Setorização modular dá praticidade à casa de campo com arquitetura de Gilda

Jurema Águas Quentes reinaugura restaurante com novo visual e Cozinha Show
30 de junho de 2023
Oakley® e Saturdays NYC® se unem em collab inédita
30 de junho de 2023

Projetada para ser o refúgio de um casal e seus três filhos no interior de São Paulo – no condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista – a Casa Pitombas, do escritório Gilda Meirelles Arquitetura, é marcada pela integração dos seus ambientes em um projeto todo térreo, setorizado em módulos sociais e privativos

O resultado final é uma casa de arquitetura contemporânea, traduzida principalmente pela cobertura plana e aberturas que integram visualmente áreas internas e externas.

Materiais naturais, como madeira e pedras – responsáveis pelo aspecto de casa de campo –, se mesclam com o vidro e estrutura metálica para dar dinâmica à casa desde a fachada. Na entrada, o espelho d’água recebe os visitantes e os acompanha pela galeria que interliga as áreas social e íntima. Com fechamentos em vidro, este hall ainda conecta visualmente o interior da casa e a área de lazer externa.

Para proporcionar privacidade em uma residência térrea, a solução encontrada foi a divisão por módulos, que podem ser observados na vista ampla do projeto pela variação de alturas na sua cobertura. Como ponto de encontro entre os módulos privativos e sociais, uma sala de TV espaçosa para acomodar família e amigos.

Na área externa, o declive do terreno foi aproveitado para valorizar tanto o desenvolvimento da piscina, com vista para a natureza, quanto da academia com sauna que, com sua estrutura em vidro, permite a visão para o jardim que está em um nível mais baixo.

O espaço de lazer conta ainda com uma varanda protegida por berais amplos e equipada com churrasqueira integrada à área de jantar. O forro e veneziana em madeira compõem com esquadrias em alumínio com acabamento marrom fosco. O uso dos materiais metálicos, inclusive, deu agilidade às obras e diminuiu o entulho gerado.

Ficha Técnica

Projeto: Residência Pitombas

Arquitetura: Gilda Meirelles Arquitetura

Interiores: Obra PrimaArquitetura

Interiores: Masterpiece

Localização: Bragança Paulista, São Paulo – Brasil

Ano: 2021

Divulgação