Torneira de cozinha e banheiro: qual a diferença e como escolher?

Caça-palavras em homenagem ao Dia da Consciência Negra é destaque no Museu Índia Vanuíre
5 de novembro de 2021
O futuro do agronegócio: tecnologia em lubrificação aliada do meio ambiente
5 de novembro de 2021

Saiba como comparar as características dos metais e quais necessidades avaliar a cada ambiente para uma escolha certeira

Numa análise rasa, sem considerar qualquer função ou local de instalação, torneiras e misturadores podem ser instalados em qualquer ambiente, sejam eles cozinhas, lavabos, banheiros, lavanderias, áreas de lazer e salões de festa.

O fato de ser possível não quer dizer, no entanto, que eles devem ser instalados nesses locais sem nenhum critério e mais: também não quer dizer que todos os modelos serão úteis e funcionais em todos os ambientes.

Não à toa as grandes marcas do segmento diferenciam seus modelos entre aplicações para banheiros/lavabos, cozinhas e lavanderias/uso geral, de modo a proporcionar um metal mais adequado para cada espaço.

Confira abaixo as dicas da Fani Metais e Acessórios para escolher a torneira correta para cada cômodo:

Por que não devo instalar uma torneira de banheiro na cozinha e vice-versa?

Você não deve instalar uma torneira de banheiro na cozinha e vice-versa porque essa troca costuma deixar o dia a dia menos prático. Esses ambientes possuem particularidades que podem ser facilitadas ou atrapalhadas a partir dos metais.

Uma escolha incorreta de torneiras e misturadores pode acabar atrapalhando a rotina ou simplesmente resultar em desperdício de tempo e recursos, já que você acabaria pagando por um produto cujas características não são necessárias naquele cômodo.

Uma torneira de cozinha, por exemplo, será utilizada principalmente para lavar as louças e os alimentos. Além da flexibilidade de direcionar o jato d’água por meio da bica móvel, esse ambiente requer uma altura mais generosa entre a bica e a válvula de escoamento da cuba: pelo menos 30 cm.

O banheiro tem menos restrições de modelos do que uma cozinha, mas você deve levar em conta a cuba para também escolher o metal, pois a depender do modelo de ambos, a bica da torneira ou misturador pode ficar tão próxima da borda que acaba dificultando o lavar das mãos.

Como identificar uma torneira de banheiro e uma de cozinha?

A maioria dos fabricantes hoje diferencia comercialmente os modelos de banheiro e cozinha, fazendo com que a comunicação, na maioria das vezes, seja muitas vezes clara e evidente por meio dos websites, redes sociais e nas embalagens dos produtos.

Se você se deparar com um produto com informações não tão claras assim, é bom desconfiar até mesmo da procedência dele – pois você pode estar diante de um produto que não atende as normas de segurança e eficiência.

Ainda assim, o jeito mais fácil de se diferenciar visualmente um metal de cozinha para um de banheiro é por meio da bica móvel. Esse acessório não chega a ser uma regra em cozinhas, mas está presente na maioria das torneiras e misturadores por facilitar o dia a dia nesse ambiente.

E para lavabo e lavanderias, qual devo usar?

O lavabo é bastante similar ao banheiro, então você certamente considerará todas as funcionalidades que desejaria para uma torneira de banheiro. Entretanto, analise com cuidado se vale a pena ofertar água quente neste espaço, se houver um sistema de aquecimento.

Outra dica para lavabos é prestar muita atenção principalmente na relação entre torneira, bancada e cuba, pois geralmente em lavabos as bancadas são menores que as de um banheiro convencional, o que influencia na escolha de todos os outros componentes.

Para lavanderias, a dica é buscar o equilíbrio entre a estética e a funcionalidade. Naturalmente, a tendência é ter metais com aparência mais simples e robusta na lavanderia pois, como o próprio nome costuma dizer, é uma área de serviço.

Nesse ambiente, você deve ficar atento a torneiras para tanque, torneiras com saída para máquina de lavar e torneiras de uso geral. Essa última, para quem mora em casa com quintal, pode ser por exemplo a torneira a ser utilizada no jardim com bico para mangueira, caso não haja ponto de água externo.

Sobre a Fani

Há mais de três décadas atuando no segmento de metais e acessórios para banheiros, lavabos, cozinhas, área de serviço e áreas externas, a Fani tem construído uma história de persistência, dedicação, respeito ao consumidor e ao meio ambiente. Com parque industrial próprio, fundição e dois galpões para estoque, a empresa possui mais de 25.000 m² de produção e 300 colaboradores. Presente em todo o Brasil, a Fani conta com mais de 50 linhas de produtos focados em qualidade, tecnologia e design inovador. Seu portfólio compreende desde perfis mais populares até alto luxo, agregando conforto, segurança e sofisticação. Sempre prezando pelo melhor atendimento e relação com seus clientes, a Fani possui o menor prazo de entrega do mercado.

Fani Metais e Acessórios

www.fani.com.br

11 3595-1100

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

Instagram: Fani Metais

Facebook: Fani Metais

Pinterest: Fani Metais

LinkedIn: Fani Metais

YouTube: Fani Metais e Acessórios