Vendas online representam menos de 5% do total do mercado de luxo, diz relatório

Tecnologia também é coisa de meninas!
10 de junho de 2022
Hotmilk Open: evento da PUCPR promove empreendedorismo e inovação no dia 14 de junho
13 de junho de 2022

Estudo realizado pela Adyen e Euromonitor International mostra que o setor precisa se digitalizar para continuar crescendo e acompanhar outras verticais do varejo nacional

A Adyen, plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes, em parceria com a Euromonitor International, instituto de pesquisa de mercado global, acaba de divulgar o Relatório Varejo de Luxo. O estudo mostra que em 2021 o setor triplicou o valor de vendas online quando comparado com o período pré-pandemia, mas, ainda assim, representa menos de 5% do total vendido pelo varejo de Luxo no Brasil.

Contrariando a crise econômica, o mercado de luxo no Brasil cresceu 10,8% em relação a 2020 e alcançou um valor de vendas estimado em R$13,9 bilhões em 2021, a partir dos números da Euromonitor International. Mesmo em ascensão, o relatório indica que o setor precisa avançar na digitalização e tem espaço para expansão online. Para Thais Fischberg, VP de Produtos da Adyen, estar em múltiplos canais é uma exigência do novo consumidor. “Por muito tempo o mercado de luxo viu os canais digitais como algo antagônico à experiência premium, mas a pandemia mostrou que esse é um caminho sem volta, e que com a tecnologia certa, é possível entregar personalização em todos os canais”, diz. 

De acordo com João Garcia, gerente da Euromonitor que produziu a pesquisa, as vendas online devem ganhar mais relevância no país e a omnicanalidade vem como solução para impulsionar o setor. “O mercado de luxo precisa evoluir digitalmente para continuar crescendo e plataformas que integram a jornada de compra nos ambientes físico e digital são o caminho”, diz. O valor de vendas do segmento de luxo no Brasil ainda está longe de outros países como EUA, China e França, mas tem bastante espaço para ser explorado.

 O Mercado de Luxo na Pandemia

A pesquisa identificou que o impulso das compras visto na segunda metade de 2020 continuou em 2021. A pandemia fez com que os consumidores brasileiros de alta renda, acostumados a fazerem suas compras em outros países, as fizessem no Brasil. A presença desses clientes no país aumentou o nível de consumo local. 

A pandemia intensificou o uso dos canais digitais e o setor se viu no desafio de assegurar o atendimento exclusivo e a individualidade no ambiente online. Diferente do varejo tradicional, no qual quem ganha é o e-commerce, no luxo o WhatsApp se destacou como uma das poucas ferramentas encontradas para solucionar o dilema da “venda à distância vs. personalização”. 

Próximos Passos para o Setor

Segundo o relatório, para continuar crescendo no mundo digital, o setor precisa integrar operações, identificar o perfil do cliente em diferentes canais e acompanhar a jornada de compra que pode ocorrer tanto online, quanto offline.

O estudo destaca ainda o que os consumidores gostariam de ver no futuro: mais opções de pagamento e parcelamento; benefícios e segurança. Além disso, a pesquisa mapeou as principais dores do mercado de luxo no Brasil, que incluem: problemas de duplicidade de estoque; desconfiança dos links de pagamento gerados para compras a distância; perda da comunicação e proximidade com o cliente; e dificuldades em devoluções ou troca de produtos comprados online. A tecnologia e a omnicanalidade são alternativas para integrar soluções e gestão de vendas e, assim, sanar essas importantes dores do setor. 

Sobre a pesquisa

O estudo utilizou as bases de Luxo e de Consumer Finance de pesquisa sindicalizada da Euromonitor International, nomeada sistema Passport. A empresa realizou uma série de entrevistas com 12 players do mercado de Luxo e 11 lojas do setor foram visitadas. Além disso, foram consultadas dezenas de fontes secundárias. As empresas visitadas são de roupas de luxo, calçados e outros itens de alto valor agregado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Sobre a Adyen

Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro e MadeiraMadeira, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.

 

Sobre a Euromonitor International

Euromonitor International é provedora líder mundial de informação de negócios global, análise de mercado e informações de consumo. Do local ao global e do tático ao estratégico, nossas soluções de pesquisa dão suporte a decisões sobre como, onde e quando expandir seus negócios. Encontre o relatório, banco de dados ou solução personalizada certa para validar prioridades, redirecionar suposições e descobrir novas oportunidades. Com escritórios em todo o mundo, analistas em mais de 100 países, as mais recentes técnicas de ciência de dados e pesquisa de mercado em todas as principais tendências e propulsores, ajudamos você a entender o mercado global.

Photo by Danilo Capece on Unsplash