Sua casa ao estilo startup

Philips Walita lança linha de eletrodomésticos Ultra Violet
29 de agosto de 2018
Assista uma palestra gratuita sobre Rinite com o Dr. Paulo Mendes Jr no Hospital IPO
30 de agosto de 2018

A inovação e o estilo jovem das startups vêm influenciando, também, a arquitetura residencial, criando um novo modo de morar

As startups estão em alta no mundo empreendedor. Com um estilo jovem, inovador e flexível, elas vêm crescendo cada vez mais, gerando um novo modelo de negócios e atraindo inúmeros adeptos. Só no ano de 2015, foram investidos R$784 milhões em startups brasileiras, 14% a mais do que no ano anterior. Programas de aceleração públicos, aumento do interesse de grandes investidores em relação a negócios inovadores e a tendência de grandes companhias de se aproximar das startups com planos de incentivo mostram o aquecimento da área, criando um mercado que cresce cerca de 30% ao ano.

O estado de Minas Gerais já se firmou como referência nacional no segmento de startups, tendo Belo Horizonte como um celeiro e uma das cidades mais promissoras para quem deseja ter oportunidade em empresas de tecnologia em estágio inicial. Em Belo Horizonte, existe, por exemplo, o San Pedro Valley, um ecossistema de startups que foi eleito por duas vezes consecutivas como a melhor comunidade de startups do Brasil, pela Startup Awards. O escritório da empresa, localizada no bairro de São Pedro, acabou se transformando em uma sede de operações da Google e, desde então, o crescimento contínuo de startups vem acontecendo de forma vertiginosa nas redondezas.

Despojada, dinâmica e bastante conectada à tecnologia, as startups revelam uma preferência e, claro, tendência, do público jovem atual que busca por um modelo menos sisudo e petrificado de um ambiente de trabalho e, consequentemente, de vivenciar o seu dia a dia.

A partir de uma pesquisa que revela que esse novo estilo de vida ambicionado pelos jovens deveria ultrapassar os limites do corporativo, a arquitetura percebeu a importância de levar para as residências essa nova intenção do público que também não abre mão de conveniência e conforto.

Exemplo disso é o novo empreendimento da Construtora Caparaó, projetado pelo escritório Dávila Arquitetura, o Edifício Selfie, na Savassi. Constituído por studios e lofts (duplex), com 1 ou 2 quartos, o Selfie está localizado no epicentro da região conhecida como ‘San Pedro Valley’, cujo início se deu no vizinho bairro de São Pedro e possui, hoje, inúmeras startups concentradas na zona de abrangência do novo edifício residencial.

Fachada do Edifício Selfie, cujo projeto de arquitetura é do escritório Dávila Arquitetura

“O Selfie é uma solução contemporânea para um público antenado e conectado e sugere um estilo de vida que tem tudo a ver com o espírito visionário dos que empreendem e trabalham em startups. Estas pessoas inovadoras desejam replicar em suas residências seu estilo de vida descolado e único, enquanto valorizam suas conexões sociais”, explica o arquiteto Afonso Walace, líder da equipe que projetou o empreendimento.

O Edifício Selfie é composto por lofts e studios despojados e dinâmicos

O edifício possui elementos verticais que se cruzam com outros, horizontais, definindo movimentos e encontros, sugerindo fluxos e conexões que ‘amarram’ e integram as fachadas, mostrando uma conectividade com este estilo de público inovador. “O competitivo mercado de desenvolvimento de novas tecnologias, como o das startups, sugere que a socialização, o compartilhamento e a valorização do conforto e bem-estar são caminhos bem pavimentados para o sucesso. Então, se por um lado a Dávila buscou inovar no projeto de arquitetura, ricamente complementado pelos interiores originais de Cristina Valle, ao mesmo tempo mantivemos abordagens de reconhecido sucesso”, exalta Afonso Wallace.

A área de lazer fica no topo do edifício para que os moradores possam apreciar uma bela vista da cidade

Um dos destaques do Selfie é a área de lazer, que foi deslocada do pilotis para o topo do edifício, onde todos possam apreciar a espetacular vista da capital mineira, composta por equipamentos como a academia, salão de festas e eventos, piscina, sauna, área gourmet e sala de cinema. “O Selfie é para quem sabe enxergar longe. Estes lofts e os demais studios têm um layout voltado à praticidade e privilegiam espaços abertos e de uso versátil, apresentando múltiplas tipologias para melhor ajuste ao estilo de vida de cada usuário”, encerra.