Vanessa Larré apresenta Coleção Status Quo

Amelinha Amaro lança seu livro Encontros
15 de dezembro de 2020
Aulas de Krav Magá vão além da autodefesa: ajudam no controle da ansiedade
15 de dezembro de 2020

A arquiteta Vanessa Larré acaba de lançar a sua coleção Status Quo, composta por objetos produzidos com a milenar técnica de Murano

É a primeira vez que Vanessa, com escritório em Balneário Camboriú, Santa Catarina, cria uma série completa de objetos, que tem como inspiração elementos do nosso cotidiano.

“A coleção de objetos em murano surge como uma inspiração orgânica dentro de minhas experiências pessoais e profissionais. Observando como objetos se comportam no ambiente, atravessei o fazer arquitetônico para criar peças que dão um novo significado a esses elementos”, explica Vanessa.

Entusiasta da contemplação, Vanessa, ao avistar as sacolas de papel usadas como lamparinas nas praias catarinenses, teve uma revelação: como um objeto tão cotidiano poderia emprestar tanta beleza e marcar momentos importantes na vida de alguém? “Vi como um objeto simples ganha beleza pelo seu entorno e o contexto do seu uso, ganhando um valor maior do que a sua função original”. Isso também a levou a pensar na ressignificação dos objetos como forma de criar um futuro mais sustentável: O design e a inovação transformando o valor como se percebe o objeto, numa instância onde a forma, conteúdo e propósito são requisitos para o novo mundo.

A partir dessa observação, Vanessa criou objetos-luminárias em vidro Murano, produzidos artesanalmente por uma fábrica do Rio Grande do Sul, Brasil, onde cada um deles expressam uma identidade própria, pois nenhum é igual ao outro. Utilizando a técnica milenar de Murano, o resultado alcançado exalta ainda mais essa fusão do que nos é cotidiano – e muitas vezes não valorizado – e o que sempre foi um objeto de desejo, tornando a peça um item que, além de embelezar um ambiente, provoca nossa reflexão diante dos objetos que nos rodeiam e nossas responsabilidades sobre o que produzimos.

“A maneira como olhamos o mundo diz muito sobre a maneira como acontecemos no mundo. Tudo que você coloca consciência se transforma. Toda escolha é um ponto de criação”, completa a arquiteta e designer.

http://www.vanessalarre.com.br/