Setores de tecnologia e empresas de prestação de serviços lideram o crescimento na adesão ao modelo de terceirização de processos

No Setembro Dourado, mês da conscientização do câncer infantil, a Fundação La Roche-Posay estimula iniciativas voltadas para o bem-estar físico e emocional de crianças em tratamento
10 de setembro de 2021
Mitte Mobel lista os móveis queridinhos da primavera
10 de setembro de 2021

ABRAPSA aponta aumento no número de empresas que solicitaram a terceirização entre 2020 e o primeiro semestre de 2021

A terceirização de processos de negócios, também conhecida pela sigla BPO (business process outsourcing), é um modelo de gestão que vem crescendo exponencialmente no Brasil. Historicamente forte no setor de tecnologia da informação (TI), hoje empresas de outros segmentos buscam a terceirização como forma de gestão: prestadoras de serviços, escritórios de advocacia, distribuidoras de produtos médicos, engenharia e empreendimentos imobiliários, e produtores e varejo de alimentos estão entre os setores que aderem ao modelo.

Esse serviço é oferecido por empresas de BPO, que costumam entrar em cena quando uma empresa tradicional – que possui diversos setores e departamentos internos – opta por terceirizar determinados processos e contratar um prestador de serviços para tomar conta de atividades “non-core” e voltadas para a estrutura de apoio de “back-office” como contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, atendimento na entrega das obrigações acessórias, financeiro, jurídico e TI, por exemplo. Hoje, existem no Brasil inúmeras empresas que oferecem esse tipo de serviço, nos mais diversos segmentos, e até mesmo uma associação que reúne empresas com destaque nessa categoria, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA).

Eduardo Luque, vice-presidente da ABRAPSA e sócio diretor da Irko Contábil, avalia que a terceirização deve continuar em uma crescente nos próximos anos: “A pandemia ajudou os empresários a entenderem a importância na organização e melhoria na eficiência e segurança com a automação dos processos internos. Esse modelo de gestão e a praticidade que o BPO oferece veio para ficar, sendo que é uma tendência no Brasil. Estamos identificando que, independentemente de determinados setores já terem o hábito de terceirizar algumas áreas, essa ideia está chegando a novos gestores, possivelmente mais conservadores e que não haviam cogitado a ideia anteriormente”.

Vantagens da terceirização

Segundo Manoel Valle, presidente da ABRAPSA e diretor da Controle BPO, empresa que fornece serviços terceirizados no setor contábil, a terceirização é um recurso para ganho de produtividade, de expertise, de segurança nos processos: “Quando uma empresa procura pelo BPO, recebe o conhecimento técnico especializado da empresa que fornece os serviços e um sistema de gestão já estruturado. A responsabilidade técnica pelas atividades é da prestadora de serviço, e existe até mesmo um seguro profissional que protege a contratante de possíveis erros. Isso tudo dá ao gestor da contratante a liberdade para focar em uma atuação mais estratégica, tendo menos envolvimento com as questões burocráticas”.

Responsabilidades

Ao contratar uma prestadora de serviços, a empresa contratante assume responsabilidades como estar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que o prestador de serviço tenha, o envio de materiais e documentos no prazo e o fornecimento de acesso do prestador de serviço aos sistemas de gestão.

“É importante reforçar a importância da sinergia entre a equipe interna e a equipe BPO. Quando ela não ocorre, é possível que haja resistência às mudanças e melhorias, o que impede o desenvolvimento do projeto de terceirização. A redução de custos já começa a se apresentar logo no início, mas é mais forte a médio e longo prazos. Um projeto com expectativas alinhadas e pessoas comprometidas sempre vai proporcionar vantagens”, finaliza Valle.

Sobre a ABRAPSA

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência.

A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.

freepik