Startups se unem para oferecer treinamento de vendas gratuito para população de baixa renda

Cia Mônica Alvarenga abre novas datas para cursos gratuitos em Dança Contemporânea
1 de março de 2021
Belezas naturais da Flórida inspiram passeios ao ar livre
1 de março de 2021

Os alunos da Afro Academy terão acesso à ferramenta de Big Data de ponta para as técnicas de vendas

A educação é o princípio basilar na formação de profissionais capacitados. Ter a capacitação para exercer uma função que o mercado precisa é um diferencial para construir uma carreira de sucesso. Pensando nesse cenário, surgiu Afro Academy, com o objetivo de oferecer cursos intensivos e gratuitos à população de baixa renda e pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho. 24% das empresas Brasileiras declaram que sua sobrevivência está diretamente ameaçada pela dificuldade em vender mais, e tais cursos surgem justamente para treinar pessoas para ajudar com essa necessidade.

Pensando nesse cenário, surgiu Afro Academy, com o objetivo de oferecer cursos intensivos e gratuitos às pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho.O projeto teve início em novembro de 2019 com foco em desenvolver profissionais de SDR (Sales Development Representative), os chamados representantes de vendas, uma área de atuação que o mercado atual busca e tem encontrado escassez de profissionais.

Diante disso, a Afro Academy oferece cursos gratuitos com professores reconhecidos no mercado e diferentes didáticas como o Flipped Learning e diversas técnicas para formar pessoas qualificadas, ajudando-as a desenvolverem habilidades comportamentais de que as empresas tanto precisam.

De acordo com a fundadora da iniciativa, Graciane Martins, o objetivo é dar uma formação de ponta para a população periférica, de baixa renda e desempregados. Além dos cursos de Especialista em Vendas e SDR, a instituição oferece também capacitação em outras áreas como Blockchain, IA, Desenvolvimento Full Stack, Design UI/UX, Marketing Digital, além de aulas de Português com revisão gramatical, redação comercial e expressão verbal, além de um intensivo de inglês batizado de “3 anos em 3 meses”.

“Sabemos que cada vez mais o mercado de trabalho contrata por habilidades técnicas e desliga por comportamentais. A Afro Academy, além de desenvolver o em habilidades técnicas, desenvolvemos também habilidades comportamentais deixando o profissional mais bem preparado para atender às demandas do mercado”, explica Leonardo Gross, um dos professores da instituição.

Os professores são voluntários e no período de pandemia, todas as aulas foram remanejadas para o ambiente online dando início a plataforma da Afro Academy. “A Afro Academy visa incentivar a profissionalização de afrodescendentes, mas não tem apenas alunos negros, não fazemos racismo invertido, o foco é para a população de periferias, baixa renda e desempregados. A ideia é dar oportunidade e gerar o desenvolvimento profissional de jovens que precisam dessa ajuda no mercado de trabalho”, ressalta Graciane. Portanto, pessoas dentro deste perfil que estiverem interessadas nos cursos, precisam se cadastrar para a seleção.

Para conseguir entregar uma experiência completa aos alunos, a instituição educacional firmou uma parceria com a Speedio, plataforma de Big Data para geração de leads B2B, com o objetivo de apresentar a ferramenta como parte das aulas, trazendo aprendizados práticos que serão fundamentais no dia a dia da profissão. O banco de dados com informações de empresas, que podem ser decisivas para concluir uma venda com sucesso, ajuda os alunos a assimilarem o conteúdo e como funciona a dinâmica de contato entre o vendedor e o cliente.

A Fundadora da Afro Academy, traz um exemplo de como a ferramenta foi utilizada em aula. “Durante o curso, os alunos não só qualificavam o lead como também tinham que criar a lista, selecionando os potenciais clientes, um por um, manualmente. Esse processo durava dias e era uma tarefa muito longa. Com a ferramenta da Speedio, não há a necessidade de todo esse trabalho manual, é só selecionar que tipo de empresa está sendo buscada e os resultados aparecem instantaneamente. A Speedio facilita agiliza a vida deles ao extremo”, explica.

Maucir Nascimento, sócio-fundador da Speedio e especialista em Growth, Marketing e Vendas, que também irá ministrar aulas para os alunos da instituição, fala sobre a importância de incentivar a iniciativa da Afro Academy. “Um projeto social como esse é importantíssimo, ainda mais em uma situação de pandemia, onde muitas pessoas perderam o emprego e buscam a recolocação no mercado. Também é fundamental para dar um norte aos jovens da periferia que têm, muitas das vezes, oportunidades e portas fechadas para trabalhar e a qualificação é a melhor resposta” diz. “Dar um treinamento fantástico para essa turma e não lhes formar com uma ferramenta de big data para prospecção ativa de ponta é como ter uma Ferrari e só dirigi-la em estradas esburacadas: compromete os resultados esperados, você não ganha escala, um verdadeiro pecado” complementa.

Paula Nogueira, uma das alunas de SDR, conta que foi surpreendida pela qualidade das aulas. “No final do ano de 2019, estava precisando de um curso de vendas para melhorar o meu desempenho no trabalho, mas não achei nada legal no mercado. No começo, desconfiei da qualidade do curso, por ser gratuito, mas resolvi fazer mesmo assim. E para a minha surpresa, o curso foi espetacular, com professores de referências no mercado, muito assunto novo e exercícios práticos, para colocar a mão na massa. Além disso, eles já recomendavam você para possíveis trabalhos. Foi o melhor curso de vendas que já fiz”, exalta.

“Hoje eu tenho outra visão de como é o mercado e como me portar. É muito difícil para negros, mães de família, às vezes com um pouco mais de idade, se capacitar e retornar ao mercado. Eu estudei, me dediquei acreditei e deu certo, então, quero servir de exemplo para outras pessoas se inspirarem e espero que a Afro Academy também transforme a vida delas”, declara Erika Miguel de Jesus, aluna formada pela instituição.

Sobre a Afro Academy

Afro Academy é uma Startup de impacto social composta por uma equipe 100% dedicada e comprometida em transformar vidas. Nosso objetivo é formar profissionais qualificados e atualizados para suprir as necessidades do mercado de trabalho. Isso ocorrerá a partir de formações, intensivas e gratuitas, focadas nas profissões mais requisitadas no mercado, para que os alunos possam desenvolver as competências técnicas e comportamentais que atendam à demanda das empresas.

Acesse: http://www.afroacademy.com.br/

Sobre a Speedio

A Speedio é uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B que tem como missão facilitar o trabalho de prospecção ativa/marketing outbound. A empresa utiliza ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial e robôs (crawlers) para captar, analisar e validar as informações.

O banco de dados da Speedio possui informações de milhões de empresas instaladas no Brasil. Ao todo, são mais de 70 filtros, com informações como atividade, localização, porte, número de colaboradores, faturamento real e estimado, telefones, e-mails e mais.

Através do sistema de Inteligência Comercial fornecido pela Speedio os departamentos de vendas das empresas podem encontrar mais rapidamente os decisores e focar em vender.

Acesse: https://www.speedio.com.br/

https://www.facebook.com/speediobr

https://www.instagram.com/speediobr/

https://www.linkedin.com/company/speed-io/

Sobre: Maucir Nascimento:

Bacharel em Marketing pela UNIFACS; Especialista em Growth, Marketing e Vendas; Empreendedor serial no Brasil e na Austrália, com atuação em diversas áreas e ênfase no setor de tecnologia; Co-fundador da Speedio, plataforma de Big Data e IA para geração de leads B2B; Autor do livro “A Volta dos que Foram”, um guia para pessoas que retornam ao país de origem após migração.