Setembro Verde traz alerta sobre o câncer de intestino

Jader Almeida lança cama Dunne em Salvador
27 de setembro de 2022
Confirmada a maior feira de produtos para arte, artesanato da América Latina
27 de setembro de 2022

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres, o câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal, é um tumor que acomete o intestino grosso. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que cerca de 34,2 mil novos casos de câncer colorretal são diagnosticados no Brasil todos os anos.

A prevenção é fundamental, pois, quando descoberta em estágio precoce, a doença é tratável e tem altas taxas de cura. De acordo com o Dr. William Casteleins, cirurgião oncológico especialista em tumores gastrointestinais do Centro de Oncologia do Paraná, as lesões podem ser detectadas durante a realização do exame de colonoscopia de rotina. “Normalmente, esse tipo de neoplasia se inicia a partir de pólipos que, apesar de serem lesões benignas, se não retiradas, podem se tornar tumores malignos”, alerta o especialista.

Alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolver a doença, como o excesso de peso, tabagismo, alimentação pobre em fibras e com alto consumo de carnes vermelhas e processadas, histórico de câncer de intestino na família, idade acima de cinquenta anos, entre outros.

Entre os sintomas mais comuns estão alterações intestinais como diarreia ou intestino preso, dores abdominais e sangramento nas fezes. No entanto, o câncer de intestino é uma doença silenciosa que demora a apresentar sintomas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a colonoscopia deve ser realizada a cada cinco anos ou conforme orientação médica. As lesões são retiradas durante a própria colonoscopia e posteriormente enviadas para biópsia. “O exame preventivo de câncer de intestino é extremamente importante, pois a detecção precoce da doença faz toda a diferença para o sucesso do tratamento, que em grande parte dos casos é curável”, explica o oncologista.

Sobre o Centro de Oncologia do Paraná

Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.

Photo by julien Tromeur on Unsplash