Startup paranaense utiliza drones para mapeamento das áreas atingidas pela tragédia em Mariana (MG)

Novas vitrines Artefacto Curitiba trazem uma experiência sensorial
26 de novembro de 2019
Desinchá inova com plataforma exclusiva
27 de novembro de 2019

Projeto de restauração das cidades que sofreram com o rompimento da barragem conta com soluções tecnológicas da Smart Sky Consulting

Já se passaram quatro anos desde o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), que causou danos irreparáveis para a população e para o meio ambiente. Com o objetivo de implementar projetos de restauração dos recursos impactados, a Smart Sky Consulting realizou o levantamento das àreas atingidas, a fim de viabilizar as obras de construção de quatro reservatórios de água, no distrito de Furquim.

Os reservatórios estão sendo feitos para substituir os poços de água nascente, que abastecem a população atualmente, além de suprir a falta de abastecimento nas épocas de seca. O distrito possui 1.125 habitantes e os reservatórios que serão explorados servirão para o abastecimento de até 2.000 pessoas.

Segundo a Fundação Renova, responsável pelo projeto de restauração, a obra acontecerá em duas etapas, sendo a primeira a realização do mapeamento das áreas e, em seguida a perfuração dos poços artesianos que distribuirão de forma mais eficaz a água para a cidade. A segunda etapa consiste em um projeto que prevê o tratamento da água, troca das redes de distribuição, reservatórios e possíveis novas fontes de captação. A ação faz parte das medidas compensatórias definidas junto aos municípios atingidos pelo rompimento da barragem.

A Smart Sky Consulting está participou da primeira etapa do projeto, exclusivamente para o serviço de levantamento aéreo, realizando a captação de imagens das áreas onde serão construídos os poços. O mapeamento foi realizado com o auxílio de drones, além de tecnologias para captação de imagens topográficas, com marcações de pontos de controle.

O CEO da Smart Sky Consulting, Chase Olson, falou da importância em obter informações precisa sobre a área da possível construção, auxiliando nos projetos executivos. “Ficamos responsáveis pelo levantamento topográfico das áreas onde serão executadas as obras, a fim de entregar, com precisão, os pontos de controle, utilizados nos projetos da Fundação Renova”.

SUSTENTABILIDADE

A tecnologia da Smart Sky Consulting pode ser aplicada em diversos projetos sustentáveis, como no mapeamento, construção e monitoramento de parques solares e eólicos. O veículo aéreo não tripulado contribui para a redução de custos na implementação dessa alternativa.

Olson, explica como o desenvolvimento de outras tecnologias pode contribuir para que mais empresas adotem a energia limpa. “Os drones são capazes de reduzir o investimento na instalação e manutenção dos sistemas solares e eólico. Um dos principais pontos está relacionado com a redução dos custos na implantação e acompanhamento na construção do projeto, como também no pós-obra. A estimativa é que a redução possa chegar a 50%”, garante o CEO.

Atualmente, empresas nacionais estão utilizando essa tecnologia como opção. Um exemplo é a Quebec Engenharia, localizada em Belo Horizonte, que está iniciando o uso de drones na construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e usinas fotovoltaicas (UFC), com o objetivo de reduzir custos e prazos na implantação do empreendimento.

SOBRE A SMART SKY CONSULTING

Nascida em outubro de 2018, a Smart Sky Consulting é uma startup paranaense com sede em Curitiba, que oferece soluções de transformação digital, através da utilização de Drones para as áreas de Engenharia, Construção e Mineração. Idealizada pelo empresário Chase Dixon Olson, atualmente, a marca está avaliada em mais de 8 milhões de reais e é a única parceira da plataforma Site Scan da 3DR no Brasil, líder do mercado mundial.