Um presente para Goiânia, uma homenagem a Burle Marx

Sucesso internacional, Zeeba se apresenta em Curitiba nesta sexta-feira (23)
23 de agosto de 2019
Cirurgia para retirada da flacidez nas pálpebras pode causar alterações na anatomia dos olhos
23 de agosto de 2019

Vizinho mais nobre do Parque Vaca Brava, o Kingdom Park Residence, além de trazer tecnologia de ponta em construção e se tornar referência para o Brasil, presenteia os goianos com uma praça que homenageia o grande paisagista Roberto Burle Marx 

O Kingdom Park Residence, além de se tornar referência para o Brasil em sua tecnologia construtiva, traz em seu escopo a intenção de abraçar a comunidade e entregar para a cidade essa mesma genialidade. Ao aderir ao projeto da Prefeitura de Goiânia, “Adote uma Praça”, o grupo empreendedor, formado pela SIM Engenharia, MA Incorporadora e J Virgilio, devolve para a cidade em forma de homenagem à Roberto Burle Marx, toda a generosidade recebida durante a obra. Além da exuberância do Parque Vaca Brava, os vizinhos do maior arranha-céu de Goiânia poderão usufruir de um espaço de passeio desenhado dentro desse mesmo conceito de beleza e sustentabilidade adotados no residencial.

Em vigor desde maio deste ano por meio da lei municipal 10.346, o projeto “Adote uma praça”, tem como objetivo aperfeiçoar as condições de uso dos espaços públicos e entornos, utilizando como ferramenta uma parceria com iniciativas privadas, que permite às empresas serem responsáveis pela manutenção de praças públicas e seus entornos. O programa foi lançado oficialmente no dia 20 de agosto, em evento promovido pela prefeitura. “Um projeto só é completo se ele envolve as pessoas que estão a sua volta e contribui de forma concreta com a melhoria da vida delas. Dessa forma, programa “Adote uma praça” permite a nós da iniciativa privada, fazer a nossa parte”, diz Paulo Silas, diretor da SIM Engenharia, que também participa com a praça do Park Family Home, no setor Parque Amazonas.

A Praça Burle Marx está em fase de projeto e construção, mas depois de pronta e entregue à população, terá sua manutenção e cuidados sob a responsabilidade do grupo empreendedor, como prevê a nova Lei Municipal. Para Paulo Silas a adesão ao programa demonstra que o estímulo a uma integração urbana saudável pode sim ser alinhada às obras da construção civil. “A iniciativa privada tem total capacidade de promover ações que abracem a sociedade. No caso da engenharia civil, por exemplo, projetamos um edifício, estudamos todos os impactos que o projeto terá não só para moradores, mas também à sua volta, pensando em como o bairro que abriga esse projeto pode absorver de maneira sustentável o impacto de um novo edifício residencial, por exemplo”, disse ao explicar que a empresa está adotando parâmetros do Sistema B, certificação em gestão com impacto positivo em seu modelo de negócio.

As referências do Kingdom Park Residence são o Calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro, e o Biscayne Boulevard em Miami e foi desenvolvido pelo escritório carioca Burle Marx, responsável pelos projetos do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, do Parque Ibirapuera em São Paulo e do Parque Generalíssimo Francisco de Miranda, em Caracas, Venezuela.

Todo esse conceito será levado também para a revitalização do que atualmente é um pequeno canteiro na C-248, ao lado do arranha-céu e se tornará a Praça Burle Marx. É a primeira intervenção pública do escritório carioca em Goiânia. De acordo com o arquiteto responsável pelo desenho do empreendimento, Andrey Machado, a escolha do estilo que marca o escritório Burle Marx, agrega valor artístico ao prédio e áreas públicas que o envolvem. “O grafismo e o trabalho feito no calçadão, a largura das calçadas, traz um conceito que abraça o térreo do prédio e garante a sinergia dele com seu entorno”, explica Andrey.

O paisagismo se estenderá às áreas externas de circulação, valorizando a arborização funcional e incorporando desenhos artísticos inclusive na rua que dá acesso ao empreendimento. “Além dos moradores, a população da região também está sendo contemplada com a sofisticação paisagística escolhida”, finaliza o arquiteto. O estilo de Marx ganhou reconhecimento internacional por adotar uma nova composição, associando uma abordagem plástica de forte viés artístico com o uso de plantas nativas de cores fortes e vivas, sendo autor de mais de três mil projetos de paisagismo em 20 países.

Sobre o projeto “Adote uma Praça”

Lançado em maio deste ano, por meio da lei municipal 10.346, o projeto “Adote uma praça” visa aperfeiçoar as condições de uso dos espaços públicos e entornos, com melhorias na iluminação, limpeza e segurança, promover as melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas dos equipamentos públicos comunitários, incentivar a instalação e a manutenção do mobiliário urbano e priorizar a recuperação da paisagem urbana e a preservação da biodiversidade existente no Município por meio de parcerias com a iniciativa privada, através da adoção, parcial ou total, de praças, calçadas, áreas verdes, com a exceção de parques, e monumentos. Podem participar pessoas físicas, entidades representativas – como conselhos e associações – e empresas privadas.