Tendência: Tons claros de madeira voltam com força total em 2021

Grupo Tauá de Hotéis conquista Prêmio Ouro no Adrian Awards 2021
25 de março de 2021
Osklen lança coleção Gaia para celebrar a cultura de sustentabilidade da marca
26 de março de 2021

Do piso ao mobiliário, essa é a aposta para criar ambientes aconchegantes e cheios de personalidade

A madeira clara é uma forte tendência para a decoração em 2021, segundo a revista norte-americana Modsy. Ela vem conquistando todos os espaços da casa, pois, além da beleza estética, proporciona uma sensação de acolhimento e aconchego – assim como dá mais amplitude aos ambientes.

A versatilidade desse elemento natural também faz dele um ‘coringa’ para compor a decoração, com propostas que vão dos pisos, revestimentos de paredes, pergolados e decks, até o mobiliário.

Sobre a tonalidade, a arquiteta da A.Yoshii em Londrina, Ana Paula Pimentel, explica que a madeira mais clara vem ganhando força a partir do estilo escandinavo, que prima por colorações mais suaves, linhas sóbrias e materiais naturais de alta qualidade, garantindo mais conforto e leveza aos espaços.

“Na decoração mais clean e neutra, a madeira clara funciona melhor ao combinar com uma paleta mais leve, como os tons pastéis, o bege, o gelo ou o próprio branco. Ela também harmoniza com outras cores e estilos, seja rústico, moderno ou industrial”, diz.

No apartamento decorado do Landscape, lançamento de alto padrão em Maringá (PR), o projeto traz madeira em tonalidade mais clara para compor espaços privativos, como no banheiro de uma das três suítes e nas paredes do quarto.

Em Curitiba (PR), a madeira clara traz aconchego e segue a tendência no apartamento decorado do Talent, empreendimento localizado em frente à Praça Oswaldo Cruz e que será entregue em 2023. O revestimento da parede do banheiro tem esse destaque, assim como nos painéis dos quartos e sala compartilhada.

Para quem gosta de um visual mais ousado, a arquiteta cita a possibilidade de se criar um contraste com cores mais escuras e neutras, como o preto e o cinza. Na varanda gourmet do Lumini, em Londrina (PR), as mesas e cadeiras em madeira surgem em harmonia com o cinza. No empreendimento, o material compõe ainda o piso e nichos de parede no quarto infantil, dando ainda mais leveza ao espaço.

“Outra proposta de utilização da madeira clara é no contraponto com elementos mais frios, como as cerâmicas, o concreto, ferro, vidro e aço, trazendo equilíbrio na mistura com outros materiais”, afirma Ana Paula.

É a partir desta combinação que o Legend, em Campinas (SP), ganha um visual super moderno. No amplo espaço privativo, a madeira contrasta com a cerâmica e revestimentos mais escuros nas áreas de maior convivência, como a cozinha e a varanda gourmet. No entanto, a prova da sua versatilidade está nas suítes, onde a madeira clara cria um equilíbrio com os tons mais suaves.

Mais informações: www.ayoshii.com.br

Crédito: Ronaldo Ronan Rufino