Slow fashion e ancestralidade inspiram criação da Massimo Conforto

Retomada de setores da economia anima empresas de limpeza comercial
6 de dezembro de 2021
O que faz de 2022 um ano especial na Grã-Bretanha
6 de dezembro de 2021

Empreendedora lança, durante a pandemia, marca inspirada em suas ancestrais

Em abril de 2021, em plena pandemia, Camila Massi de Souza realizou o sonho de montar seu próprio ateliê que ganhou o nome de Massimo Conforto. A marca foi pensada dentro do conceito slow fashion e já entrou no mercado com numeração até o 58, para oferecer peças atemporais, duráveis e que priorizam o conforto para mulheres de corpos diversos.

Camila Massi de Souza sempre gostou de costurar, aprendeu tricô aos 4 anos com sua avó Maria Ana, carinhosamente chamada de Mariana. Aos 11, Camila produzia e vendia saídas de maternidade em tricô, aos 14 anos começou a costurar a mão as próprias roupas, quando então ganhou de sua mãe Elaine Marlei uma máquina de costura caseira.

A bisavó Dona Caçula, que faleceu em setembro de 2020, era negra e sergipana e uma das mulheres que inspiram Camila. Quando foi criar a Massimo Conforto a empreendedora decidiu fazer uma homenagem para bisavó e ao escolher o algodão como principal matéria-prima descobriu que sua bisavó foi criada em uma plantação de algodão no Sergipe.

Camila Massi de Souza conta: “Minha família é formada por mulheres fortes e todas artesãs. E a Massimo Conforto é a minha homenagem para elas que tanto me inspiram, me ensinaram e incentivaram. Assim como elas, eu coloco amor em cada peça que produzo”.

O sonho de estudar moda não era financeiramente viável na época de prestar vestibular, então Camila foi estudar matemática, mas não terminou, pois foi fazendo cursos técnicos de costura industrial e modelagem. E foi convidada para participar de um projeto do estilista Ricardo Almeida, no qual aprendeu sobre todas as etapas de produção, organização e produtividade. Logo começou a dar aulas e treinar pessoas em diversas cidades.

Durante 10 anos foi professora de corte e costura e de modelagem. Há 7 anos decidiu que era hora de montar seu ateliê, pediu demissão, mas engravidou do primeiro filho e o sonho do negócio próprio foi adiado. Após a maternidade foi trabalhar em uma confecção de uniformes e depois resolveu engravidar novamente.

Após a segunda gravidez chegou a hora de costurar seu sonho de fazer moda slow fashion, valorizando a mão de obra, a qualidade das peças desenvolvidas para durar muito mais que uma estação. Assim nasceu a marca Massimo Conforto.

Camila destaca que: “A Massimo Conforto é um bebê, não tem um ano, iniciei em abril, é slow fashion porque pensei em proporcionar qualidade para mim e para quem irá consumir. São peças duráveis desenvolvidas dentro de um processo produtivo justo, sem exploração de mão de obra, já que sempre discordei do fast fashion. E resolvi já criar a marca com numeração até 58 para vestir corpos diversos, com todo conforto”.

“Hoje trabalho sozinha, na garagem da minha casa, faço as modelagens, as peças pilotos e depois tiro as fotos e divulgo. Só começo a produzir tendo retorno das clientes, faço sob demanda.”

O marido de Camila é quem faz as entregas e acompanha a empreendedora na compra de tecidos e aviamentos. Camila conta que além do apoio e parceria do marido, também precisa agradecer todo suporte e carinho da cunhada e xará Camila Naghetini, um encontro de almas, segundo Camila Massi.

Massimo Conforto na Grande Feira Plus Size

Nos dias 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo) a Massimo Conforto participa pela primeira vez de uma feira de negócios, é a Grande Feira Plus Size que será realizada no Hotel Pergamon, na capital Paulista.

Camila conta que vai apresentar a coleção Ressurgindo que foi desenvolvida para representar o que estamos vivendo e como ela se sente Ressurgindo depois de uma Pandemia, e de um isolamento, e no caso dela, de aceitar seu corpo como ele é, fora do padrão.

A Grande Feira Plus Size é organizada e promovida pela empresa Grande Feira, de Renata Poskus, que é a idealizadora e diretora do Fashion Weekend Plus Size, um dos eventos de moda plus size pioneiros do país, que em 2022 volta a acontecer e celebra 12 anos incentivando e promovendo negócios da moda plural e democrática.

Grande Feira Plus Size

Data: 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo)

Horário: 11h00 às 20h00

Local: Hotel Pergamon

Rua Frei Caneca, 80