SPFW n47

No Peru, o luxo é a essência de seu turismo
12 de abril de 2019
Para curtir o outono e relaxar, experiência exclusiva em Monte Verde (MG)
15 de abril de 2019

São Paulo Fashion Week acontece entre os dias 22 e 27 de abril no espaço ARCA

QUAL É A SUA UTOPIA?

Em tempos de mudança, polarização e transição, buscamos novos espaços e narrativas que ecoam o desejo de mudar o mundo. Espaços que libertam a imaginação e estimulam novas propostas e conexões.

As utopias são um convite para imaginar e reinventar novos mundos. Elas nos ajudam a projetar cenários inspiradores e nos reconectam com a liberdade do sonho e da criação. Em torno delas é possível compartilhar visões e explorar formas de experimentação que nos aproximam desses ideais.

A utopia de um mundo melhor e mais humano, em sintonia com novas demandas e necessidades, propõe uma reflexão sobre onde estamos e o que queremos alcançar com a criação. Qual o propósito e a intenção que move o fazer e a realização? Não existem respostas prontas.

Moda não existe por si só. Moda, por definição, impulsiona a inovação a serviço de uma ideia, um sonho, uma intenção. Moda é coletivo por natureza, resultado de muitas mãos e muitas cabeças. Desfiles são exposições que validam a criação e a narrativa, com dezenas de desdobramentos digitais, cenas, registros fotográficos, vídeos, avaliações textuais. Tudo pronto para ser compartilhado e debatido, como um espaço aberto de co-criação. Uma plataforma de cultura contemporânea.

A corrida da moda rumo ao futuro dialoga com transparência com as novas gerações. Elas tem o vigor e a coragem do risco, de se posicionar ativamente, materializando e incorporando ideias de igualdade e diversidade e o desejo por novos modelos e parcerias mais conscientes e sustentáveis.

A SPFWN47 celebra a força das utopias, a capacidade de criar realidades mais significativas que inspirem a construção de futuros criativos, colaborativos e afetivos.

QUAL É A SUA UTOPIA? convida todos a se engajar nessa construção em sintonia com gerações comprometidas com a mudança. Partindo desta pergunta, a SPFWN47 será uma edição para libertar o sonho e convidar todos a compartilhar ecos e ressonâncias de um mundo em clara e profunda transformação.

11 de Abril de 2019 – O São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 22 e 27 de abril no espaço ARCA, anunciou hoje no Farol Santander o conceito e os conteúdos da temporada. A discussão central parte de uma pergunta tema “Qual é a sua Utopia?” convidando todos a participar da construção de futuros cada vez mais criativos, colaborativos e afetivos.

Apresentado pelo Banco Santander, o SPFW abrirá no dia 22 com desfile de Reinaldo Lourenço no Farol Santander, seguido por uma semana intensa de programação, que incluirá desfiles com o selo Projeto Estufa, que acontecerão também no espaço ARCA durante a 47ª edição da semana de moda.

Nesta edição, destaque ainda para cinco novas marcas – Haight, Neriage, Flávia Aranha, Another Place e Ocksa -, que reforçam o espaço de um novo empreendedorismo na moda brasileira. Comunicação digital e vendas online, inclusão, diversidade, sustentabilidade dão propósito para uma era de consumo mais consciente e público engajado.

“A nossa história é protagonizada por vários exemplos de transformação e sucesso. Com as novas marcas no calendário de desfiles, ampliamos o hub criativo nutrido por marcas que já vem experimentando e compartilhando desta crença há tantos anos. Grandes nomes e marcas se constroem, não nascem. É para dar vazão a essas potencialidades que o SPFW existe”, afirma Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW.

Pela primeira vez, o SPFW propõe uma pergunta como tema. “Qual é a sua utopia?” busca provocar as pessoas a participar ativamente da projeção de um novo mundo que todos queremos construir a partir de agora. Um mundo que tem na criação o seu ponto central.

“Estamos todos em busca de respostas. O São Paulo Fashion Week sempre foi um espaço aberto de co-criação. É bom poder manifestar, abrir e compartilhar nossos ideiais,” completa Paulo Borges.

A ocupação do ARCA tira partido dessa inquietação. Criada em parceria com o arquiteto e designer Guto Requena, ela foi pensada para estimular o coletivo e a interação.

“Criamos uma grande praça que conecta todas as áreas do evento. Como acontece na cidade, a praça é o lugar da diversidade, o lugar dos diferentes encontros,” explica Guto Requena. “Partimos da utopia como um meio de falar de felicidade e empatia. A gente precisa sonhar. Falar de coisas relevantes de uma forma leve, lúdica, divertida. Acreditamos que o design pode ter o papel de estimular a felicidade assim como o coletivo. O grande intuito é fazer as pessoas se juntarem, se divertirem, se emocionarem, se encantarem.”

O público vai ativar o ambiente do evento ao abraçar a ideia do coletivo. Respostas à pergunta tema, quando compartilhadas nas redes sociais usando #MinhaUtopiaHoje, poderão ser projetadas em grandes telas, assinadas pelo Santander, que envolvem a “praça” do SPFW N47, construindo um mosaico coletivo de utopias.

É neste ambiente que os convidados também poderão acompanhar a transmissão dos desfiles do calendário. Serão 36 marcas lançando suas coleções na temporada, incluindo os desfiles do Projeto Estufa. A temporada traz ainda o desfile da marca Borana pelo Projeto Top5, iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Moda e Design e Sebrae para aceleração de pequenos negócios.

Ao longo da semana, uma exposição “work in progress” aos poucos se materializa no Arca com fotos de Leo Faria realizadas a cada desfile. Serão fotos que registram o momento da passarela a partir do ponto de vista do espectador, tratam-se de registros humanizados e poéticos em relação ao que habitualmente é feito a partir do pit de fotógrafos.

Confira o calendário:

22 de abril, segunda-feira

19h45 – Reinaldo Lourenço

23 de abril, terça-feira

11h – Lenny Niemeyer

16h – Patrícia Viera

17h30 – Fabiana Milazzo

19h – Lilly Sarti

20h30 – Bobstore

24 de abril, quarta-feira

10h45 – Gloria Coelho

12h – PATBO

15h30 – Another Place

16h30 – Beira

17h30 – João Pimenta

18h30 – Amir Slama

20h – Modem

21h – Lino Villaventura

25 de abril, quinta-feira

15h – Projeto Estufa | Aluf

15h15 – Projeto Estufa | Victor Hugo Mattos

16h30 – Ca.Ce.Te Company

17h30 – TOP5 | Borana

18h – Neriage

19h – Handred

20h – Triya

26 de abril, sexta-feira

15h – Projeto Estufa | ÃO

15h15 – Projeto Estufa | MiPinta

16h – Cotton Project

17h30 – Apartamento 03

18h30 – Ratier

19h30 – Haight

20h30 – Ronaldo Fraga

27 de abril, sábado

15h – Projeto Estufa | Lucas Leão

15h15 – Projeto Estufa | Korshi

15h30 – Projeto Estufa | LED

16h30 – Ocksa

17h30 – Flávia Aranha

18h30 – PIET

19h30 – Ponto Firme

20h30 – Cavalera

Projeto Estufa

Os negócios criativos protagonizam mudanças e abrem caminho para novos comportamentos. Negócios com ousadia para pisar novos territórios, experimentar o desconhecido e testar o que é diferente. Em sua trajetória individual de transformação, movem o sistema e, naturalmente, provocam disrupções de impacto.

O Projeto Estufa nasceu para conectar movimentos dedicados a pensar e criar o futuro que queremos. A plataforma promove diálogos e reflexões em torno da criatividade, inovação e empreendedorismo a partir de conteúdos artísticos, estéticos e de conhecimento com uma agenda que inclui desfiles, exposição, masterclasses, talks, labs e feira de startups. A iniciativa abraça a vocação do SPFW de provocar o olhar para o futuro e dar visibilidade no presente a movimentos e grupos que estão cunhando novos produtos e processos.

Nesta temporada, além da agenda de desfiles no ARCA, o Projeto recebe o arquiteto e designer Guto Requena para a masterclass “Design interativo: a utopia de um mundo mais poético”, dia 25, quinta-feira, às 11h, no Arena do 8, no Farol Santander. Guto reflete sobre memória, cultura e poéticas narrativas nas diferentes escalas do design.

Ampliando a reflexão no ambiente digital, o Projeto Estufa lança, também, uma webserie de cinco episódios de 23 a 27 de abril, nos canais oficiais do SPFW.

O Projeto Estufa é apresentado pelo Santander e conta com o apoio do Sebrae e do Instituto Nacional de Moda e Design.

Acompanhe a cobertura completa e agenda oficial do São Paulo Fashion Week N47 em ffw.com.br/spfw

Siga SPFW nas redes sociais para mais informações e novidades.

Compartilhe #SPFWN47 #MinhaUtopiaHoje #bancodamoda

Sobre o SPFW

Com 23 anos de história, o São Paulo Fashion Week (SPFW) é a maior plataforma de divulgação de moda, design e criatividade do Hemisfério Sul. Reconhecido pela ONU como um case mundial, o SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país.

Somando 46 edições realizadas até 2018, o evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.

Sobre a IMM

A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte, entretenimento e venda de ingressos.

Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), o UFC, os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013, 2014 e 2015, os eventos de montarias em touro da PBR (Professional Bull Riders) e possui participação na Go Cup, no maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA.

Em entretenimento, a empresa tem uma sociedade com a Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio e promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Sunset Boulevard. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste São Paulo, que vai para a sua terceira edição. Recentemente, adquiriu a São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do País.

A IMM possui sua plataforma de ticketing – TUDUS, que é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e mais de 30 teatros entre Rio e São Paulo.