Um templo sagrado para o bem viver

Bairro mais descolado de Miami recebe prédio de luxo da Diesel
1 de setembro de 2023
Relógios Emerald chegam na Vittorino Watches
1 de setembro de 2023

Para compor a vitrine da loja Arte & Sintonia, os profissionais do Studio Vert se inspiraram no Feng Shui e no poder que a casa tem de garantir qualidade de vida

É a primeira vez que a loja Arte & Sintonia apresenta uma vitrine assinada. E essa estreia não poderia ser mais especial. Roberta Feijó e Antônio Medeiros, arquitetos do Studio Vert, foram convidados para planejar um ambiente que materializa tudo aquilo que uma casa deve ser: um lugar que acolhe, abraça e garante paz. Para isso, decidiram buscar inspiração nos templos sagrados. “As pessoas procuram ambientes cada vez mais aconchegantes, integrados à natureza e com peças que contam uma história. A ideia era transmitir uma sensação zen”, comenta Roberta.

O ponto de partida para o planejamento da vitrine foi o Feng Shui, prática milenar chinesa que visa o equilíbrio das energias dentro dos lares. “Aplicamos um dos princípios dessa arte que busca harmonia e cura: o uso dos cinco elementos, que são madeira, água, metal, fogo e terra”, explica a arquiteta.

A madeira pode ser vista no aparador e nas mesas utilizadas para compor o terraço. Já a água é representada pela fonte, que traz um barulhinho especial, e pelos vidros. O metal está nas estruturas de ferro da estante e nas formas orgânicas. O fogo pode ser visto nas velas e nas luminárias. Por fim, a terra marca presença por meio do tijolo e dos objetos feitos com cerâmica.

Roberta conta que o Feng Shui também foi inspiração para a paleta de cores. “Optamos por uma composição neutra, na qual se destaca o branco e o preto (yin e yang) na busca por equilíbrio”, explica.

Tudo organizado em setores: mais conforto e harmonia

As peças escolhidas pelo Studio Vert são estratégicas: ajudam a setorizar o ambiente. Um bom exemplo é área voltada ao estar. Note que ela é delimitada por estantes com plantas e pelo uso da cor preta aplicada na parede. Os arquitetos optaram ainda por emoldurar a área com um bandô e instalar um forro em linho off white. “Pendentes pontuais garantem também um clima mais intimista”, conta Roberta.

Essa sensação se estende por toda a vitrine. Os tapetes redondos em fibra natural, por exemplo, dão forma e balanço ao local. Cestos e luminária de pé também foram dispostos em pontos especiais, trazendo os toques de aconchego que os arquitetos buscavam.

Outro destaque do ambiente é a parede escura, o pano de fundo ideal para a fonte com o rosto de Buda (título dado aos mestres budistas). Para arrematar, os vasos entalhados em cimento contam com a companhia da espécie bambu-da-sorte, que ajuda a aumentar o fluxo de energia positiva dentro de casa.

O lado oposto é protagonizado pelos vasos vietnamitas e a cadeira de balanço em macramê (ao fundo). Por fim, no acesso à loja (o hall), um aparador rústico de madeira e a escultura de Buda dão as boas-vindas. “Também apostamos em terrários com velas e uma composição de espelhos em rattan para ampliar o fluxo de energia”, diz Roberta. Na face oposta, brilham a cadeira Pavão (também em rattan) com a cortina de macramê ao fundo. “Sem dúvidas, é um convite para sentar por ali e apreciar a loja”, diz Roberta. Energia positiva é o que não falta! E aí, que tal recarregar as baterias na Arte & Sintonia?

Texto: Juliana Duarte para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Amanda Melo/Arte & Sintonia