Sofisticação e elementos rústicos marcam projeto do restaurante Ello, assinado por Mareines Arquitetura

Saúde Mental no Trabalho: 65% dos empregados têm problemas como depressão e ansiedade
29 de junho de 2023
Pufe Terra Natuzzi Italia é premiado no MUSE Design Awards 2023
29 de junho de 2023

Localizado em Jericoacoara, no Ceará, o projeto que utiliza materiais e técnicas locais recebeu o Prix Versailles pela UNESCO

O Restaurante Éllo foi construído do zero em um terreno estreito e comprido da rua São Francisco, uma das principais de Jericoacoara, no Ceará. Enquanto fazia o projeto do Resort Jericoacoara Dune Village, o escritório Mareines Arquitetura foi chamado para trabalhar em um projeto de restaurante no centro da vila cearense.

Local aberto para a rua de areia, bar integrado e cozinha visível foi o briefing dado pelo cliente – o objetivo era trazer um restaurante sofisticado para um ambiente praiano, além de uma experiência gastronômica singular.

Partindo disse ponto, o escritório se inspirou na atmosfera de Jericoacoara para compor o projeto. Utilizando estrutura de madeira roliça e tábuas de madeira locais, foi criada uma cobertura que, com a sucessão de apoios, compreende superfícies curvas inspiradas nas dunas, principais atrações turísticas da região.

A arquitetura foi pensada para unir o contemporâneo com a natureza, as cores, o rústico e a sofisticação. Diferente da proposta da arquitetura vernacular, a ideia foi recuperar as técnicas e o contexto locais, aliando-os à linguagem contemporânea. Com o pé na areia, os clientes podem saborear comidas e arquitetura inspiradas na paisagem e matéria-prima típicas.

A construção foi feita com materiais locais, com destaque para o eucalipto roliço, principal matéria-prima que forma a estrutura. As cercas, feitas com cipós regionais, conferem o aspecto nobre ao restaurante, e a cobertura de taubilha é complementada pela forração de bambu trançado, que também remete às tradições locais. Por fim, uso da mão de obra local contribuiu para enriquecer a experiência arquitetônica e o resultado projeto.

Conforme explicam os sócios Ivo Mareines e Matthieu Van Beneden, a combinação entre diferentes elementos orgânicos e rudimentares enriqueceu o projeto, ganhador do Prix Versailles na categoria Restaurante para a América Central, Sul e Caribe, conferido pela UNESCO.

“Optamos por uma arquitetura muito contemporânea e ousada, mas que também conta com técnicas rudimentares muito interessantes. São ideias opostas que ficaram lindas juntas, porque acabaram se complementando”, comentam.

Assim como em outros trabalhos do escritório, as plantas desempenham papel fundamental. O destaque do paisagismo são as trepadeiras que adornam as peças de madeira da cerca – uma variação do conceito de parede verde convencional –, refrescando o ambiente e dando um toque romântico.

Os recursos tecnológicos são low-tech, com todas as soluções pensadas com mínimo de tecnologia para máximo de efeito, e foco na sustentabilidade. Um exemplo é o ar-condicionado, presente apenas na cozinha, uma vez que os materiais simples, o vento cruzado e o paisagismo já conferem uma temperatura agradável ao local.

“As pessoas que vão no Éllo sempre se surpreendem, e o que mais nos orgulha é o fato da arquitetura ser uma delas. Mas o mais importante para nós é que essa surpresa não é deslocada do lugar, fizemos questão de que a pessoa se sentisse realmente na cidade, com os pés na areia”, finalizam os sócios.

Restaurante Ello

Ficha técnica: 

– Área do terreno: 184m²

– Área bruta construída: 290m²

– Ano de início do projeto: 2016

– Ano de conclusão do projeto: 2019

– Projeto arquitetônico: Matthieu Van Beneden e Ivo Mareines

– Nome do fotógrafo: Chico Rasta

– Localização do projeto: Jericoacoara – Ceará, Brasil

Sobre a Mareines Arquitetura

A Mareines Arquitetura é um escritório de arquitetura e urbanismo que busca uma resposta inovadora a cada trabalho. Entusiasmados por arquitetura, encaram os projetos como um desafio, fugindo de fórmulas pré-estabelecidas e da repetição das próprias soluções. Possuem projetos executados por todo o Brasil, em estados como Acre, Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, e em países como Porto Rico, Portugal e Arábia Saudita, além da cidade de Jerusalém.

Com trabalhos publicado por veículos de informação ao redor do mundo, entre eles europeus e asiáticos, a sintonia entre tecnologia, poética e design contemporâneos são marcas do escritório. Aliado a isso, a arquitetura plural, o multiculturalismo e a atenção aos contextos sociais e construtivos são os focos de cada projeto, que também incluem qualidade estética e preocupação com uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

Sobre Ivo Mareines

Ivo Mareines é graduado em arquitetura e urbanismo e pós-graduado em filosofia. Nos anos 80 e 90, desenvolveu projetos independentes, especialmente na área cultural. Expõe também como artista Plástico no MIS São Paulo, MAM Rio de Janeiro e na Bienal internacional de São Paulo. De 2001 a 2016, foi sócio fundador do Escritório Mareines+Patalano Arquitetura no Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre Matthieu Van Beneden

Matthieu Van Beneden é formado em Arquitetura e Design em Bruxelas, Bélgica. Fez intercâmbio em 2009 como estagiário na Mareines+Patalano Arquitetura e, no final de 2011, retornou ao Brasil e iniciou seu trabalho como arquiteto. Participou de projetos importantes como a Residência, na República Dominicana, o Museu do Mar, em Santa Cruz de Cabrália, além de resorts na Amazônia e Nordeste do Brasil. Em 2017 associou-se à Mareines Arquitetura como elemento importante no processo de internacionalização do escritório. Como belga e carioca honorário, mistura o espírito da tradição Europeia com a luminosidade do Rio de Janeiro.

Acesse também:

Site – Link

Linkedin – Link

Instagram – Link