Top 5 procedimentos para quem quer repaginar a face no frio

Economia cíclica no mercado de joias ajuda a reduzir impactos ambientais
19 de julho de 2022
10 grandes novidades para curtir um verão nota 10 em Nova York
19 de julho de 2022

Da mudança completa com mudança de estruturas à completa limpeza e hidratação, refletindo em uma pele esplêndida, aqui estão as tendências mais empolgantes

Com a chegada das estações mais frias, inicia-se a temporada preferida dos adeptos aos cuidados de beleza nas clínicas. Com isso, os consultórios dermatológicos e de cirurgia plástica começam a encher. Afinal, quem não quer chegar ao próximo verão de cara nova? Para ajudar quem ainda está em dúvida sobre quais são os melhores procedimentos para repaginar a face, listamos as principais tendências faciais em procedimentos e explicou como cada uma delas funciona. Confira:

Lifting: Também conhecido como ritidoplastia, o lifting facial é a técnica que pode ser realizada no terço superior, médio ou inferior da face, reposicionando tecidos como ligamentos, musculatura e pele, para tratar flacidez de grau moderado ou grave, o que ameniza rugas e vincos e recupera os contornos faciais. O objetivo é deixar o rosto com aspecto mais descansado, saudável e o mais natural possível, sem parecer que foi operado. “Feito sob anestesia, o procedimento, que pode durar de 3 a 6 horas, é realizado a partir de incisões que vão ser feitas de acordo com o tipo de lifting ideal para cada paciente. E como os pacientes não querem que ninguém note que eles foram submetidos a um lifting facial, as cicatrizes são posicionadas de forma que fiquem perceptíveis. e os resultados naturais”, afirma a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No pós-operatório o tempo de internação é de aproximadamente 24 horas, podendo ser maior dependendo da necessidade do paciente, e há um período de inchaço que tende a melhorar após uma semana do procedimento, quando os resultados ficam visíveis.  Durante esse período é recomendado que o paciente não faça esforços físicos e evite a exposição solar.

Surgical Profile Definition 3D: Trata-se da união de técnicas de cirurgia plástica, que traz um efeito poderoso para redefinir o perfil e a harmonia facial, por meio da rinoplastia (cirurgia do nariz), mentoplastia de avanço (aumento do queixo) e lipoescultura (preenchimento com gordura e lipoaspiração de papada). “A relação do nariz com o queixo é fundamental para a harmonia facial e a cirurgia plástica é o melhor meio para melhorar o contorno e o perfil de maneira definitiva”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “A necessidade do procedimento é avaliada através do exame físico e fotos do paciente de frente e perfil”, diz o médico. De acordo com o médico, muitas pessoas acreditam que possuem o nariz grande demais, mas é necessário também, além da rinoplastia, projetar mais o queixo. “Isso ocorre porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir a percepção do tamanho do nariz”, ressalta o especialista. Nesses casos, apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com sua face. E, para ter efeito também na harmonia facial, o Surgical Profile Definition 3D conta com a lipoescultura, um procedimento que usa gordura do próprio corpo para dar volume nas áreas deficitárias, melhorar a qualidade da pele, e lipoaspirar a gordura na papada. “A gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, em média, apenas 40% do material tende a ser reabsorvido pelo organismo devido ao processo de envelhecimento. Ela também é rica em células-tronco, que melhoram a qualidade da pele, ao mesmo tempo que rejuvenesce”, explica o médico.

Transferência de gordura (Lipoenxertia): A lipoenxertia envolve dois métodos: a lipoaspiração e o tratamento da gordura retirada para aplicação injetável. A técnica também é chamada de transferência de gordura, justamente por envolver a retirada de tecido adiposo de uma parte do corpo e a redistribuição para outra. “Pense em uma transferência de gordura como o procedimento ‘Robin Hood’ do mundo cosmético, roubando áreas ricas em gordura de nossos corpos para dar às pobres. Simplificando, a gordura é removida por lipoaspiração de áreas onde não é desejada e, em seguida, tratada e ‘colhida’ para ser usada para esculpir áreas que podem ter deficiência de volume”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Através de pequenas agulhas, injetamos a gordura no local desejado, em um procedimento que é feito, quando necessário, sob anestesia local, sendo assim livre de dor ou desconforto”, explica. “Mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico. Rosto, seios, glúteos, mãos e coxas são áreas mais comumente injetadas com gordura para rejuvenescimento ou para adicionar volume. “No geral, os enxertos de gordura facial tendem a ter uma taxa de aceitação mais alta do que as transferências feitas no corpo”, diz o médico.

Volumização sem agulhas: O modo de volumização do Pro Collagen, um laser da Plataforma Solon, faz com que o laser seja entregue com uma duração de pulso muito lenta, conferindo mais volume para preencher os lábios e pequenas rugas. “O laser aquece sem queimar, a temperatura em tecidos mais profundos chega a 60ºC, ocorrendo uma desnaturação do colágeno. A partir daí, há a formação de novo colágeno cicatricial, que é mais forte, no local. Então é possível melhorar o aspecto dos lábios e as ruguinhas ao redor”, afirma a Dra. Ana Paula Urzedo, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Perdemos volume com a idade por diversos motivos e o laser de volumização melhora o volume dos lábios e preenche rugas. Na verdade, o laser e o preenchedor injetável podem ser associados em sessões diferentes com resultados muito bons”, acrescenta a médica. Em média, três sessões são necessárias.

Hidrodermoabrasão: A melhor pele da sua vida: um tecido cutâneo extremamente limpo e hidratado. Isso é o que promove a tecnologia HydraFacial. “Baseado no conceito de Beauty Health, que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que promove manutenção da saúde do tecido cutâneo, o procedimento HydraFacial é uma experiência única, feita com um equipamento de hidrodermoabrasão, que é realizado em (pelo menos) 30 minutos, com (pelo menos) 3 etapas, suficientes para conferir a melhor pele da sua vida. O equipamento conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o principal ponto para diferenciar a experiência de uma microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutuca, lesiona e faz a pele arder. Hydrafacial, pelo contrário, não machuca, não resseca, não tem tempo de inatividade. É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave”, afirma a dermatologista Dra. Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Recomenda-se a realização de sessões mensais ou conforme orientação do seu especialista para ajudar a manter os resultados e continuar a promover a restauração natural – e saúde – da pele.

FONTES:

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez

*HYDRAFACIAL: Sediada nos Estados Unidos com atuação em 87 países ao redor do mundo, HydraFacial é uma marca de equipamentos estéticos presente no mercado internacional há 24 anos. Recém-chegada ao Brasil, HydraFacial tem por objetivo entregar soluções de cuidados com a pele para todos, sendo precursora em um conceito de tratamento, totalmente indolor, que consiste não somente em tornar a pele mais bonita, mas também mais saudável. A marca trouxe com exclusividade ao Brasil a tecnologia HydraFacial, que permite a hiperpersonalização de todo o tratamento para atender às necessidades específicas de cada pele, com resultados eficazes. Instagram: @hydrafacialbrasil