Smilink esclarece os dez mitos e verdades sobre a saúde bucal

Aruba, a Ilha Feliz, aposta no turismo sustentável e na proteção do meio ambiente
23 de setembro de 2020
Maybelline NY apresenta Tattoo Brow Peel Off para sobrancelhas mais definidas
24 de setembro de 2020

Marca de alinhadores transparentes tira as principais dúvidas dos pacientes

Que os dentes brancos e alinhados são o sonho de consumo de todo mundo, isso não é segredo pra ninguém, mas até aonde ir para conquistar o tão sonhado sorriso perfeito? Na busca por dentes bonitos e saudáveis, muitas pessoas acabam cometendo alguns erros que podem prejudicar ao invés de ajudar.

O primeiro passo para começar a cuidar da saúde bucal é procurar um profissional da área, só ele pode te ajudar e te direcionar. Visando esclarecer dúvidas sobre o tema a Dra Patrícia Resende (CROPR: 20537), da SMILINK, listou alguns mitos e verdades sobre o tema:

1- A troca de escova deve ser frequente?
Recomenda-se a troca de escova de dentes a cada 3 meses, por serem meios de acumulação de germes, fungos e bactérias. Indicamos também uma boa higienização das cerdas após cada escovação. Além disso, após passar por um processo gripal, também recomendamos a troca.

2- Os dentes devem ser escovados logo após o término das refeições?
Após as refeições devemos aguardar no mínimo 30 minutos para escovar os dentes pois é o tempo mínimo ideal para neutralizar o PH (ácido) de todos os alimentos e bebidas que você ingeriu. Se escovamos os dentes ainda com este PH ácido a chance de proliferação de bactérias aumenta, o que contribui para surgimento de cárie. Uma outra opção, caso o paciente não queira esperar 30 minutos, é fazer o bochecho com enxaguante a base de flúor antes da escovação (desta forma neutralizando o PH bucal para depois escovar).

3- Uma boa escovação precisa ser demorada?
O tempo médio de escovação é de 6 a 10 minutos, mas uma boa escovação precisa ser eficiente e não necessariamente demorada. O uso do fio dental auxilia muito nessa remoção da placa, que é a principal função da escovação.

4- Muito café escurece os dentes?
Pigmentos marrons e roxos são famosos por escurecerem o esmalte do dente, mas não são os únicos responsáveis pelo escurecimento. Chamamos de manchas extrínsecas, que são facilmente removidas com uma profilaxia. O recomendado é não deixar o pigmento do café (ou qualquer outro alimento escuro) por muito tempo em contato com o dente fazendo bochechos em seguida.

5- Cigarro faz mal para os dentes?
O cigarro faz mal para os dentes, mas especialmente para a saúde bucal de uma maneira geral, além dos riscos mais graves de câncer bucal o agravante maior do tabaco é a doença periodontal. Existem estudos que confirmam que o uso frequente do cigarro afeta os sentidos do paladar, olfato e dificulta a cicatrização após a extração.

6- Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?
Não. O enxaguante bucal é um complemento da remoção mecânica da placa bacteriana (que é a escovação), ele é responsável pela remoção química da mesma e também para manter o ph da saliva neutro por mais tempo. Além disso, é uma maneira de complementar a aplicação tópica de flúor.

7- A marca da pasta de dente interfere no resultado da escovação?
A marca não, mas os componentes do creme dental sim. O ideal para pacientes adultos é que optem por cremes dentais (e não gel dental) com 1.500 ppm de flúor no mínimo.

8- É necessário usar fio dental todos os dias?
Sim! Todos os dias em todas as escovações, pois ele consegue alcançar onde a escova não alcança, (na região interproximal entre os dentes) sendo uma etapa essencial no processo de higiene bucal.

9- Excesso de escovação prejudica a dentição?
O excesso de escovação (sendo feita de maneira correta) não prejudica, o que pode ser prejudicial é a força aplicada na escovação. Se for de forma excessiva essa força pode causar alguns dados para gengiva e dentes, como por exemplo as lesões de abfração (atrito na camada mais superficial do dente de forma contínua e excessiva). Nestes casos quando o paciente aplica muita força para escovar, recomendo ele trocar a mão que costuma usar para escovar, diminuindo assim esse impacto aos dentes.

10- Chicletes sem açúcar evitam o aparecimento de cárie?
Por mais que pareça contraditório, sim. Ao mastigar chicletes sem açúcar na composição, a produção de saliva aumenta (o que é um fator de limpeza para a proteção natural para os dentes). Mas vale ressaltar que o que realmente previne o aparecimento de cárie é uma boa higienização dentária.

11- Não é necessário ir todo ano ao dentista?
É essencial passar por uma consulta com dentista, pelo menos, a cada 6 meses, para saber como está sua saúde bucal. A prevenção contra doenças periodontais é sempre o melhor tratamento.

12- Aparelho fixo convencional x Alinhador transparente
O alinhador transparente é esteticamente mais discreto, além de ser confortável e prático na hora das refeições e higienização dos dentes, já que é possível – e deve ser- removido nesses momentos. O preço do alinhador transparente pode parecer mais alto , mas se for colocar no papel as manutenções do aparelho convencional e a duração de tratamento de cada um, no final o alinhador é, em média, 30% mais econômico.

www.smilink.com.br