Vencedores do ARCHATHON são premiados com ambiente na 24ª CASACOR Minas

RFID: um novo mercado está surgindo
20 de julho de 2018
Existe momento certo para trocar de carreira?
20 de julho de 2018

A segunda edição do ARCHATHON, maratona de arquitetura realizada pela CASACOR Minas em parceria com a Muuving, reuniu 30 equipes compostas por 90 novos profissionais do mercado mineiro de arquitetura e design de interiores. De 30 equipes, 12 foram selecionadas como finalistas e apenas uma foi a grande vencedora da competição.

Com o objetivo de projetar, em menos de 24h, um loft compacto para um jovem contemporâneo, cada trio contou com a ajuda de mentores para cumprir o desafio. “Mais do que um evento, que uma maratona e uma diversão, o ARCHATHON é uma maneira de mapearmos uma turma de bons profissionais que ainda não conhecíamos”, destaca Eduardo Faleiro, diretor de Conteúdo e Relacionamento da CASACOR Minas.

Durante a maratona, 12 equipes se classificaram para a final, sendo que, na última etapa, foram escolhidos três finalistas e um vencedor. “Dos 12 projetos classificados, selecionamos três finalistas e o primeiro lugar fará o ambiente na CASACOR. Adoraríamos que os três projetos que conquistaram as primeiras colocações estivessem na mostra, tamanha qualidade, a beleza e as inovações propostas. São projetos que não precisaram de nenhuma alteração para serem aprovados e estão prontos para serem apresentados ao público”, comenta Faleiro.

Os premiados da edição foram Paula Freitas, André França e Rute Zocratto, do Studio Simplí. Além de uma viagem para a MIAMI ART BASEL, a equipe ainda ganhou um ambiente na 24ª edição da CASACOR Minas, que será realizada entre os dias 7 de agosto e 16 de setembro, na Rua Sapucaí, 383.

O desafio proposto pela competição estabelecia que as equipes concebessem o projeto de um loft compacto, criado para um jovem contemporâneo, utilizando apenas produtos de marcas parceiras do evento. Durante a maratona, as equipes contaram com a mentoria das profissionais da CLS Arquitetura, formado pela arquitetas Zuleica Lombardi, Kívia Costa, Érika Steckelberg e Graziela Costa. Paula, André e Rute são os autores do projeto que conquistou os jurados.

Rute Zocratto, integrante do trio vencedor, explica que investiu grande parte do seu tempo inicial na busca de inspirações e referências para entrar preparada na competição. “Trabalhamos muito antes da ARCHATHON. Gostamos de conhecer outros projetos e ter referências de profissionais reconhecidos no Brasil e no mundo. Aproveitamos as últimas feiras especializadas, em especial a de Milão, e também passamos dias pesquisando projetos inovadores em sites como Archdaily e Pinterest”.

O trio estava em perfeita sintonia desde o início: “Somos muito complementares. Eu tenho mais facilidade com a imagem, sketch. A Paula é muito boa em desenhos no CAD e o André é muito bom tecnicamente nos assuntos mais voltados à construção”, explica Rute.

As expectativas do trio para a CASACOR Minas são grandes! Rute destaca que agora é hora de colocar a mão na massa e partir para a obra. “Apesar de já termos passado por alguns escritórios e termos tido a oportunidade acompanhar esse tipo de trabalho, nunca tivemos a experiência própria de executar, construir um projeto autoral. Estamos bastante ansiosos”.

O trio vê na mostra uma oportunidade de fazer novos contatos e criar oportunidades profissionais. Rute finaliza: “Esperamos conhecer fornecedores e aprender mais desse contato com os profissionais e com a própria CASACOR. Queremos ir muito além desse projeto e esperamos conquistar nosso espaço no mercado, para crescermos e criarmos novas experiências”.

O loft criado pela equipe do Studio Simplí pode ser conferido durante a 24a CASACOR Minas, que será realizada entre os dias 07 de agosto e 16 de setembro, na rua Sapucaí, 383, no Floresta.

Sobre a CASACOR

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2018, são 17 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e, pela primeira vez, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

Sobre a CASACOR Minas

Em 2018, a CASACOR Minas ocupa, pelo segundo ano consecutivo, um prédio histórico da capital mineira, integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação. O local funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associado à criação de Belo Horizonte. O imponente edifício está localizado na rua Sapucaí, 383 e possui uma das vistas mais privilegiadas para a cidade. Um dos destaques desta edição é a oportunidade de acompanhar todo o processo de restauro da edificação, apresentando ao todo 48 ambientes, assinados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas do estado.

CASACOR Minas Gerais

Quando: de 07 de agosto a 16 de setembro de 2018

Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações:www.casacor.abril.com.br