UMA apresenta a UMA X, linha colaborativa e sustentável

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Projeto idealizado por Vanessa Davidowicz conta com design de Raquel Davidowicz e traz inovações dentro do mercado têxtil sustentável; primeira coleção tem lançamento marcado para esta quarta-feira (15/07)

A UMA, marca consolidada no mercado de moda nacional há mais de 20 anos, apresenta a UMA X: uma linha sustentável com o compromisso de criar colaborações que, além de design apurado, tragam significado, transparência, responsabilidade e relevância para a roupa. Liderada por Vanessa Davidowicz, primogênita de Raquel Davidowicz (fundadora e designer da UMA), a coleção traz peças genderless feitas a partir de processos eco-friendly e informação estética para o público mais jovem. 

Com ao menos um ano de desenvolvimento, entre concepção e produção das peças, e prevista para ser vendida inicialmente em abril, a primeira coleção-cápsula teve o lançamento postergado para julho, por conta da pandemia, mas segue carregando as mesmas características que a distinguem desde o princípio – ética, inovação e, sobretudo, um modelo de negócio sintonizado com as necessidades atuais e futuras dos clientes e da sociedade. 

Com essência colaborativa, a letra X em UMA X vem justamente com o propósito de experimentar e falar com os anseios deste consumidor: remete a um espaço incógnito que será ocupado por parcerias a cada novo drop. Os lançamentos não terão calendário fixo e vêm com preços mais acessíveis (entre R$ 155 e R$ 795). 

O primeiro drop contará com 26 modelos, em uma paleta que destaca preto, branco, azul oceano e amarelo dijon, e tecidos inovadores que refletem o compromisso da marca com o meio ambiente e a produção responsável. Dentre eles está o ECONYL®, um nylon regenerado produzido através do processo de reciclagem e purificação de resíduos plásticos e têxteis coletados em oceanos. A UMA, por meio da UMA X, será a primeira marca brasileira a aplicar essa tecnologia em seus produtos – após um processo minucioso que garantiu certificação para o uso. 

“Faço parte de uma geração que já começou a trabalhar com moda sabendo dos desafios ambientais a serem enfrentados nessa indústria. Além disso, percebi uma demanda crescente por produtos conscientes com um design contemporâneo para o dia-a-dia, com uma pegada urbana e cool, algo que a UMA sempre teve no seu DNA”, afirma Vanessa Davidowicz. “Junto ao time de design, começamos a pesquisar inovações têxteis com matérias-primas certificadas e sustentáveis, o que resultou no lançamento da UMA X”, completa. 

Elaboradas com tecidos mais responsáveis e fornecedores certificados, todas as peças carregam algum tipo de informação ou inovação sustentável, como economia de água no processo de acabamentos, procedimentos biodegradáveis e diminuição de matéria-prima virgem e substâncias químicas. Essas informações estarão nas etiquetas de cada peça, indicando sua origem, fornecedor, certificação e demais elementos sobre os materiais, de modo a criar uma relação de transparência com o cliente. 

Com a UMA X, a UMA dá mais um passo em direção à excelência no design e na responsabilidade com o meio ambiente, com pleno entendimento de que o caminho ainda é longo e demanda dedicação contínua para seguir trazendo inovações sustentáveis ao mercado de moda – como a loja Carbon Free que abriu no Shopping Morumbi, em 2007, um dos primeiros movimentos do setor nesse sentido, assim como o uso de tecidos ecológicos nas últimas coleções da marca, com certificados internacionais como o Oeko-Tex Standard 100, BCI (Better Cotton Initiative) e Lenzing. 

Medidas de biossegurança durante a pandemia

O lançamento da UMA X está marcado para 15 de julho, com produtos disponíveis no e-commerce da UMA https://www.uma.com.br/x e nas lojas físicas UMA (São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York), que seguem os protocolos e as determinações de seus respectivos municípios, por conta da pandemia, e adotam as devidas medidas de biossegurança e distanciamento, pensando sempre na saúde e bem-estar de clientes e colaboradores. 

Entre estas medidas está a parceria com a Visto.Bio, empresa 100% brasileira de biotecnologia aplicada à sustentabilidade, que lançou um novo spray antisséptico neutralizador de partículas virais em diferentes intervalos de tempo, com capacidade antiviral comprovada frente ao SARS-CoV-2.O produto, que está sendo aplicado em todas as peças das lojas e e-commerce da marca, garante 24h de proteção aos itens e também é um aliado no combate à proliferação de microorganismos, garantindo assim a preservação e conservação de tecidos.

Os clientes interessados em utilizar o produto durante a pandemia, de modo a garantir mais segurança em suas atividades diárias, podem adquirir o Visto.Bio Antisséptico no e-commerce da UMA. Além de roupas e tecido, ele pode ser usado em diferentes superfícies, como corpo e cabelo, e também em ambientes fechados. É um produto cosmético, hipoalergênico, dermatologicamente testado e sustentável em sua cadeia (incluído frasco 100% reciclável e logística reversa), com uso seguro para pessoas de qualquer idade e sem danos animais ou plantas.

crédito fotos: Vini Brandini