Varejo: novas funcionalidades PIX surgem como diferencial aos comerciantes

Dia Nacional da Doação de Órgãos: Entenda como é o processo e como ser um doador
27 de setembro de 2021
Faça uma jornada gastronômica pelo NASA Kennedy Space Center Visitor Complex
27 de setembro de 2021

Elidecir Rodrigues Jacques, professor de Processos Gerenciais do ISAE Escola de Negócios, fala sobre as vantagens e riscos de segurança do PIX para redes varejistas

Sacar dinheiro no comércio mais próximo será possível graças às novas funcionalidades do Pix, conhecidas como Pix Saque e Pix Troco. A novidade, que estará disponível para adesão da rede varejista a partir de novembro de 2021, não é obrigatória, mas garante diversos benefícios para os comerciantes que optarem por ofertar os serviços.

“Além de não haver custo para o comerciante, os novos serviços surgem como um diferencial de mercado, podendo atrair mais clientes para dentro do comércio”, aponta Elidecir Rodrigues Jacques, servidor do Banco Central do Brasil e professor de Processos Gerenciais no ISAE Escola de Negócios. Além disso, os estabelecimentos que aderirem às novas funcionalidades Pix poderão receber de 25 a 95 centavos por cada transação realizada, a depender do banco contratado para oferecer os serviços.

Mas, se o cliente não paga pela transação e o comerciante recebe por ela, quem paga ao comerciante? Os bancos. “Ao remunerar os comerciantes pelo serviço, os bancos economizam com o custo do transporte, com a guarda de cédulas e moedas e com a gestão do numerário em si”, explica. Para ficar ainda melhor, a rede varejista não é obrigada a ofertar os serviços a qualquer momento: é possível limitar o uso em dias e horários convenientes ou definir um valor mínimo (ou máximo) de troco permitido.

Em termos de segurança, o especialista do ISAE explica que o risco é mínimo. “Observando a quantidade de transações diárias com Pix e a segurança nas transações até o momento, praticamente não há riscos de segurança”, diz. “Já a redução de numerário em circulação no estabelecimento é extremamente positiva, pois com menos dinheiro em espécie, menor a chance de um desfalque por subtração de valores”, completa Elidecir Rodrigues Jacques.