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A Ucrânia Fashion chega à Paris Fashion Week apresentando suas coleções de 1 a 6 de outubro, com seis dos estilistas mais proeminentes do país

Para sua terceira temporada após dois eventos anteriores realizados em Nova York, o coletivo liderado por Jen Sidary Fundador e CEO da ANGELFORFASHION, que abriga 35 das melhores marcas de moda ucranianas do país, apresentará seis estilistas que se destacam pela criatividade internacional. Esses famosos designers de moda ucranianos estão provando que Kyiv está lutando em várias frentes, iniciando o esforço de recuperação, e aumentando seu reconhecimento global em toda a indústria criativa à medida que a guerra em seu país continua.

CHERESHNIVSKA | MY SLEEPING GYPSY | FROLOV

PARECE QUE NADA PODE PARAR O ESPÍRITO UCRANIANO!

Durante a edição passada, o evento Ucrânia Fashion abriu apenas dois dias antes da invasão russa em 24 de fevereiro. A guerra na Ucrânia levou a uma crise humanitária na Europa, mas todos os designers sentiram o dever de continuar desenhando, costurando e projetando. Os ESFORÇOS DE RECUPERAÇÃO DE GUERRA levaram outro nível de coragem para continuar apoiando a economia do país, empregando seus funcionários, predominantemente feminino, pois os homens lutam na linha de frente, mesmo quando suas cidades, e o país está sob ataque. Muitos redirecionaram suas operações para ajudar no esforço de guerra, realocados na Ucrânia.

“Nos meus trinta anos de trabalho na indústria da moda, nunca testemunhei a resiliência de um país e seu povo aquando eles começaram a se concentrar em manter seus negócios vivos, dias depois da guerra, desde abrigos antiaéreos até o design de novas coleções em meio a constantes sirenes de ataques aéreos.” – Jen Sidary.

Este esforço de guerra fez com que muitos tivessem de viajar ida e volta entre a Ucrânia e os países vizinhos, por terra, pois atualmente não há voos dentro ou fora da Ucrânia. Esses designers de moda são implacáveis, cuidando para que suas linhas não cessem para que possam continuar pagando seus funcionários e fazer parte deste projeto; designers do sexo masculino, entre 18 e 60 anos, tiveram de conceder uma autorização especial para viajar ao exterior. Este não é um evento de caridade, mas um projeto que apoia a indústria criativa do país, permitindo que compradores de todo o mundo adicionem designs ucranianos à matriz de marcas de suas lojas de varejo.

As empresas ucranianas demonstraram notável resiliência, compromisso e consciência desde a invasão militar injustificada e não provocada da Rússia na Ucrânia. As interrupções no mercado doméstico causadas pela diminuição da demanda da população e cadeias de suprimentos quebradas estão levando as empresas a explorar oportunidades de exportação para diversificar suas vendas. A USAID, por meio de seu Programa de Economia Competitiva, incentiva as empresas a iniciar operações de exportação e entrar em novos mercados estrangeiros”diz Natalia Petrova, Diretora de Projetos da USAID do Escritório de Crescimento Econômico.

OLIZ | LITKOVSKA | KACHOROVSKA

MODA UCRÂNIA SS’23 — SEMANA DE MODA DE PARIS

O Good Six Showroom, localizado no cobiçado 8º arrondissement de Paris, na 6 Rue Jean Goujon, será o anfitrião da moda ucraniana durante sua temporada de uma semana. Todas as seis marcas de grife serão apresentadas a compradores, estilistas, celebridades e editores interessados. Em sua essência, a Ucrânia Fashion orienta designers com sua expansão para mercados estrangeiros para o mundo ver e explorar seu imenso talento. Este projeto visa dar um rosto aos designers mais proeminentes da Ucrânia e iniciar o esforço de recuperação mesmo enquanto a guerra continua no país.

Os designers que retornam desta temporada são FROLOV KACHOROVSKA , e CHERESHNIVSKA, que é o principal bolsista desta temporada para o projeto . A estreia neste evento são LITKOVSKA , MY SLEEPING CYPSY OLIZ . As marcas apresentarão sua interpretação de roupas femininas e unissex, calçados e lenços.

A Ucrânia Fashion em Paris é liderada por Jen Sidary, Global Fashion Brand Strategist, cuja carreira já dura três décadas. Trinta dias após a guerra na Ucrânia, Jen lançou uma plataforma online para ajudar a indústria da moda ucraniana a sobreviver chamada ANGELFORFASHION, que abriga 35 das marcas de moda mais proeminentes. Jen foi a chefe de Zappos Couture e se tornou a presidente de vendas da Vivienne Westwood America. Esta colaboração foi possível com o apoio contínuo do Programa de Economia Competitiva da USAID . “ A indústria da moda ucraniana é imensamente talentosa e não há melhor momento para apoiar essa indústria criativa, pois uma das maneiras de vencer essa guerra é continuar ajudando sua economia a crescer e se expandir”, disse Sidary.

Ucrânia Fashion foi projetado para mostrar uma diversidade notável nos estilos que as marcas de moda ucranianas têm a oferecer. Os designers utilizam materiais da mais alta qualidade produzidos pelos melhores artesãos, liderando a indústria em seu ofício. Todas as marcas abraçam a importância das técnicas de moda sustentável e destacam a criatividade da Ucrânia ao aplicar esses valores ao seu trabalho.

1 – 6 DE OUTUBRO DE 2022

GOOD SIX SHOWROOM

6 RUE JEAN GOUJON PARIS, FRANÇA 75008

BOILER PLATE

CHERESHNIVSKACHERESHNIVSKA é uma marca unissex sediada na Ucrânia fundada em 2016. Estamos focando em inovações e sustentabilidade. Até 2024, 50% da produção será feita a partir de itens reciclados. Todos os nossos designs estão disponíveis em quantidades muito limitadas. Acreditamos que o design aliado ao valor artístico e à prática sustentável sempre serão importantes. A maioria apresenta as estampas exclusivas desenhadas à mão por nossa diretora criativa Anastasiya Rozava. Cada coleção é impulsionada por uma forte ideia central, mas ainda aberta à interpretação. Tentamos refletir o mundo moderno e mostrá-lo através de designs e estampas.

FROLOV é uma marca de alta costura que combina perfeição e conforto, inteligência e provocação, responsabilidade social e serenidade. Origina-se no coração de Kyiv, onde foi fundada em 2015 por Ivan Frolov — designer e agora diretor criativo da marca. Liberdade e provocação foram os drivers da marca desde sua primeira coleção. Através da roupa, a FROLOV explora e comunica mensagens que a marca considera importante transmitir. É sobre cultura dos transexuais , ética BDSM, estética, fetichismo, movimento LGBTQ+.

KACHOROVSKA é uma marca de calçados de moda ucraniana, que domina o design, artesanato e fabricação de sapatos desde 1957 até a 3ª geração de uma família de sapateiros. A marca é o principal player da indústria local e líder da categoria, atualmente trabalhando em sua estratégia de expansão global. Também tem sido uma das forças definidoras no desenvolvimento do gosto pelo estilo e qualidade do estilo de vida das novas gerações da Ucrânia independente. Esta é a nossa especialidade – conhecemos sapatos, amamos sapatos e falamos sapatos – a linguagem inegável de todos os amantes de sapatos ao redor do mundo!

Litkovska vem de uma família de quatro gerações de alfaiates. Lilia Litkovska sempre teve como missão preservar esta profissão e os ofícios que a cercam. Com a sua marca homónima, revela como as tradições podem ser integradas num contexto moderno e está empenhada em trabalhar de forma ética e sustentável. Conhecida por seu gosto por formas ousadas, alfaiataria refinada e artesanato intrincado, Lilia Litkovska explora a ideia de se vestir contemporânea através de silhuetas elegantes e peculiares e designs ousados e fluidos. A filosofia da marca é “Não existe lado errado”.

My Sleeping Gypsy é uma marca totalmente sustentável da Ucrânia. Nos últimos seis anos, construímos e operamos uma marca totalmente integrada verticalmente em Kyiv, na Ucrânia. My Sleeping Gypsy fala uma voz autêntica, preservando o ofício de herança do Vyshavanka, que está ligado ao patrimônio da Ucrânia. Em colaboração com artistas, criamos objetos de arte vestíveis, que vão além da moda, por terem valor cultural e serem totalmente sustentáveis.

Oliz é uma marca de acessórios de seda fundada em Kiev em 2014. A ideia de reviver a produção de lenços na Ucrânia surgiu a partir de uma coleção de lenços vintage que a fundadora da marca herdou de sua avó. Os estilos são 100% de produção ucraniana de ciclo completo e baseados nas tradições e cultura de seu país. Os padrões exclusivos são feitos com artistas ucranianos e leva vários meses para desenvolver e desenhar os esboços feitos à mão para as estampas. Todos os padrões são únicos e protegidos por direitos autorais. A Oliz usa apenas tecidos italianos naturais e corantes ecológicos, e uma equipe de designers elabora cuidadosamente a paleta de cores de cada coleção.

O Programa de Economia Competitiva da USAID na Ucrânia (USAID CEP) apoia startups de negócios e pequenas e médias empresas (PMEs) para se tornarem mais competitivas nos mercados doméstico e internacional, promove um ambiente facilitador de negócios simplificado e mais transparente, bem como permite que as empresas ucranianas beneficiar do comércio livre.