Varandinha para curtir o verão

Lacoste apresenta a coleção Novak Djokovic e os uniformes de sua equipe para a primavera 2019
11 de janeiro de 2019
Estudo inédito mostra que doença do coração pode ser identificada por exame de sangue
11 de janeiro de 2019

As varandas pequenas tem seu charme. Com bom gosto e boas ideias dá para aproveitar bem o pouco espaço, criar composições originais e interessantes e trazer o verde para dentro de casa com estilo

Com as temperaturas lá em cima, aumenta-se o desejo de se aproveitar melhor as áreas externas dos apartamentos. Mesmo que seja uma varanda pequena, com criatividade e ousadia, é possível se criar um ambiente supergostoso para curtir o verão.

A arquiteta Nina Abadjieff conta como decorar e o que priorizar: “Para pequenas varandas é importante ter móveis bem planejados. Outra dica é deixar as plantas em cima da mesa ou optar por um jardim vertical. Caso a varanda seja muito pequena, levar as cadeiras dobráveis para um suporte na parede e ter mesas dobráveis dá supercerto”.

Além do jardim vertical, os vasos pendentes também são boas opções para quem quer ter varanda, mas não tem muito espaço. A incidência de luz determina quais plantas são ideais. “Para locais com muito sol, barba-de-serpente, colar-de-pérolas e flor-canhota. Para varandas com mais sombra sugiro a jiboia, samambaia e o antúrio”, indica Nina.

Nesse projeto, a arquiteta Nina Abadjieff conseguiu trazer o verde para dentro de casa por meio do jardim vertical, já que o espaço era muito pequeno. Foto: Osvaldo Castro

Para o espaço não ficar lotado de itens, a dica é trazer móveis multiuso. “É essencial para pequenos espaços, mobiliário com mais de um uso, de preferência. Um bom exemplo é o Garden Seat, já que pode ser usado como banco ou mesa de apoio e elimina a necessidade de adquirir mais um móvel para ser colocado nesse espaço que já é diminuto”, encerra a arquiteta.

Garden Seat. Um móvel estratégico para se usar em varandas pequenas. Foto: Osvaldo Castro