Sua casa ao estilo startup

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A inovação e o estilo jovem das startups vêm influenciando, também, a arquitetura residencial, criando um novo modo de morar

As startups estão em alta no mundo empreendedor. Com um estilo jovem, inovador e flexível, elas vêm crescendo cada vez mais, gerando um novo modelo de negócios e atraindo inúmeros adeptos. Só no ano de 2015, foram investidos R$784 milhões em startups brasileiras, 14% a mais do que no ano anterior. Programas de aceleração públicos, aumento do interesse de grandes investidores em relação a negócios inovadores e a tendência de grandes companhias de se aproximar das startups com planos de incentivo mostram o aquecimento da área, criando um mercado que cresce cerca de 30% ao ano.

O estado de Minas Gerais já se firmou como referência nacional no segmento de startups, tendo Belo Horizonte como um celeiro e uma das cidades mais promissoras para quem deseja ter oportunidade em empresas de tecnologia em estágio inicial. Em Belo Horizonte, existe, por exemplo, o San Pedro Valley, um ecossistema de startups que foi eleito por duas vezes consecutivas como a melhor comunidade de startups do Brasil, pela Startup Awards. O escritório da empresa, localizada no bairro de São Pedro, acabou se transformando em uma sede de operações da Google e, desde então, o crescimento contínuo de startups vem acontecendo de forma vertiginosa nas redondezas.

Despojada, dinâmica e bastante conectada à tecnologia, as startups revelam uma preferência e, claro, tendência, do público jovem atual que busca por um modelo menos sisudo e petrificado de um ambiente de trabalho e, consequentemente, de vivenciar o seu dia a dia.

A partir de uma pesquisa que revela que esse novo estilo de vida ambicionado pelos jovens deveria ultrapassar os limites do corporativo, a arquitetura percebeu a importância de levar para as residências essa nova intenção do público que também não abre mão de conveniência e conforto.

Exemplo disso é o novo empreendimento da Construtora Caparaó, projetado pelo escritório Dávila Arquitetura, o Edifício Selfie, na Savassi. Constituído por studios e lofts (duplex), com 1 ou 2 quartos, o Selfie está localizado no epicentro da região conhecida como ‘San Pedro Valley’, cujo início se deu no vizinho bairro de São Pedro e possui, hoje, inúmeras startups concentradas na zona de abrangência do novo edifício residencial.

Fachada do Edifício Selfie, cujo projeto de arquitetura é do escritório Dávila Arquitetura

“O Selfie é uma solução contemporânea para um público antenado e conectado e sugere um estilo de vida que tem tudo a ver com o espírito visionário dos que empreendem e trabalham em startups. Estas pessoas inovadoras desejam replicar em suas residências seu estilo de vida descolado e único, enquanto valorizam suas conexões sociais”, explica o arquiteto Afonso Walace, líder da equipe que projetou o empreendimento.

O Edifício Selfie é composto por lofts e studios despojados e dinâmicos

O edifício possui elementos verticais que se cruzam com outros, horizontais, definindo movimentos e encontros, sugerindo fluxos e conexões que ‘amarram’ e integram as fachadas, mostrando uma conectividade com este estilo de público inovador. “O competitivo mercado de desenvolvimento de novas tecnologias, como o das startups, sugere que a socialização, o compartilhamento e a valorização do conforto e bem-estar são caminhos bem pavimentados para o sucesso. Então, se por um lado a Dávila buscou inovar no projeto de arquitetura, ricamente complementado pelos interiores originais de Cristina Valle, ao mesmo tempo mantivemos abordagens de reconhecido sucesso”, exalta Afonso Wallace.

A área de lazer fica no topo do edifício para que os moradores possam apreciar uma bela vista da cidade

Um dos destaques do Selfie é a área de lazer, que foi deslocada do pilotis para o topo do edifício, onde todos possam apreciar a espetacular vista da capital mineira, composta por equipamentos como a academia, salão de festas e eventos, piscina, sauna, área gourmet e sala de cinema. “O Selfie é para quem sabe enxergar longe. Estes lofts e os demais studios têm um layout voltado à praticidade e privilegiam espaços abertos e de uso versátil, apresentando múltiplas tipologias para melhor ajuste ao estilo de vida de cada usuário”, encerra.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.