Um Natal ESG Para Você

Fim de ano no Ceará? Grupo Carmel oferece pacotes especiais para as festas
14 de dezembro de 2022
A importância de plantas em projetos corporativos
15 de dezembro de 2022

*Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian

Dezembro chegou, a Copa do Mundo acabou e a magia do Natal passa a contagiar todas as pessoas. Para além do tradicional Peru, dos amigos secretos e das inúmeras confraternizações, a pergunta: como aliar esta festa tão especial para algumas e alguns com a busca por sustentabilidade?

Não é novidade que o Natal é a época mais esperada pelo mercado. O apelo comercial para o consumo de presentes das mais variadas categorias é intenso – e essa não é uma realidade somente para o mercado infantil, como muito se imagina. No final do dia, Natal é a época em que todos(as) voltamos a ser crianças e as lembrancinhas são desejadas por todos(as) nós.

Para o texto de hoje, que vem às vésperas de um momento tão esperado por tantos(as), deixamos algumas sugestões de presentes, de atitudes e de sentimentos que podem, juntos, contribuir para um Natal mais sustentável. A começar pelos presentes escolhidos. Que tal pesquisar empresas que trabalham com a sustentabilidade durante todo o ano para presentearmos as pessoas que gostamos? Há um grande número de empresas (sérias) que buscam estar alinhadas às práticas ESG e que produzem lembranças que certamente cabem nos bolsos – e nos gostos -de muitos e muitas. Não podemos mais dar a desculpa esfarrapada de que produtos sustentáveis são caros. Com um pouco de pesquisa e de criatividade é plenamente possível ficar dentro do orçamento e ainda fazer aquele amigo ou familiar feliz nesta época.

Na hora do embrulho, a mesma coisa. Há tantas possibilidades para aproveitarmos nosso potencial criativo e não desperdiçarmos papel e tecidos. Ao escrever este texto me lembrei de um amigo que, lá pelos idos de 2010, já embrulhava todos os seus presentes com…. jornal. Isso mesmo! Por mais inusitado que pudesse parecer, os embrulhos ficavam divertidos, diferentes, criativos e, mais importante: sustentáveis! Economizamos uns centavos (que podemos usar nos presentes sustentáveis(!)) e ajudamos o meio ambiente.

O mesmo vale para a ceia de Natal. Período de muita comilança, mas também de muito desperdício. Repensarmos nosso consumo para este momento é também um presente que damos ao nosso planeta.

E para as empresas? Quais são nossas dicas? Neste momento também vemos muitas corporações oferecendo brindes aos seus clientes e colaboradores(as). Brindes são sempre interessantes, mas que tal repensarmos essa prática? Em vez de mais um pen drive, mais uma caneta ou qualquer outro brinde corporativo para ficar parado na estante ou parar na lata de lixo, que tal uma planta? Um incentivo ao cuidado com o meio ambiente? Em vez de cartões efusivos de Natal, que tal o gasto com o plantio de árvores? Que tal o genuíno investimento em seguir, neste e nos próximos anos, contribuindo para com a existência das futuras gerações?

Para o Natal que se aproxima, para além de todos os bons sentimentos que trazemos no coração, que possamos ter a certeza de que a criatividade aliada ao bom senso e à vontade de fazer a diferença são os principais motores para uma sociedade mais sustentável, mais inclusiva e, consequentemente, mais ESG.

Desejamos um Feliz Natal para todos(as)! E que em 2023 possamos, juntos(as), buscar as melhores alternativas para a sua empresa prosperar em prol da verdadeira sustentabilidade!

Sobre Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian

Advogada formada pela PUC-SP e mestre e doutora em Direito Internacional pela mesma instituição, com foco específico de pesquisa em Empresas e Direitos Humanos e ESG. Consultora em ESG e Empresas e DH para empresas e órgãos públicos nacionais e internacionais. Professora Universitária e membro da International Law Association – Ramo Brasileiro. Conselheira da Diretoria da Academia Latino-Americana de Direitos Humanos e Empresas, membro da Global Business and Human Rights Scholars Association e do Teaching Business and Human Rights Forum.

divulgação