Tendências de 2023: Maiori Casa aponta quais tecidos estarão em alta

CEO da Planet Smart City é speaker no principal evento imobiliário da América Latina
17 de novembro de 2022
Malwee avança na moda circular e anuncia lançamento de novos produtos em suas coleções de 2023 feitos com roupas usadas que seriam descartadas
18 de novembro de 2022

Com apostas ousadas, a essência será buscar a personalidade dos ambientes

Um novo ano se aproxima e, com ele, novas tendências em diversas áreas. Na decoração, por exemplo, as apostas incluem elementos confortáveis, design biofílico, tons neutros, móveis com curva, além do dourado e cores quentes. Nesse sentido, quais serão as novidades nos tecidos que revestem o mobiliário?

Aleks Birman, Diretor de criação e gestão de produtos na área de tecidos da Maiori Casa, marca especializada em tapetes feitos à mão e tecidos de alta performance, reuniu as principais tendências de 2023. “O mundo pós-pandêmico anseia pelo luxo, pelas formas e pelas cores, criando uma atmosfera de aconchego aliada aos ambientes arrojados”, explica.

  • Principais novidades

O mercado internacional, bem como o brasileiro, segue apostando em tecidos tridimensionais, ou seja, superfícies com muito relevo. Assim, bouclés e tramados ricos de fios mais densos e grossos, como a cestaria natural, entram nessa conta. “Materiais que se adaptem facilmente às formas orgânicas com maior flexibilidade, como os enriquecidos com fios de elastano em baixas porcentagens, também estarão em alta”, conta Aleks.

Outra tendência são os tecidos com um visual mais rústico, ricas tramas mescladas com cores e relevos. Os “faux leather”, sintéticos densos com toques aveludados e maleabilidade, serão os queridinhos do próximo ano.

  • O que muda em relação à 2022?

O especialista da Maiori Casa responde: “Vemos as novas coleções mais ousadas, não se prendendo tanto aos tradicionais tramados imitando linhos, apesar de ainda sentirmos essa influência”. As produções viajam até a Índia e suas inusitadas sedas rústicas revisitadas de forma contemporânea, usando fibras longas recicladas de poliéster.

  • Cores

No próximo ano a mistura de tonalidades estará na moda! Os tons neutros serão trabalhados como pontos focais no mobiliário, brincando com os vibrantes, que invadem os ambientes trazendo luminosidade. “Dos amarelos e mostardas até as cores que nos levam à praia e ao campo (azuis e verdes inusitados, respectivamente), passando pelos terrosos em suas diversas nuances, tudo poderá ser usado”, explica Aleks.

  • Estampas

A força total nos lisos continua, não aqueles sem personalidade, mas sim os modelos que estimulam os sentidos do tato e da visão. Assim como os estampados intrigantes para poltronas e peças menores que ajudem a criar uma conexão entre o que se vê pela janela e os elementos de decoração que se pretende realçar no ambiente.

  • Inovações para 2023

Algumas novidades vão surpreender e dar um toque de ousadia nos espaços. Dentre eles está a aposta em revestimentos que inspirem os sentidos e o poder dos tecidos outdoor, cada vez mais ganhando qualidade e maciez a ponto de serem híbridos, integrados às áreas indoor dos projetos.

Já deu para perceber que 2023 vai trazer muitas tendências e oportunidades para se jogar na decoração. Por isso, Aleks Birman dá uma dica: “Decore sempre com personalidade, não é necessário seguir a ditadura de um ou outro tecido. O importante é que a sua casa reflita a alma das pessoas que ali habitam, ou seja, nunca o ser humano foi tão valorizado nessas escolhas. Isso deve ser mostrado na essência do local onde se mora ou trabalha”.

Sobre a Maiori Casa

Pertencente ao Grupo GC, a Maiori Casa é uma marca especializada em tapetes e tecidos de alta performance, focada em atender indústrias, revendas têxteis e lojistas de decoração. Desde 2015, a empresa oferece excelência em atendimento aliada a inovação, apresentando coleções atemporais que reúnem design, bom gosto, estilo e qualidade. A Maiori Casa tem uma extensa gama de peças fabricadas e desenvolvidas por artesãos de diversos países, tais como Turquia, Egito, China e Índia. Cada produto carrega um pouco da história, traduzindo sua visão e paixão pelo mundo da decoração.