Vendas no varejo caem 5,4% em março, segundo pesquisa

Restaurante asiático Kuamrak oferece taxa de entrega gratuita
26 de março de 2020
Economia Criativa é uma aposta do Sesi Cultura Paraná
26 de março de 2020

Comércio nacional deve perder mais R$ 100 bilhões devido o coronavírus; especialista em vendas comenta estratégias que podem ser adotadas pelas empresas

As vendas no varejo caíram 5,4% em março, segundo levantamento realizado pela credenciadora de cartões Cielo. O motivo da queda é o impacto do coronavírus na economia brasileira. De acordo com o relatório, na primeira semana do mês a queda foi de 3,8%, seguido de 5,3% na segunda e encerrou a terceira semana em 8,1%, podendo chegar a 10% nos próximos dias.

Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que a restrição das atividades no comércio devem ultrapassar uma perda de mais de R$ 100 bilhões no setor, se até maio as atividades estiverem normalizadas.

“Em meio a pandemia, os pequenos negócios precisam criar estratégias para que consigam comercializar seus produtos, sem ficar no vermelho, é preciso redobrar os esforços nesse momento”, comenta Alberto Júnior, especialista em vendas e fundador do Grupo Life Brasil – holding especialista em seguros de vida.

Responsável pelo treinamento de mais de 15 mil vendedores em seu time de trabalho e mais de 700 pessoas no campo de vendas, o especialista destaca algumas estratégias que podem ser adotadas pelas pequenas e médias empresas para evitar grandes perdas no período de quarentena. “Como muitos trabalhadores estarão em home office, as empresas devem aproveitar para estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes, por meio de mensagem via Whatsapp, fazer ligações, enviar e-mails”, comenta.

“Uma outra estratégia é oferecer vantagens exclusivas para alguns clientes, essa iniciativa vale para aqueles negócios que poderão funcionar durante a quarentena, como uma forma de fidelizar o cliente”, explica Alberto Júnior. O especialista também destaca que as empresas precisam estar preparadas para momentos de crise, para que possam evitar ainda mais perdas em caso de paralisação das atividades.

Photo by Christiann Koepke on Unsplash