de soluções mais eficientes e inovadoras.

Através de programas de capacitação, a Venture Hub auxilia as organizações a desenvolverem internamente essas características. As iniciativas visam capacitar equipes e levar o protagonismo para todos os colaboradores, desbloqueando o potencial dos times, nivelando o conhecimento e aumentando a eficiência operacional em prol de atingir os resultados esperados.

O intraempreendedorismo é um componente vital para a criação de uma cultura de inovação em qualquer organização. Ao incentivar e apoiar os colaboradores a pensarem fora da caixa, a experimentarem novas ideias e a tomarem iniciativa para desenvolver novos projetos e processos, as empresas podem obter um grande impulso em sua capacidade de inovar e se adaptar às mudanças do mercado.

Além disso, o intraempreendedorismo pode trazer benefícios significativos para os colaboradores, como a oportunidade de crescer profissionalmente, desenvolver novas habilidades e assumir responsabilidades desafiadoras. Esses fatores, por sua vez, podem melhorar a motivação e a satisfação dos colaboradores, bem como sua lealdade e comprometimento com a empresa.

No entanto, para que o intraempreendedorismo prospere, é necessário que a empresa crie uma cultura que valorize e recompense a inovação, que ofereça suporte e recursos adequados para o desenvolvimento de novas ideias e projetos, e que promova uma comunicação aberta e transparente entre os colaboradores e a gestão.

As iniciativas da Venture Hub têm como objetivo preparar as empresas para o futuro. Por meio de ações direcionadas, a especialista em inovação e aceleração pode ajudar a implementar um processo de inovação na empresa, transformar equipes em reais agentes de inovação, entre outras estratégias alinhadas às necessidades das organizações.

A Venture Hub é uma aceleradora de startups e uma parceira de inovação para corporações, institutos de pesquisa e tecnologia e empresas dos mais diversos tamanhos, atuando nas seguintes verticais: Food, Agro, Logística e Saúde e Longevidade. Com as nossas metodologias ágeis, dinâmicas, eventos, ferramentas de inovação e parceiros de ecossistema, ajudamos as organizações a encontrarem soluções criativas e práticas para os seus maiores desafios, trazendo resultados reais e elevando o protagonismo do time interno.