Studio Monfré transforma primeiro apartamento de casal em São Paulo

Infecções por H. pylori aumentam em duas vezes o risco de câncer de estômago
27 de outubro de 2023
LABmoda 2023 se transforma em festival com 11 atrações musicais
27 de outubro de 2023

Projeto traz funcionalidade e cores para apartamento de 53m² no bairro do Socorro, São Paulo, criando um espaço acolhedor e otimizado para um casal de 35 anos que adquiriu o imóvel ainda na planta

O Studio Monfré, renomado escritório de design de interiores, deixou sua marca em um aconchegante apartamento de 53m² localizado no bairro do Socorro, São Paulo. Este projeto foi uma transformação significativa para um jovem casal de 35 anos que adquiriu o imóvel ainda na planta. O apartamento, entregue no contrapiso e sem qualquer intervenção, ofereceu um desafio emocionante para a equipe de design.

Renata e Cauê, os proprietários, descobriram o Studio Monfré através das redes sociais e compartilharam sua visão de um espaço claro, acolhedor e funcional para receber familiares e amigos. Dada a pequena metragem do apartamento, a funcionalidade e o aproveitamento eficiente dos espaços tornaram-se premissas fundamentais.

O ponto focal do projeto foi a marcenaria, cuidadosamente planejada para atender às necessidades dos moradores sem sobrecarregar o espaço com móveis fixos em excesso. Quase todos os móveis foram projetados sob medida, incluindo o próprio sofá. O equilíbrio entre funcionalidade e a sensação de lar foi alcançado por meio de escolhas cuidadosas de material, móveis sob medida e soluções de layout que proporcionam excelente circulação e iluminação.

Uma restrição significativa era a impossibilidade de fazer alterações no layout, devido à estrutura de alvenaria do apartamento. No entanto, a liberdade de criação foi total devido ao estado inicial do contrapiso.

A cozinha, o coração do apartamento, foi projetada com uma cor mais escura, servindo como pano de fundo para a sala de estar. Esta escolha teve o propósito de harmonizar com o piso e a bancada entregues pela construtora. O azul marinho da cozinha equilibra a cor escura da marcenaria com o branco do azulejo e detalhes em madeira.

A sala de estar foi integrada à cozinha com a ajuda de um armário baixo que oferece espaço adicional de armazenamento. Prateleiras suspensas com estrutura de serralheria conferem um toque moderno ao ambiente.

A sala de jantar apresenta uma inovação criativa: o canto alemão foi escolhido para maximizar o espaço e servir como uma sapateira. Este cantinho se tornou um local funcional para sentar, tirar os sapatos e guardá-los.

A varanda, embora compacta, foi projetada com espaço de armazenamento adicional, incluindo um pequeno banco com gavetas e um aparador com portas. Uma estrutura em serralheria permite o cultivo de plantas, mantendo o espaço aberto para futuras adições, como uma poltrona.

Na área de serviço, não houve reformas significativas além da marcenaria, que esconde o aquecedor, fornece um cabideiro e oferece espaço para vassouras e itens maiores do apartamento.

Os banheiros mantiveram o piso entregue pela construtora, com a substituição das bancadas e do revestimento da parede. Cada banheiro recebeu uma abordagem personalizada de marcenaria para atender às necessidades específicas, incluindo espelhos grandes, prateleiras decorativas e gavetões para roupas sujas.

A suíte recebeu uma paleta de cores relaxantes, com destaque para um verde azulado. O layout foi cuidadosamente planejado para maximizar o espaço de armazenamento, com uma cama posicionada à frente da janela. Cada lado da cama foi projetado para máxima funcionalidade, incluindo uma mesa móvel para acesso ao armário e uma pequena mesa de cabeceira sob medida.

A decoração incorpora elementos de estilo escandinavo, como tapetes de tear de algodão, macramê, mantas e almofadas de tricô, proporcionando uma atmosfera acolhedora e caseira. As plantas foram incorporadas ao design, com prateleiras de serralheria projetadas para exibi-las.

O projeto, que durou cerca de 2,5 meses, resultou em um espaço contemporâneo que reflete o gosto pessoal e as necessidades práticas dos moradores. Apesar das limitações impostas pela estrutura de alvenaria, o Studio Monfré demonstrou sua habilidade em criar um ambiente funcional, aconchegante e visualmente agradável, equilibrando cores e texturas de forma criativa.

Um dos destaques do projeto foi a transformação do canto alemão em uma funcional sapateira, adaptada durante a pandemia para atender às necessidades em constante evolução dos moradores.

www.studiomonfre.com

@thaismonfre.arquiteta

crédito fotos: @monicaassan