Varandas e áreas externas com boas ideias para curtir a primavera

Venda de pães sem glúten registra crescimento de 89,9%
18 de setembro de 2020
Por mais funcionalidade e integração entre os espaços, apartamento foi repaginado por completo pela Figa Arquitetura
18 de setembro de 2020

Falta pouco para a chegada da primavera e, com ela, as cores da natureza, o cheiro das flores e a brisa da tarde

Este clima de alegria e bem-estar nos propicia a viver e trazer um pouco dessa energia para os ambientes da casa. Com essa ideia em mente, selecionamos cinco projetos de varandas e áreas externas para você se inspirar e curtir essa estação, confira!

RELAX EM CASA

Foto l Adriana Zucatelli

Localizada na Zona Sul de São Paulo, a área externa desta casa tem projeto retrofit e paisagismo assinados por Gabriela Mendes. O espaço de 85m², o espaço está mais verde (a pedido dos clientes, que eram de BH, e sentiam falta da natureza, pois São Paulo e cheio de concreto) e apto para diversão e descanso da família. Com uma linguagem limpa, área da churrasqueira circula com peças em tons quentes e frios e acabamentos naturais e nobres, mas que transitam em perfeita sintonia. O aconchego também marca presença por lá, pode ser conferido no balanço suspenso, que propicia um cantinho perfeito para as pausas diárias.

NATUREZA EMOLDURADA

Foto l Alexandre Disaro

Buchinho, trepadeira, kaizuca, pé de limão e lavanda. Essas são algumas das espécies de plantas usadas pela arquiteta Barbara Salles para criar um ambiente intimista e aconchegante para descansar e receber. Ponto focal do espaço, as paredes do entorno, trazem a tendência Urban Jungle para dentro de casa. No meio uma pequena piscina com deck de madeira para reforçar o aconchego do lar.

EQUILIBRIO

Foto l Rafael Renzo

Depois da reforma, a área externa desta casa, criada pelo escritório Mis Arquitetura, antes usada como depósito, ganhou nova função: área gourmet leve e funcional, com composições de charme. Aqui a obra de arte feita de pano pelo artista Reynaldo Berto chama atenção e, naturalmente traz com ela as boas energia da natureza. Vigas, balcão e mesa em concreto estão todos conectados. O banco em madeira e as cadeiras com assento de palhinha agregam a impressão de conforto e convidam para uma agradável refeição entre família e amigos.

REFUGIO PARTICULAR

Foto l Romulo Fialdini

Neste projeto a varanda transformou em um canto de leitura. Para trazer sensação de conforto e quebrar um pouco da frieza dos prédios que rodeia o espaço deste apartamento, a designer de interiores Raquel Braga e arquiteta Mariane Graciano apostaram no jardim vertical na parede principal e o tom claro e amadeirado dos mobiliários. O piso de porcelanato, imita cimento queimado e segue em perfeita harmonia com o décor. Para garantir a iluminação natural, as profissionais usaram fechamento em vidro.

ÁREA DE LAZER

Foto l Rogerio Della Valle Martins

O visual bucólico e natural é quociente entre a arquitetura e o paisagismo acerca os 450 m² desta casa projetada pelo escritório RAWI Arquitetura + Design e Rosa Berti Engenharia. A varanda foi ambientada com duas propostas: lounge gourmet, que convida ao relaxamento e à diversão, que fica por conta da piscina/SPA, com borda infinita, deck com espreguiçadeiras, proporcionando integração e diversão para finais de semana mais leves.