Telhanorte dá dicas para decoração e organização de cozinhas e lavanderias

DonaFlor Mobília apresenta Herbário Puã
26 de abril de 2019
Incontinência urinária tem tratamento preventivo; saiba como
26 de abril de 2019

modern laundry room

A cozinha e a lavanderia são espaços que exigem praticidade, organização e funcionalidade. Como as lavanderias, muitas vezes, são integradas à cozinha, é essencial que esse ambiente receba a mesma atenção, com projeto de decoração moderno, e que valorize a praticidade em todos os detalhes.

A arquiteta da Telhanorte Conceito, Bruna Caldana, apresenta dicas para o desenvolvimento desses espaços, levando em consideração aspectos funcionais e estéticos.

Projetando. Tanto na lavanderia, quanto na cozinha, é indicado identificar quais são os eletrodomésticos que serão usados para que os espaços tenham tomadas suficientes e levem em consideração as voltagens necessárias, que podem ser 110 V ou 220 V, dependendo da região onde se vive.

Piso junto ou separado? “No caso das salas integradas com cozinhas, há duas opções para o piso: use o mesmo material para dar sensação de amplitude ou invista em dois tipos diferentes para delimitar os ambientes sem usar barreiras visuais”, aconselha Bruna.

Pintura certa. “Independentemente da cor, é importante escolher uma tinta durável e que resista às lavagens frequentes”, diz a arquiteta. As tintas epóxis à base de água são ótimas opções.

Moderna e funcional. “Se sua casa ou apartamento tem cozinha americana, ou seja, aberta para a sala, a melhor decisão que você pode tomar é investir em uma coifa”, segundo a especialista.

Luz adequada. Cozinhas pedem iluminação fria. “Aposte nos LEDs ou lâmpadas eletrônicas (fluorescentes compactas) com temperatura de cor entre 5.000 e 6.500 K”, explica a arquiteta.

No lugar certo. Nada de produtos e acessórios de limpeza espalhados pelos cantos e atrás das portas. “Soluções prontas são excelentes alternativas e busque por itens que possuam rodízios para dar mobilidade às peças”, sugere Bruna.

Auxílio extra. Aposte também em itens que podem ser utilizado tanto na bancada quanto nos armários: nichos de madeira, cestos de roupas, caixas e caixotes organizadores são algumas das alternativas.

Luz na área. “Se a sua lavanderia faz parte do corredor ocupado pela cozinha, uma situação comum em apartamentos novos, invista em divisões de vidro entre os ambientes. A solução permite que se aproveite a iluminação natural da área de serviço, onde geralmente fica a janela”, conclui a especificadora.