Shopping Centers, centros comerciais e condomínios de lojas voltaram a crescer em 2018

Iluminadores líquidos da theBalm chegam formando o The Dew Manizer’Squad
8 de fevereiro de 2019
Castelo Saint Andrews traz Festival Veneziano para o feriado de Carnaval 2019 com três opções de pacote
8 de fevereiro de 2019

Setor cresceu mais de 12% em 2018 quando comparado ao ano anterior

O setor de comércio em centros de compras, conjuntos comerciais e shopping centers cresceu 12,1% em 2018 quando comparado ao ano anterior, segundo dados mais recentes do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de mercado.

“Esse crescimento pode parecer pequeno, mas esses centros movimentam a economia gerando empregos e arrecadação”, explica o diretor do Empresômetro, Otávio Amaral.

O que era sinônimo de ambiente de compras de luxo e caro, hoje atende a toda a população com o mesmo conforto e facilidade. “Mesmo pequenos centros comerciais oferecem uma experiência melhor na hora compra, estacionamento, local para alimentação e variedade de produtos e marcas que atraem o público, seja de qual classe for”, acrescenta Amaral.

De acordo com os dados do Empresômetro, mais de 1700 empreendimentos relacionados a esse setor estão em atividade hoje, entre shopping, conjuntos e centros que estão com preços mais competitivos e buscam angariar cada vez mais clientes.

É um motivo de comemoração, pois era um mercado em retração, levando-se em conta que, em apenas três anos, houve queda de 45% na abertura desses negócios, entre 2015 e 2017.

Mudança de hábitos

“O amadurecimento dos hábitos de consumo e uma expectativa de melhora fortaleceram o setor, que pode vir a crescer ainda mais a partir desse ano, mas tudo depende do bom andamento das políticas econômicas do país”, esclarece o diretor do Empresômetro.

Mas é preciso saber orientar o investimento, pois nem todos os empreendimentos sobrevivem anos de crise ou até mesmo mudanças de hábitos de consumo. Ainda, segundo o Empresômetro, mais de 300 estabelecimentos do tipo foram fechados no país.

Abaixo o ranking dos Estados com o maior número de empresas do segmento que, sem surpresas, tem como a maior concentração o estado de São Paulo:

São Paulo 326
Rio de Janeiro 250
Minas Gerais 242
Paraná 113
Rio Grande do Sul 106

SOBRE O EMPRESÔMETRO

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.