Statkraft inaugura nova sede em Florianópolis com foco em integração e sustentabilidade

Meliá abre primeiro hotel na Tailândia
27 de janeiro de 2020
Alternativas elegantes à rede de descanso, chaise e poltronas suspensas DonaFlor Mobília propõe relaxamento, embalado pelo design e conforto
28 de janeiro de 2020

Em condomínio com parque de energia solar e estação de tratamento de esgoto, escritório acompanhará o crescimento sustentável da empresa em até dez anos. A ampliação do time nacional da empresa foi de cerca de 25% em 2019

Em expansão, a Statkraft Brasil, a subsidiária nacional de uma estatal norueguesa de energia renovável, acaba de mudar a localização da sua sede em Florianópolis (SC) do Centro para o condomínio corporativo Square Corporate, em Saco Grande, no Norte da ilha. Com 3.200 metros quadrados, o novo escritório tem o dobro de área do anterior e ocupa um andar do empreendimento, na SC-401, a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina.

Recém-inaugurada, a instalação reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e valoriza o bem-estar dos colaboradores, com destaque aos valores de respeito às pessoas e ao meio ambiente, cernes da sua missão de prover energia pura. Com prioridade para a integração e a multifuncionalidade dos espaços, o projeto se alinha ao plano de crescimento operacional da companhia, focado na triplicação das operações locais até 2025 – com ética, inovação e responsabilidade.

O condomínio é referência em sustentabilidade, mobilidade e segurança e mantém 75% de seus 154 mil metros quadrados em área preservada. O complexo possui parque de energia solar, estação própria de tratamento de água e esgoto, além de sistema para reuso de água da chuva.

Plano de crescimento

Recentemente, a empresa adquiriu novos ativos no Brasil para duplicar sua capacidade produtiva total local. No 30º Leilão de Energia Nova do tipo A-6, a empresa foi a principal vencedora de energia eólica e assegurou 375,6 MW de Contratos de Compra e Venda de Energia (PPA) no mercado regulado, via os projetos Ventos de Santa Eugênia (420 MW) e Serra de Mangabeira (75,6 MW), na Bahia.

No Brasil, a ambição é crescer de forma robusta para adquirir e otimizar ativos em operação, de forma a incrementar a capacidade de geração de energia hidráulica, eólica e solar. Atualmente, o grupo controla 18 ativos de geração de energia eólica e hidrelétrica, com cerca de 450 MW de potência instalada. Para atender a essa expansão, ampliou em 40% seu time Comercial, que atua no Rio de Janeiro, e em cerca de 25% seu time nacional.

Sobre o novo escritório

Organizado no conceito de open space e com projeto modular, mais de cem colaboradores da empresa atuarão no local, de um total de mais de 200 no país. O intuito é favorecer a integração entre os profissionais.

O projeto visual da nova sede apresenta elementos inspirados no headquarter da gigante norueguesa, em Oslo (Noruega), e no escritório em Dusseldorf, na Alemanha, e na própria natureza das operações da Statkraft. Exemplo disso são as luminárias de aerogeradores e outras feitas pelas Artesãs Filhas do Vento (projeto comunitário desenvolvido pela empresa na Bahia), além do esquema de cores utilizado, que remetem à geração de energia sustentável.

“Ao definir o conceito das instalações, buscamos conectar nossos colaboradores com a realidade das nossas operações. Queremos que, ao entrar no escritório, seja possível reconhecer que se trata de uma empresa do setor de Energia”, diz o diretor de Gestão de Ativos, Thiago Tomazzoli, ao destacar que a concepção do projeto prevê uma longevidade de adequação do novo escritório de até dez anos.

Com a geração de energia sustentável em seu DNA, a ligação da Statkraft com sustentabilidade é uma marca cultural da empresa. A unidade do Brasil, por exemplo, aboliu o uso de copos plásticos um ano antes de o assunto entrar em pauta na Europa. Iniciativas focadas na conservação ambiental são apoiadas pela empresa, de acordo com a analista administrativa do RH Michele Kunz.

A companhia mantém no país, como parte de seu programa de Sustentabilidade, projetos de educação ambiental e de geração de renda que incentivam a produção e a venda de artesanato e produtos alimentícios e apícolas, para beneficiar as comunidades do entorno de suas plantas geradoras de energia.

SOBRE A STATKRAFT

A Statkraft é uma empresa líder internacionalmente em energia hidrelétrica e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, eólica, solar, a gás e fornece aquecimento urbano. A Statkraft é uma empresa global em operações no mercado de Energia. Tem 3.600 funcionários em 16 países.

A empresa também atua e é um dos principais players no ramo de comercialização de fontes diversas de energia. No mundo, essas operações são executadas nos escritórios de mais de dez países. São mais de 650 especialistas no setor e mais de 500 000 contratos por ano. Prioriza as relações de longo prazo com seus clientes, em busca de soluções customizadas para as suas necessidades de energia, além de facilitar o financiamento de energia renovável e de projetos, inclusive no Brasil.

www.statkraft.com

www.statkraft.com.br