Tecnologias Deca para melhor viver o morar

Bazar Solidário da Fundação Pró-Renal precisa de doações para a continuar o atendimento do paciente em situação de vulnerabilidade social
29 de novembro de 2023
NATAL TROPICAL: Em ano de calor extremo, decoração do Natal foca em elementos frescos e naturais
29 de novembro de 2023

Inovações que tornam as vivências nas moradias mais intuitivas e seguras têm pautado diversas áreas da arquitetura e design

Desta forma, tecnologias pensadas no acolhimento ganham espaço e funcionalidade que vão além do senso prático, abrindo caminho para o melhor cuidado com corpo, o tempo e a casa.

Alinhada a esse viés, a Deca reúne uma série de soluções que transitam por tendências abordadas no estudo O Futuro do Morar. Desenvolvido pelo Design Office Dexco e apresentado pela marca, além de Portinari, Duratex, Castelattoe Ceusa – em parceria com a consultoria de análise de tendências Spark:off -, aponta a tecnologia como geradora de conveniência e facilitadora na rotina.

Cuba Slim de apoio com tecnologia Protekto (crédito: Divulgação)

Em louças, as cubas Slim brancas com esmalte Protekto contam com superfície antimicrobiana que elimina vírus e bactérias nocivos à saúde, impedindo a contaminação cruzada, ou seja, que ocorre por meio de contato com uma superfície contaminada.

Aplicada no esmalte, a tecnologia inativa e elimina 99% de vírus e bactérias da superfície da cuba, evitando a proliferação sem a necessidade de ativação por qualquer outro agente químico e mantendo uma proteção antimicrobiana contínua. Sustentável, a tecnologia mantém o ambiente mais limpo, o que também gera economia de tempo e água, ou mesmo uso de outros produtos desinfetantes, uma vez que é sabido que a peça está protegida contra agentes contaminantes.

Torneira Touchless de mesa bica alta Orbe com textura Planet (crédito: Divulgação)

Os metais Deca Touchless misturam inovação tecnológica e estilo. As peças têm acionamento inteligente e de amplo alcance, com liberação de fluxo condicionado apenas a aproximação em qualquer ponto do produto, sem a necessidade de toque. Para desligar, basta afastar-se, o que se reflete também em uma alternativa sustentável, com maior economia de água. Isso reduz os riscos de contaminação e traz mais mobilidade durante o uso, uma vez que não é necessário manter as mãos em uma única posição durante a higienização

Acionamento Touchless (crédito: Divulgação)

A tecnologia também está presente no acionamento de caixas acopladas de bacias sanitárias. O exclusivo mecanismo Touchless traz um novo conceito de higiene para o banheiro, tornando o acionamento da descarga mais simples e com um mero gesto das mãos.

Assim, máxima higiene e conforto para o seu banheiro ficam acessíveis sem a necessidade de toque para acionar a descarga. Para ativação, basta passar a mão pelo sensor para acionar a descarga de 3 litros ou mantê-la, por alguns segundos, para uso da descarga de 6 litros. Graças ao mecanismo duplo, as descargas – que também oferecem possibilidade de acionamento manual-, ainda proporcionam até 60% de economia de água.

Bacia Eletrônica High Tech Deca(crédito: Divulgação)

Já a Bacia Eletrônica High Tech é uma versão que soma diversas funcionalidades. A solução maximiza o conforto e a praticidade com opções como sensor para abertura da tampa e acionamento da descarga localizado na base na bacia, ducha masculina e feminina, secagem com ar, controle remoto com alcance de até 15 metros e programação de perfis para personalização do uso. Além disso, o modelo é mais alto, proporcionando maior conforto, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida.

Sobre a Dexco

Uma empresa multinegócios e detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Com mais de 70 anos de história, e 13 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 23 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob a promessa de marca – Viver Ambientes – a Dexco vive um novo momento e concretiza o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, com perfil centrado no consumidor e busca por facilitar a jornada de construção e reforma, alinhada à sua preocupação com o ESG. Em 2021 criou o DX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital, para investir em startups e scale-ups que consigam endereçar essas questões. Faz parte ainda de uma joint venture – LD Celulose – para a fabricação de celulose solúvel. Devido à sua atuação consonante com o desenvolvimento sustentável, como uma empresa removedora de carbono, por meio de seus mais de 140 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, a Dexco é detentora de importantes conquistas, entre elas, o reconhecimento como liderança em sustentabilidade corporativa pelo CDP – organização que é referência ambiental global, por seu papel no combate às mudanças climáticas. Com capital aberto desde 1951, a Dexco tem suas ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.