Tradições italianas viram livro e exposição no Solar do Rosário

Brisket, novo bar e restaurante no Batel, investe no churrasco americano
31 de outubro de 2018
Criança que usa filtro solar diminui pela metade risco de câncer de pele na idade adulta, diz estudo
31 de outubro de 2018

Durante décadas o fotógrafo italiano Nicodemo Misiti voltou seu olhar e lentes para tradições religiosas e folclóricas do sul do seu país. São manifestações ancestrais surpreendentes e carregadas de energia. O resultado deste trabalho documental de fôlego rendeu um livro e uma exposição, que ganham lançamento em Curitiba. “Luzes & Sombras” é o nome da obra e da mostra, que serão lançadas no dia 11 de novembro (domingo), às 11 horas, no Solar do Rosário, em Curitiba

Misiti é, além de fotógrafo, historiador e etnolinguista. As imagens que registra são fruto de intensa pesquisa das etnias, lendas e tradições da Itália, em especial da região Sul. As festas e eventos retratados resgatam histórias milenares, com raízes desde os antigos gregos antes de Cristo, passando pelos romanos, a Idade Média até a unificação do território.

Este é o livro de estreia do artista. É também a primeira obra de fotografia editado pelo Solar do Rosário, espaço de arte e cultura mantido pela iniciativa privada. Editado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, “Luzes & Sombras” conta com patrocínio das empresas Blount, Roca, Impextraco e Propex. O livro traz textos em português, italiano e inglês. Haverá também uma versão em áudio livro destinada a deficientes visuais.

Festas e tradições

No livro, o artista retrata nas mais de 150 páginas diversas festividades, danças e trajes que resistem ao tempo, resgatando a história local e sua religiosidade. A publicação é dividida em três partes: Festas da Terra dedicadas à Deusa Mãe, Outras Tradições Religiosas e Danças Populares.

A primeira apresenta seis festividades diferentes, algumas relacionadas aos vikings e aos romanos, outras já ligadas ao catolicismo. A Festa da Pita, por exemplo, foi levada à Itália pelos vikings no século VI d.C., na Calábria. Ela é ligada ao culto da Deusa Mãe. Um grupo de pessoas transporta uma grande árvore até o centro da cidade, onde ela será decorada. Seu simbolismo deu origem à atual árvore de Natal. Já no festejo das Perséfones de Bova (pequena cidade na província de Reggio Calabria), o mito grego de Perséfone é reavivado em uma procissão, voltada à fertilidade.

Manifestações católicas também são muito fortes no trabalho, como na Procissão dos “Mistérios”, que acontece na Sexta-feira Santa em diversas localidades. Nela, cada “Mistério” da paixão de Cristo representado em uma estátua. O domingo de Páscoa no sul italiano tem a “Affruntata”, festa católica de origem espanhola no século XVI. Fiéis carregam estátuas de São João e Nossa Senhora até encontrarem a estátua de Jesus Ressuscitado. O encontro se dá com Nossa Senhora perdendo seu manto negro de luto e revelando um traje festivo.

A “Varia” de Palmi, cidade da Calábria, tem uma celebração curiosa, apresentada na segunda parte do livro. A festa, com origens no século XVI, tem uma estrutura de madeira e metal representando a Assunção da Virgem Maria, e chega a ter 16 metros. Fiéis são pendurados nela, como um gigantesco presépio vivo, representando anjos, apóstolos e a própria Virgem. Acontecendo de três em três anos, foi inserida na lista da UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade.

Entre as Danças Populares, Misiti apresenta a Taranta, de regiões como Sicília, Puglia e Basilicata. Considerada um fenômeno musical pagão, seguia uma lenda de que as mulheres trabalhadoras do campo deveriam dançar para “exorcizar” o perigo de serem picadas pelas tarântulas. Na verdade, era uma justificativa para o povo continuar exercendo um culto ao deus do vinho, Baco, sem que a Igreja desconfiasse. Hoje, a Taranta ou Tarantella ainda é uma das tradições italianas mais reconhecidas pelo mundo.

Olhar sensível e poético

As fotografias de Misiti registram essas tradições e como elas se mantém vivas, passando de geração para geração entre as famílias, eternizando parte da história de um povo diverso que também influenciou a cultura brasileira.

Há mais de 25 anos, Nicodemo Misiti retrata as tradições do Sul da Itália como estudioso e professor de etnolinguística. Nascido em Melicucco, na Calábria, atuou ainda na Universidade local na cadeira de Etnolinguística. No fim dos anos 1990, começou a fotografar e atuar com associações fotográficas.

Sua primeira exposição aconteceu na Itália em 2011, retratando a feminilidade no mundo Arbëreshë, grupo ítalo-albanês da Calábria. Quatro anos depois, mostrou seu trabalho no Brasil pela primeira vez. Ela participou em 2015 do evento Mia Cara Curitiba, realização da Embaixada e do Consulado da Itália na capital paranaense. Uma exposição também chamada de “Luzes & Sombras” ficou em cartaz no SESC Paço da Liberdade. A partir daí, o Solar do Rosário, espaço cultural privado, encampou a ideia de lançar um livro e organizar uma nova mostra.

Regina Casillo, fundadora do Solar do Rosário, descreve assim a obra: “Além da técnica perfeita, o autor acrescenta algo intangível: a alma! São suas raízes, é seu povo, são vivências suas e de seus ancestrais. São os “deuses lares” de Roma e os mitos da Magna Grécia que estão presentes nas luzes e nas sombras das belas fotografias”.

Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar, complementa: “É possível sentir, ao olhar as imagens, como se fosse nossa própria experiência, tão vivas e realistas são as fotografias e tão verdadeiro o sentimento captado pelo fotógrafo”.

“Luzes & Sombras” – Lançamento de livro de arte e exposição do fotógrafo Nicodemo Misiti

Data e horário: 11 de novembro (domingo), às 11 horas.

Local: Solar do Rosário – Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico, Curitiba – PR

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br