Varejo de luxo aposta em experiência do cliente e registra crescimento em período pós-pandemia

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Adesão de ferramentas para personalização de atendimento contribuiu para expansão do setor, que estima movimentar mais 360 milhões até 2025

Na contramãoda maior parte dos setores, que enfrentaram grandes dificuldades econômicas durante o período pandêmico, o varejo de luxo segue entre as áreas que mais cresce no mercado global. A Bain & Company prevê que o mercado de bens de luxo poderá alcançar faturamento entre €360-380 bilhões até 2025, com um crescimento de, no mínimo, 6% ao ano. No Brasil, a Associação Brasileira de Empresas de Luxo (ABRAEL) aponta que o setor registrou crescimento médio de 51,7% em setembro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020.

Ainda assim, o segmento precisou se adaptar também à digitalização de produtos e serviços, já prevista como um advento geracional, mas que foi potencializada pelo distanciamento social. Como reflexo deste comportamento, o e-commerce brasileiro, como um todo, movimentou mais de R$ 150 bilhões em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).

“O Varejo de Luxo foi um dos mercados mais resistentes durante a pandemia, mas apesar do bom desempenho econômico, as empresas do setor viram que os consumidores estão em busca de uma experiência cada vez mais personalizada e digitalizada e, portanto, investiram ainda mais nisso”, reforça Caio Borges, Diretor de Vendas para a América Latina da Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel.

Outro fenômeno que explica o crescimento constante do mercado de luxo é a inclusão de Soluções de Experiência do Cliente (ou Customer Experience – CX), que são adaptadas a cada consumidor em todas as etapas de sua jornada de compra. Neste contexto, o uso de chatbots e assistentes virtuais em apps de mensageria estão cada vez mais presentes como canais de comunicação das empresas brasileiras. Um estudo, elaborado em parceria com a Infobip, mostrou que 81% dos consumidores se comunicam com empresas e marcas por apps como WhatsApp, Instagram Direct, Telegram e Facebook Messenger.

“O investimento em canais digitais, buscando uma melhor experiência na jornada de compra, foi a chave do sucesso do mercado de luxo nestes últimos anos. O novo varejo está sendo definido pelas demandas e necessidades dos consumidores, desta forma, as marcas que investem para proporcionar um relacionamento mais próximo e personalizado, por meio de ferramentas como chatbots, por exemplo, saem à frente no mercado”, explica Caio Borges.

Para acessar estes e outros dados, além de tendências tecnológicas para o setor, consulte o ebook informativo elaborado pela Infobip em: Link

Sobre a Infobip

A lnfobip é uma plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala em todas as etapas da jornada do consumidor, fazendo uso dos canais favoritos de cada cliente. A empresa tem soluções próprias de atendimento ao cliente e chatbots, com tecnologias escaláveis na nuvem, além de trabalhar com os principais aplicativos de mensageria do mercado, tais como WhatsApp, RCS, SMS e Facebook Messenger. Possui escritórios em seis continentes e tem parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações que garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, a Infobip promove uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Somos um provedor de confiança para milhares de clientes em todos os cantos do mundo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.

Prêmios recentes incluem:

  • Infobip nomeada líder no Ranking CCaaS, Juniper Research (agosto de 2022)
  • Omdia classifica Infobip como líder no Relatório do Universo CPaaS (maio de 2022)
  • Classificada como provedor líder de serviços em CPaaS pela Juniper Research em seu novo concorrente Leaderboard CPaaS Vendors (outubro de 2021)
  • Infobip é nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Communications Platform-as-a-Service (CPaaS) 2021 Vendor Assessment (doc #US46746221, maio de 2021)
  • Melhor provedor de SMS A2P pelo quarto ano consecutivo por operadoras e empresas móveis no Relatório anual de Benchmarking de Fornecedores de Mensagens da ROCCO
  • Melhor Provedor CPaaS do Ano, Melhor Provedor RCS do Ano e Mover & Shaker em Inovação de Telecomunicações no Juniper Digital Awards 2021

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