Telhas translúcidas: vantagens no uso do policarbonato

Rixos Premium Magawish Suites & Villas abre suas portas em Hurghada
26 de março de 2021
Como entender as despesas do seu e-commerce?
29 de março de 2021

Material é utilizado para construir aberturas de luz em projetos residenciais e comerciais

O bom aproveitamento de luz natural é um dos pilares de um projeto bem executado. A iluminação promove o bem-estar e a qualidade de quem aproveita o ambiente, estimulando a mente e agregando conforto visual. Além disso, pensar em ambientes mais claros também auxilia na economia, já que diminui o uso de luzes artificiais.

No entanto, nem todos os lugares contam com grandes aberturas de luz e, para isso, investir em ferramentas que auxiliem nessa tarefa é essencial, como as telhas translúcidas, ideais para criar claraboias em residências e espaços comerciais.

Na hora da escolha, dois materiais se destacam no mercado: o policarbonato e o polipropileno. Entretanto, as telhas de policarbonato possuem algumas vantagens importantes para levar em consideração. Por isso, reunimos as principais características de cada um para ajudar nesse momento. Confira:

Policarbonato

O policarbonato é um tipo de termoplástico. Esse material tem como principais vantagens o nível de transparência, que chega até 90%; a leveza, que gera economia por não exigir uma estrutura robusta para sustenta-la; e a resistência ao impacto, sendo considerado o “aço dos plásticos”

Além disso, empresas como a Ajover, parte do grupo Darnel e única no Brasil com importação própria no segmento, garantem ainda benefícios como proteção UV; resistência aos mofos e aos fungos; e durabilidade de até 10 anos do material sem amarelar. “Hoje o policarbonato é o melhor custo-benefício do mercado, podemos atestar um material que vai proporcionar a iluminação esperada sem deixar de lado características que são tão importantes a longo prazo, como resistência, durabilidade e proteção”, afirma André Minnone, gerente responsável pela Ajover Brasil.

Polipropileno

Já a telha de polipropileno é feita de resinas plásticas especiais. O material também tem um ótimo custo-benefício, já que mantém algumas características do policarbonato, como proteção aos raios UV e a leveza, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que sua porcentagem de transparência é mais baixa, chegando a 70%. Sendo assim, o efeito pode não ser tão translúcido como o esperado.

Além disso, as principais diferenças entre os dois modelos estão na durabilidade, flexibilidade e resistência à impactos, sendo as telhas de polipropileno mais frágeis.