Supertex Group opta por tecnologia brasileira para otimizar seu processo produtivo

Interruptores e tomadas levam as cores do inverno para os ambientes
30 de abril de 2021
Casio lança Vintage Premium ao mercado brasileiro
3 de maio de 2021

Com a relaxadeira desenvolvida pela Delta Máquinas, de Pomerode (SC), conglomerado têxtil com fábricas na Colômbia e em El Salvador reduziu tempo de preparação dos materiais em 34%, além de garantir mais qualidade no processo, agora automatizado.

É brasileira a tecnologia escolhida por um dos principais conglomerados têxteis da América Latina para melhorar o processo de relaxamento de malhas e tecidos. As máquinas relaxadeiras da Delta Máquinas, de Pomerode (SC), especializada em soluções para automação do processo têxtil, foram adotadas pela Supertex Group. Com duas plantas na Colômbia, seu país de origem, e duas em El Salvador, a Supertex é responsável pela fabricação e exportação de peças que compõem marcas internacionais como Adidas, Under Armour, Patagoion, entre outras.

A aquisição das relaxadeiras da Delta faz parte do Programa de Inovação da companhia, criado em 2018 com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva e garantir altos índices de qualidade aos produtos. Antes de adquirir o equipamento, a empresa precisava deixar os materiais descansarem sobre a mesa de corte por até 48 horas, para garantir a precisão neste processo. Agora, o descanso convencional não é mais necessário, já que a tecnologia brasileira realiza o preparo de malha e tecidos com elastano automaticamente em cinco minutos.

Daniel Herrera, diretor de projetos da Supertex Group, destaca que os ganhos com a tecnologia das máquinas da Delta são visíveis tanto em questões quantitativas quanto qualitativas. “Tivemos uma economia de 34% no tempo de trabalho entre relaxamento e corte dos materiais. Antes, 10 profissionais atuavam no processo de relaxamento e medição de larguras e agora são sete. Com a chegada da segunda máquina de relaxamento em nossa fábrica de El Salvador, estimamos que a economia de tempo seja de 50% e apenas cinco profissionais precisarão ficar alocados neste processo. A qualidade do material relaxado automaticamente também é superior ao processo manual”, avalia.

Após conhecer o portfólio da Delta Máquinas na Colombiatex, uma das maiores feiras têxteis da América Latina em 2020, a Supertex iniciou o processo de aquisição de soluções. Inicialmente, adquiriu duas máquinas relaxadeiras – uma já em atividade, e uma lavadora de amostras para análise de alteração dimensional. Para sanar dúvidas e otimizar o uso dos equipamentos, um técnico da empresa brasileira acompanhou o processo de instalação nas fábricas.

O relacionamento com a marca brasileira, de acordo com Herrera, pode se fortalecer nos próximos anos. “Estamos em constante crescimento, sempre buscando soluções para aumentar a capacidade produtiva e a qualidade de nossas peças. À medida em que as demandas crescem, temos a intenção de trazer novas oportunidades de automação com as máquinas da Delta para a nossa empresa”, comenta.

Fabio Kreutzfeld, CEO da Delta, avalia que a parceria internacional é um passo importante para o fortalecimento da empresa. “Já estamos em processo de internacionalização e formalizando negócio com empresas da América Latina. Ter este grande player em nosso portfólio e perceber o valor que nossas soluções trazem ao negócio nos dá o aval de seguir com nossa estratégia de crescimento”, ressalta.

Atualmente a Supertex Group tem 5,5 mil colaboradores e capacidade produtiva de 1,7 milhão de peças ao mês. A companhia já foi eleita a melhor exportadora da Colômbia pela Associação Nacional de Comercio Exterior (Analdex) do país.

Sobre a Delta Máquinas Têxteis

Fundada em 2007 em Pomerode (SC), a Delta Máquinas Têxteis é referência em tecnologia para otimização da produção industrial têxtil através do desenvolvimento de máquinas, equipamentos e softwares. São mais de 50 produtos em seu portfólio, aplicados aos processos de tecelagem plana, malharia circular, estamparia, acabamento e confecção. A Delta desenvolve ainda projetos de automação exclusivos, de acordo com a necessidade de seus clientes. Com foco na indústria 4.0, alinha automação, gestão de dados e padronização de processos inteligentes, possui mais de 300 clientes localizados no Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, El Salvador, Honduras, Guatemala e México.