Veja 5 dicas de como pedir aumento de salário neste mês de Abril

Pesquisa da Webmotors revela que brasileiro está disposto a pagar mais para ter um veículo com mais tecnologia
11 de abril de 2022
Le Creuset lança Panela para Pão
11 de abril de 2022

Se qualificar por meio de cursos profissionalizantes e idiomas são diferenciais para os olhos dos gestores. Apenas 5 % da população brasileira fala inglês (Dados da British Council)

Na carreira profissional, é importante se qualificar para aperfeiçoar o conhecimento, e concomitantemente aplicar esses conteúdos na empresa. É natural o processo de crescimento de um profissional dentro de uma empresa quando ele se preocupa em trazer novidades, e quando ele sente que avançou mais um estágio da função, nasce o desejo de ganhar um salário maior. 49% dos brasileiros querem ganhar mais no contracheque, de acordo com a pesquisa do Google, mês de março, pelo termo “pedir aumento de salário”.

Muitas pessoas não sabem como pedir o aumento salarial e/ou sentem-se receio por medo de não ter o pedido aceito e ainda sofrer uma represália. E quando isso acontece, o funcionário se sente menos valorizado, e logo vai em busca de oportunidades que lhe satisfaçam. No Brasil, de acordo com um estudo do Lagom Data (estúdio de inteligência de dados), o número de pedidos de demissão já é o dobro do período anterior à pandemia, tendo atingido a marca de 500 mil pedidos de demissão voluntária em novembro de 2021.

O desafio de pedir um aumento ainda é um assunto que atormenta muita gente, pois essa prática não é uma tarefa fácil. É preciso levar em consideração a maneira de solicitar esse aumento, saber a quem pedir, o momento a quem pedir, saber a maneira de se posicionar e estar preparado também para receber uma resposta negativa. Uma pesquisa da Payscale (empresa americana de software e dados de remuneração), realizada em 2019 com 160 mil profissionais norte-americanos, mostrou que 37% dos colaboradores pediram aumento no último ano. Mas quando se é negado, o motivo mais aparente é pelo gestor não ter verba (49% dos casos), e em 33% das vezes não há justificativa.

Para Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do CEBRAC, um profissional pode receber um aumento sem precisar pedir. “Apesar de achar merecido, o profissional tem que apresentar as justificativas para alcançar esse objetivo. Seja através de resultados, de mostrar o entusiasmo pela empresa e até mesmo por querer estar sempre aprendendo mais sobre o trabalho, a fim de deixar claro que pretende ter um futuro dentro da empresa. É aí que entram os cursos de idiomas, por exemplo. O profissional já se prepara para um cargo mais alto que exija o idioma. No Cebrac, em 18 meses, o aluno fica fluente em inglês”, explicou Vendrametto.

A surpresa de receber um aumento de salário sem pedir, com certeza, é mais gratificante. Existem empresas que reconhecem o trabalho de um funcionário, sua performance e as suas metas alcançadas, e lhe concede uma bonificação. Muitos profissionais que se especializam e estão buscando cada vez mais a sua autorrealização no trabalho são os primeiros a serem reconhecidos para assumir um novo cargo e com isso ter um aumento no salário. Uma pessoa que busca sempre se aperfeiçoar e ficar antenada com as demandas do mercado e do ambiente laboral em que se insere, tende a ter um aumento de salário e/ou um cargo almejado.

É importante ressaltar que o mercado de trabalho está em constante dinamismo e precisa cada vez mais de profissionais qualificados e preparados.

E caso você esteja se especializando e acredita que chegou a hora de receber aquele aumento, saiba a maneira certa de como agir, sem precisar pedir. Veja 5 dicas do especialista Jefferson Vendrametto, do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), abaixo:

1- Esteja comprometido com o seu avanço profissional se profissionalizando e fazendo cursos de idiomas;

2 – Destaque-se a partir de seu potencial técnico e comportamental (Veja como agregar os seus valores a cultura da empresa);

3 – Mostre a seleção das suas conquistas mais importantes; resumo das suas competências e formação; resultados da sua avaliação de desempenho;

4- Esteja disposto a assumir novas responsabilidades e novas atribuições;

5 – Conquiste a confiança de seus superiores.

O salário é um benefício muito importante que remete também na motivação de um colaborador, influenciando na produtividade. Se você sente que precisa dar mais um passo na carreira e ter uma renda que atenda às suas necessidades, especialize-se em um dos cursos do CEBRAC. Saiba mais, aqui!

CEBRAC

No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Veja os cursos aqui!

 

Unsplash