Stal Arquitetura transforma residência de 700m² em São Paulo em um espaço aconchegante e organizado

Sesc Pompeia recebe a exposição Recorte de Martinho Patrício no projeto Ofício: Fio
15 de setembro de 2023
Evento que acontece nesta semana em Singapura discute tendência mundial de falta de mão de obra em contabilidade
15 de setembro de 2023
O destaque fica por conta da coleção de livros da família
Uma casa imponente com aproximadamente 700 metros quadrados de área construída, localizada em São Paulo, passou por uma incrível transformação arquitetônica. As renomadas arquitetas Alessandra Pinho e Stella Teixeira do escritório Stal Arquitetura assumiram o desafio de repensar e redesenhar o espaço para criar um ambiente mais harmonioso, aconchegante e organizado, atendendo às necessidades da família proprietária.
A missão da dupla era criar soluções para acomodar a vasta coleção de livros, objetos e móveis que preenchiam a residência. O projeto incluiu a criação de marcenarias personalizadas para armazenar livros, coleções e brinquedos, resultando em uma nova distribuição do mobiliário e layouts renovados para vários ambientes da casa.
Um ponto crucial do projeto foi a substituição de todas as peças de iluminação, o que contribuiu significativamente para o layout final. Além disso, o piso de madeira peroba, presente em toda a casa, foi submetido a uma raspagem completa, exigindo o deslocamento de todo o mobiliário da parte social para a parte íntima e vice-versa.
Na maioria dos ambientes, o mobiliário original foi mantido, mas houve uma redistribuição e inclusão de marcenarias projetadas especialmente para atender às necessidades específicas de cada espaço. No entanto, em locais como o Home Theater, Suíte do Filho e Escritório, as arquitetos criaram projetos completamente novos.
Uma característica notável do projeto foi a escolha de um tom neutro para todas as paredes, garantindo harmonia visual e bem-estar. Já as marcenarias receberam acabamento em lâmina de carvalho americano natural, proporcionando leveza e sofisticação aos espaços.
No Home Theater, um ousado acabamento em laca em um tom de azul acinzentado trouxe um toque despojado e aconchegante. Pontos de cor foram aplicados no Hall Íntimo e na Suíte do Filho para criar um contraste visual.
Destacando-se como uma obra de arte por si só, a grande coleção de livros da família foi acomodada de maneira harmoniosa e visualmente impactante nas novas marcenarias. A cliente teve a oportunidade de organizar todos os títulos por assunto e cores, criando um efeito de cores cativante com as lombadas das capas.
O projeto também inclui peças de mobiliário exclusivas, como um aparador, banco e cabide de bolsas, projetados pelo escritório de arquitetura para atender às necessidades específicas dos clientes. O resultado não se encaixa em um estilo definido, mas pode ser descrito como contemporâneo, mesclando móveis antigos, modernos e atuais com marcenaria de linhas retas e sofisticado acabamento.
O projeto teve início em agosto de 2021, com quase um ano de estudos preliminares, projetos executivos, aprovações, execução de orçamentos e planejamento logístico para acomodar a ausência dos clientes durante a obra, uma vez que era inviável realizar a reforma com a família residindo na casa.
A obra em si durou pouco mais de três meses e incluiu a raspagem completa do piso de madeira, o polimento dos mármores, pintura e a implementação de novos projetos de iluminação, som e segurança.
Uma curiosidade notável ao longo do projeto foi a participação ativa do filho dos clientes, um jovem de apenas 13 anos, que demonstrou grande interesse e entendimento em arquitetura e decoração, possivelmente prenunciando um futuro promissor como arquiteto.
O projeto representa a transformação bem-sucedida de uma residência em um espaço acolhedor, funcional e visualmente deslumbrante, atendendo às necessidades e desejos da família proprietária. É um exemplo notável de como a arquitetura e o design podem criar espaços que refletem a personalidade e estilo de vida dos moradores.
SERVIÇO